2019 foi um grande ano para a indústria de áudio, com o Spotify liderando uma onda de investimentos e inovação que está acelerando o crescimento do podcast. O tempo gasto ouvindo áudio online atingiu um recorde. Nos EUA, o número de pessoas ouvintes mensais de podcasts deve subir para 106 milhões até 2023. Simultaneamente, a receita publicitária de podcasts deve subir para mais de US$ 1 bilhão em 2021. Claramente esses números apontam para um futuro incrivelmente brilhante para fãs de podcast, criadores e marcas.
O Spotify anuncia hoje o lançamento do Streaming Ad Insertion (SAI), nossa nova tecnologia proprietária de anúncios de podcast que possibilita o Spotify Podcast Ads. O consumo de áudio e podcast aumenta a taxas impressionantes: no Spotify, o consumo de podcast aumentou 39% do segundo para o terceiro trimestre do ano passado. E o investimento em anúncios também. O Spotify está liderando o processo para desbloquear o potencial desse meio de publicidade incrivelmente poderoso e íntimo.
Aí vai como funciona: Nossa tecnologia SAI aproveita o streaming para fornecer o conjunto digital completo do Spotify de recursos de planejamento, relatórios e medição para podcasts originais e exclusivos do Spotify. Isso inclui dados como impressão real do anúncio, frequência (número de vezes que o ouvinte ouviu o anúncio), alcance e informações anônimas do público-alvo (idade, sexo, tipo de dispositivo). É a primeira vez que esse tipo de dados está disponível para anunciantes e criadores de podcast.
Hoje, apesar de ser um meio digital, o setor de podcast mede o público, o alcance e o impacto, da mesma forma que você faria com um anúncio de página inteira em uma revista. Os anunciantes geralmente têm uma noção de quem estão alcançando, com base nos dados da pesquisa e no público-alvo da revista. A circulação total mede o número de locais ou residências atingidas pela edição, mas não há dados precisos sobre quantos leitores realmente abriram a revista, muito menos alcançaram ou agiram no anúncio.
Até agora, a publicidade em podcast enfrentou muitos desses mesmos desafios porque o meio ainda é amplamente baixado por meio de feeds RSS estáticos. Mas a mudança no consumo de downloads para streaming abriu as portas para avanços na publicidade de podcast movida por dados. Aqui no Spotify, estamos indo além dessas restrições para reimaginar o que é possível para esse meio exclusivo, poderoso e detalhado.
Com essa tecnologia, estamos oferecendo o detalhamento, a qualidade e a eficácia dos anúncios de podcast tradicionais com a precisão e a transparência do marketing digital moderno. Em resumo, mantemos o que ouvintes, criadores e anunciantes de podcast adoram nos anúncios de podcast e tornamos o meio endereçável para anunciantes digitais.
A conhecida marca de calçados Puma foi um dos nossos primeiros parceiros a testar a SAI e os resultados foram importantes. Eles exibiram anúncios de leitura do host durante o podcast Original do Spotify, Jemele Hill Is Unbothered, e os anúncios resultaram em aumento de recall de anúncio em + 180%.
Este é apenas o começo do Spotify Podcast Ads. Fique de olho!