A tuberculose é uma das doenças mais antigas da história, porém, sua erradicação ainda é um grande desafio para as autoridades e órgãos de saúde. No cenário mundial, o Brasil é considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos 30 países que concentram 90% dos casos. Somente em 2019, foram registrados 96 mil novos diagnósticos, sendo 6.700 fatais. Com a campanha “Juntos Somos Plus”, a multinacional alemã especialista em tecnologia para diagnóstico molecular, QIAGEN, busca contribuir para a erradicação da tuberculose, a partir da conscientização sobre a detecção da doença em sua fase latente.
“A tuberculose é uma doença totalmente curável, mas depende de um diagnóstico preciso para evitar complicações. A melhor alternativa de combate é o diagnóstico precoce da tuberculose ativa e da prevenção reativa da doença, através do tratamento da infecção latente (ILTB), sem sintomas. Isso garante menos sofrimento ao paciente, além de ajudar a controlar a disseminação da doença, que ainda atinge índices alarmantes a nível mundial. Os testes IGRA (ensaio de liberação de Interferon-gama), como o QuantiFERON-TB Gold Plus (QFT-Plus), são de alta precisão, segurança e rapidez, por isso a importância de levar o método ao conhecimento do público”, destaca Juliana Kuribayashi, Gerente de Marketing de Diagnósticos Moleculares da QIAGEN na América Latina.
Desenvolvida pela agência de relações públicas AtitudeCom, de São Paulo, a campanha conta com o apoio de 55 influenciadores digitais, entre eles, o Dr. Bactéria, que vai destacar a importância dos exames com seus seguidores.
“Não faz sentido ainda não termos erradicado a tuberculose e permitir que ela continue tirando tantas vidas. A melhor forma de conscientizar é por meio da informação, então, é desta forma que estamos trabalhando essa campanha. Precisamos acabar com o estigma de que a tuberculose é uma doença de segregados da sociedade, pois ela pode infectar qualquer pessoa”, finaliza Juliana.