O Branding Pessoal é reconhecido no mercado como uma das estratégias que potencializam diferentes tipos de marcas pessoais, direcionando o fortalecimento dos seus posicionamentos e tornando-as reconhecidas por sua excelência na experiência e conexão com o cliente.
A marca pessoal que investe no processo de Branding Pessoal e o executa com maestria, com certeza, em termos de negócio, obterá agregação de valor percebido pelo público. A consequência positiva das estratégias aplicadas geram lembranças de marca, fazendo com que a marca ocupe um espaço afetivo na mente do seu potencial cliente.
Obviamente, a marca pessoal, passa a ser requisitada e suas resoluções são adquiridas pelo público. De fato, percebemos ganhos de capital financeiro, porém, ele não é o único benefício a ser conquistado. O processo de Branding Pessoal apresenta outros amparos, como por exemplo, o capital humano, no que se refere a ampliação da saúde mental, o que parece ser imaterial, mas é de suma importância para a sustentabilidade de um negócio, principalmente para a saúde no trabalho da marca pessoal.
Corrobora-se que a estratégia de Branding Pessoal é um fundamento que articula vários conhecimentos científicos, incluindo a psicologia. Essa ciência estuda o comportamento humano e subsidia várias disciplinas e saberes, inclusive, o neuromarketing.
Uma coisa é fato: O Branding Pessoal estimula a relação de cuidado com a saúde mental promovendo-a através das etapas do processo. Vamos tangibilizar melhor isso? Segue a contextualização:
Na etapa inicial, ao pesquisarmos sobre as histórias de origem da marca pessoal, estimulamos o autoconhecimento. A pessoa (re)conta suas histórias e se apropria da sua essência e dos seus valores. Essa ação concretiza suas potencialidades, além de fazer com que o indivíduo também tenha clareza das habilidades socioemocionais e técnicas que precisam ser desenvolvidas.
Na criação do conceito da marca, expandimos a criatividade e concretizamos a expressão da marca com seu manifesto, sua voz, suas motivações e propósito no mundo. Seu posicionamento ocupa um lugar coerente com seus desejos e isso delibera satisfação plena. Direcionamos a marca a encontrar clareza, coerência e consistência na sua comunicação. Esse movimento é benéfico, e prevenimos os ruídos, conflitos, desajustes e auxiliamos na gestão do tempo e na sua inteligência emocional.
O Branding Pessoal impacta no bem-estar e na qualidade de vida, o que faz dele um benefício ao qual podemos, e deveríamos, utilizar nas promessas das nossas soluções enquanto profissionais desse segmento. A riqueza encontra-se no processo e na evolução da marca pessoal, se ela realizar e executar o Branding da sua marca, com certeza, alcançará resultados e crescimento.Evidenciamos, portanto, que o capital financeiro é essencial, sensacional ter o capital de imagem cultural e intelectual. No entanto, o capital de saúde mental é extraordinário, sem ele não há desenvolvimento e sustentabilidade.
Portanto, é fato que para além dos benefícios que apontamos como promessa, que tal, agregarmos a promoção da saúde mental aplicada ao branding pessoal?
Daiana Martins / @daianagmartins
Daiana Martins é estrategista em branding pessoal com formação em psicologia, especialista em psicodrama. Oferece soluções para marcas pessoais que atuam no segmento da saúde, em especial a saúde mental. Oferece serviços relacionados a humanização de marcas empresariais com ferramentas do employer branding associado a psicologia organizacional do trabalho. Há 10 anos atua em negócios do segmento clínico multidisciplinar.