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5 motivos para sua agência apostar na gestão de ativos digitais

Especialista da Yapoli explica como plataforma DAM ajuda a alavancar os negócios com o armazenamento seguro e organizado de conteúdos

Redação ABCCOM by Redação ABCCOM
18/11/2022
in Agências
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5 motivos para sua agência apostar na gestão de ativos digitais
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Apesar de cada departamento ou agência oferecer tipos distintos de serviços, há um fator que elas compartilham em comum: todas criam uma tonelada de arquivos digitais, diariamente. Peças para redes sociais, apresentações, campanhas on e offline, imagens ou vídeos, dentre muitos outros. Organizar e gerir esses conteúdos de forma eficiente pode ser um verdadeiro desafio, e é por isso que plataformas que utilizam a tecnologia DAM – Digital Asset Management (Gestão de Ativos Digitais) estão se difundindo nesse setor.

Segundo Adalberto Generoso, cofundador e CEO da Yapoli, martech referência do segmento no Brasil, esse tipo de solução é utilizado principalmente por agências e departamentos de marketing de grandes corporações, pois permitem que milhares de arquivos estejam concentrados em um único lugar, de maneira centralizada, inteligente e com governança. “A distribuição e o armazenamento dos materiais é feito sempre respeitando as diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e de modo a facilitar o trabalho de busca e localização dos mesmos em qualquer região”, explica.

O especialista ainda destaca outros cinco motivos que tornam plataformas com tecnologia DAM essenciais na geração de valor das agências. Confira: 

  1. Evita a perda de dinheiro 

A incapacidade de ter acesso rápido a ativos digitais e a falta de controle deles são algumas das ineficiências que podem acarretar em um prejuízo milionário para as agências. “Organizar documentos quando se tem um prazo parece um tanto quanto fútil. Porém, do ponto de vista gerencial e do operacional, não podemos esquecer o time to market que se estende por conta da procura incansável de materiais que deveriam estar em um determinado local, mas estão perdidos, resultando em obstáculos para o crescimento das marcas”, pontua Generoso. 

  1. Controle automático de versão

Uma plataforma DAM acompanha todas as alterações que os usuários fazem em seus ativos digitais por meio do controle automático de versão, que fornece insights mais profundos sobre seus “históricos”. “É possível saber, por exemplo, qual arquivo foi adicionado recentemente à biblioteca ou quem trabalhou nele”, afirma o CEO da Yapoli. “Assim, a ferramenta funciona como um relatório de auditoria em tempo real, evitando a divulgação de peças erradas, fora de vigência ou que não eram a versão final a ser publicada”, completa.

  1. Assertividade em encontrar conteúdos 

Por meio de visão computacional proprietária da Yapoli, textos, elementos genéricos e específicos do negócio são identificados nos arquivos buscados, ou seja, há como encontrar o arquivo buscado independentemente de quão bem seus metadados (informações que acrescem aos dados e que têm como objetivo informar-nos sobre eles para tornar mais fácil a sua organização), estejam aplicados. “Ferramentas de IA garantem que, mesmo que a agência nem sempre tenha metadados fortes e governança de taxonomia (processo dedicado a classificar e facilitar o acesso à informação), ou seja possível localizar o material certo e rapidamente”, diz Generoso. “Outra área interessante é o reconhecimento e a personalização de conteúdo, visto que essa tecnologia traz a recomendação de ativos digitais com base em dados sobre o melhor desempenho”, complementa.

  1. Otimiza processos de makerting

Um dos objetivos de uma plataforma DAM é tornar o compartilhamento de materiais finais com os clientes, equipe interna, com escritórios locais, times de vendas, mas também para plataformas digitais terceiras, como e-commerces de forma eficiente. Diminuindo drasticamente o tempo de go to market dos produtos com o meio digital. Essa função acaba sendo um portal de marca, afinal os times de marketing, trade marketing, lojas e parceiros têm acesso fácil aos arquivos mais recentes. “A área fica mais transparente com o controle de entregas que é oferecido aos usuários, além de acelerar os seus processos com publicações que podem ser feitas em qualquer lugar”, ressalta o CEO da Yapoli.

  1. Governança e segurança

Algumas informações, como os relatórios financeiros, devem ser visualizados apenas por determinadas pessoas dentro da organização. Plataformas DAM evitam que informações vazem para os indivíduos errados com o controle de permissionamento, ajudando a evitar danos organizacionais ou funcionários insatisfeitos. “São ferramentas que, geralmente, possuem sistemas de segurança que auxiliam na proteção de ativos digitais privados e confidenciais, para que não caiam em mãos erradas. Nesse sentido, podemos dizer que a estrutura básica desse tipo de recurso nasce nos moldes da LGPD e GDPR (sigla em inglês para ‘Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados’), com plena capacidade de preservar os materiais dos clientes”, finaliza Generoso.

Tags: agênciasYapoli

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