A Hortifruti presente no Rio de Janeiro e Espírito Santo e Natural da Terra em São Paulo agora são a mesma empresa e compartilham do mesmo ideal: ajudar as pessoas a comerem melhor. Adquiridas pelo fundo suíço Partners Group, as marcas têm em comum o desafio de ser o principal destino e referência em produto fresco no Brasil.
Com um investimento previsto de R$80 milhões para 2019, o grupo apresenta um crescimento ousado, com a meta de abrir 12 lojas ao longo do ano. Atualmente, são 45 Lojas com tamanho médio de 500 a 800 m² e 04 lojas Leve com tamanho de 100 a 200m².
“Acreditamos muito no potencial de uma rede de produtos frescos no Brasil. Por isso nos interessamos pelo perfil de especialistas de ambas, Hortifruti e Natural da Terra. Nossa meta é profissionalizar, expandir e potencializar a proposta de valor da empresa, que é muito bem estabelecida. Estamos investindo no Rio de Janeiro numa época em que poucos empresários estão acreditando no progresso da cidade e, em paralelo, nosso plano de expansão em São Paulo é bastante agressivo”, explica o investidor da PG, Gonzalo Fernandez Castro.
A fusão das marcas é uma maneira de oferecer de forma mais abrangente a excelência na qualidade do produto fresco e natural, e instituir a qualidade do serviço a todos os clientes. “Somos diferentes dos supermercados tradicionais, temos os alimentos frescos e relacionamento próximo com os nossos clientes como cultura. Nos orgulhamos do nosso passado de feirante e dos nossos trinta anos de trabalho. Praticamos um diálogo próximo, engajador, de parceria e bom humor, promovendo uma experiência completa”, conta Luiz Elísio Melo, CEO da empresa.
O propósito das marcas é convidar os clientes a levarem uma vida mais natural. “Estamos investindo num modelo muito inspirador. Somos a melhor experiência de Fresh Market no Rio e queremos nos tornar o principal destino de quem procura alimentos frescos no Brasil. Somos fortes apoiadores da campanha mundial ‘5 ao dia’: um programa que usa as cores dos alimentos para lembrar a ingestão de, no mínimo, 5 porções de frutas e hortaliças, todos os dias”, diz Luiz Elísio Melo.
A rede viabiliza a prática da alimentação saudável. Oferece frutas, legumes, verduras, carnes, peixes em diferentes tamanhos de embalagem, com porções fracionadas, o que ajuda o consumidor evitar o desperdício e estimula mais idas à loja. Além disso, há o abastecimento de produtos frescos duas vezes ao dia em todas as unidades.
Outra novidade é que as lojas estão sendo reformadas ressaltando, em sua arquitetura e comunicação, o charme do mercado de frescos oferecendo a mesma experiência para as duas marcas. Para isso, o grupo contou com a artista brasileira Joana Lira, responsável pela criação das peças que ilustram e ambientam as lojas. Ela captou as cores e interpretou o melhor da natureza e dos valores do grupo de um jeito muito especial.
“Ser diferente é mostrar o que se tem de mais único e original. Quando me convidaram, fiz uma verdadeira imersão na história verdadeira da Hortifruti e da Natural da Terra e fiquei encantada com o cuidado com os alimentos e com as relações humanas que envolvem o percurso. E foi essa naturalidade e transparência que inspiraram meu processo criativo. É como transformar as lojas e os materiais de comunicação num grande universo poético, rico em brasilidade, que vai embalar e dar as boas-vindas ao cliente”, diz Joana.
Experiência Natural
Com o objetivo de criar uma experiência única e proprietária, criaram o conceito de Experiência Natural. Um dos pilares chaves da empresa, a Experiência Natural garante que a proposta de valor e compromisso de ajudar as pessoas a terem uma vida mais natural, permeiem todas as iniciativas. “A experiência natural é a essência de tudo o que fazemos. É a base das relações que mantemos. Ela começa com o respeito a tudo o que vem da natureza. Escolhemos os produtores mais cuidadosos, respeitamos o tempo e as safras, selecionamos os melhores produtos, criamos um jeito colorido e muito especial de expor e valorizar esses produtos nas nossas lojas, temos um time de funcionários especialistas que abastecem as lojas constantemente, nosso material de comunicação é feito para ajudar o cliente a fazer suas escolhas de uma maneira mais consciente e nossas lojas são decoradas com o carinho de quem quer trazer a alegria de um mercado especialista com o conforto que os nossos clientes merecem, para que ele se sinta acolhido, queira ficar, se sinta em casa, mas que perceba um lugar único. Tudo isso feito com o nosso jeito simples e alegre de ser”, diz Fabiana Castro, diretora de marketing.
Fresco e Natural: na moda, sem modismo
“O varejo, por natureza, sempre foi orientado para produto. Equilibrar a nova demanda das pessoas com suas raízes operacionais será o grande desafio de qualquer varejista daqui para frente além de criar soluções, com experiências completas, práticas e inspiradoras. Quando olhamos o que aponta como tendência mundial, nos damos conta que sempre fizemos, com muita naturalidade o que está sendo dito hoje: a saudabilidade, que é o nosso DNA; o consumo ético, na maneira como selecionamos e nos relacionamos com fornecedores e produtores. Um bom exemplo é a reinvenção das compras, destacada pela Euromonitor como uma mudança do comportamento do consumidor adotando a “marmita chique”. Neste conceito o consumidor busca comer melhor, na quantidade ideal e com os nutrientes balanceados. Nós somos pioneiros e temos uma extensa linha que chamamos de Prontinho pra você. Nela, a nossa equipe de especialistas, escolhe os melhores ingredientes, descasca, pica, corta e fraciona a oferta facilitando e viabilizando esse novo hábito para os nossos clientes. Hoje nos esforçamos para oferecer os melhores produtos frescos, na quantidade que o cliente precisa”, explica Luiz Elísio Melo, CEO da empresa.
Além disso, as marcas veem introduzindo a oferta de orgânicos de uma forma consistente e real, pois reconhecem a responsabilidade de replicar a oferta em todas as lojas. “Ter alimentos orgânicos todos os dias, em todas as lojas e a preços viáveis é um desafio que nos move, mas, sabemos que é uma promessa complexa que precisa ser cumprida de forma consistente e não isolada. Nossos sucos, por exemplo, duram menos de 24h porque são frescos de verdade. Aprender com a terra e promover o alimento fresco, sem frescura. Este é o nosso DNA e a diretriz mantida pelos novos executivos. Somos assim há quase 30 anos; genuinamente e não porque está na moda ser saudável”, diz Luiz Elísio.
O compromisso e o rigor das marcas Hortifruti e Natural da Terra se estende também à qualidade de seus peixes, limpeza das carnes, novas padarias e variada mercearia, que estão surpreendendo os clientes.
SERVIÇO
Natural da Terra: http://www.naturaldaterra.com.br/
Hortifruti: http://www.naturaldaterra.com.br/