O consumo audiovisual se intensificou, a oferta de produtos se reinventou e, com isso, novos hábitos surgiram. O conforto e o aconchego ganharam relevância na hora de assistir a um filme em casa, cuja escolha do título e gênero são pautados pelas sensações que cada indivíduo deseja sentir. O resultado? Uma fuga do mundo real e a retomada do controle do tempo, das emoções positivas e, assim, das compensações. É o que mostra a inédita “Pesquisa Gêneros e Emoções”, encomendada pelo Telecine, marca especialista em cinema, e realizada pelos institutos Coletivo Tsuru e Quantas.
A pesquisa mostra que duas a cada três pessoas ouvidas declararam ter ampliado seu interesse por filmes e séries na pandemia em busca de lazer dentro do próprio lar e da fuga do contexto externo. Esse novo hábito no consumo de filmes dentro de casa veio acompanhado de mudanças práticas com o intuito de aumentar o conforto, entre elas o investimento em tecnologia (50%), como uma televisão nova; em conteúdo (48%), principalmente em serviços de streaming, em uma conexão melhor de internet (46%); e um novo sofá (25%).
A valorização da experiência de assistir um filme em casa também é notada durante a pesquisa, tendo a previsibilidade apontada como uma das razões da vantagem desse formato de produção. De acordo com o estudo, 84% concordam que, pelos filmes terem duração definida, permitem melhor planejamento – e controle – do tempo dedicado à exibição para o público. Para os entrevistados, longas são “pílulas certeiras de emoções” com suas tramas com começo, meio e fim.
Em uma nova realidade em que 93% das pessoas conciliam seu tempo e procuram por distrações prazerosas, não deixando de lado suas emoções e compensações, são vários os elementos que influenciam na escolha dos títulos, como o gênero, no topo do ranking; seguido do buzz gerado por recomendações, das feitas por amigos às que repercutem nas redes sociais, e que entrega o sentimento pós filme: o spoiler emocional; e o mood do consumidor, que reflete como ele está se sentindo antes da sessão. É essa mistura de emoções, entre elas positivas e negativas, que culmina no anseio por comando da realidade e nos diferentes humores do público.
Conheça o Telecine
Com 30 anos de programação dedicada ao cinema, o Telecine possui o maior catálogo de filmes do país, construído a partir de curadoria altamente especializada. O acervo contempla a pluralidade da indústria e reúne clássicos de grandes estúdios, do mercado independente e nacional; além de franquias de sucesso e lançamentos exclusivos. Ao longo dos anos, o Telecine ampliou a sua capilaridade de distribuição, permitindo que o assinante consuma em um só local o catálogo completo de filmes e acompanhe, em simulcasting, os seis canais lineares: Premium, Touch, Action, Pipoca, Cult e Fun. É assim que a marca especialista em cinema promove experiências para o público ter o ‘Seu Momento Cinema’ como, quando e onde quiser.