Talvez você que está lendo este artigo até seja uma exceção (e se for, parabéns!!), mas a maioria das pessoas costuma vestir-se de sua marca pessoal só em ocasiões especiais. Celebrações, passeios, festividades… E o vestir-se não quer dizer apenas com roupas, mas de realmente sentir-se bem consigo, à vontade.
Se isso acontece com você, atenção!! Afinal, sentimos desconforto naquilo que não nos é familiar e, se sua autenticidade incomoda, é porque algo está MUITO ERRADO e você precisa urgentemente olhar para o seu branding pessoal.
Bom, sem mais delongas, 3 razões para não vestir sua marca pessoal só em ocasiões especiais:
1. Estar viva é uma ocasião especial
Clichê, eu sei, mas também não deixa de ser verdade! Você não precisa de um motivo especial – em geral, atrelado à outra pessoa (casamento, formatura, aniversário, etc.) – para vestir-se de uma maneira em que você SE SINTA especial. Inclusive, a sua própria companhia deveria ser motivo suficiente para você querer vestir-se de si mesma todos os dias. E, se isso ainda não é razão: você passa mais tempo vivendo o cotidiano do que em ocasiões especiais.
2. Cognição indumentária, conhece?
Uma expressão bonita para dizer: você é o que você veste! Cognição indumentária é um termo usado por cientistas para explicar o poder e influência das roupas sobre o nosso processo psicológico. A forma de nos vestirmos afeta como nos percebemos, pensamos, comportamos e nos posicionamos diante de situações adversas. Sabe quando você vestiu aquele look arrasa corações só porque sabia que o seu ex estaria no mesmo evento que você, e ao se olhar no espelho se sentiu a mais poderosa? Pois bem. É isso! Se canalizarmos para outros aspectos e emoções, os resultados podem ser incríveis! Por exemplo, se você veste-se de uma maneira mais profissional, a tendência é que você seja mais produtiva e assertiva. Da mesma forma, se você usa uma roupa que, na sua concepção, é mais despojada e criativa, a tendência é que estes traços da sua personalidade sejam ativados.
3. Sua próxima grande oportunidade pode estar na fila do pão
Quem é você na fila do pão?! Eu sempre faço essa pergunta aos meus mentorados e não existe apenas uma resposta certa. Mas existe, sim, uma resposta errada: “aquela pessoa que vai desarrumada e até com roupa rasgada, porque ninguém vai ver”. S O C O R R O! Mesmo que a gente não note, estamos sendo observadas o tempo todo. O acaso pode te surpreender colocando seu próximo grande cliente bem atrás de você nessa fila e, acredite, ele já estará criando a primeira impressão de você sem nem mesmo te conhecer.
Portanto, VISTA-SE DE VOCÊ a todo momento. Afinal, “não é sobre o vestido que você usa, é sobre a vida que você leva no vestido” (Diana Vreelan).
Se precisar de uma guia neste processo, agende já um diagnóstico para sua marca pessoal.
Rebecca Filgueiras | @rebeccaffilgueiras
Estrategista e Tradutora de Marcas Pessoais para o segmento de serviços. Através do Método BECCA, conquiste seus maiores e melhores sonhos transformando quem VOCÊ É em quem DESEJA SER de forma simples, prática e dinâmica.