Plataforma do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, surgiu da parceria
com a Sthorm, empresa de soluções de tecnologia que prevê, projeta e acelera ideias e projetos de impacto
aplicando tecnologia e soluções digitais, com o intuito de captar recursos em meio a pandemia do novo coronavírus.
Foi a partir da doação de R﹩ 3 milhões feita pelo Nova Era, Instituto constituído como organização da
sociedade civil sem fins econômicos, que desenvolve e fomenta ações regenerativas por todo o Brasil, que a Sthorm propôs a criação de um crowdfunding
proprietário do HC adaptando a Viral Cure, uma
plataforma de financiamento coletivo para pesquisas científicas que
buscam encontrar a cura para doenças comumente negligenciadas pelos
grandes laboratórios, como a Dengue e a Zika.
A plataforma, open source, foi doada pela Sthorm para
o HC por tempo indeterminado para utilização em qualquer tipo de projeto futuro, totalmente sem custo. A página, http://www.viralcure.org/hc, foi ao ar em 31 de março como canal oficial de doações para o Hospital
e, permanecerá à disposição para futuras campanhas de financiamento coletivo, transformando-se em um asset
importante para o Hospital das Clínicas.
Para ajudar o consumidor a entender melhor para onde sua doação vai, a
plataforma foi dividida em “missões” e
as pessoas podem escolher para qual delas doar. São cerca de seis grupos
que contemplam dentre outras coisas a compra de medicamentos,
equipamentos hospitalares, transporte de pacientes, infraestrutura ou
pesquisa científica. O dinheiro doado é disponibilizado em até
cinco dias para o Hospital, sem intermediários ou custos de custódia, ou
seja, integralmente para o HC.
Campanha
Para desenvolver a campanha e estratégia de comunicação da plataforma, a Sthorm
convidou Rodrigo Terra, profissional com mais de 25 anos de carreira com
passagens pelo Unibanco, Portal Terra, Nokia, Sentimental Filmes,
BNP Paribas e Leo Burnett.
“Conseguimos, no meio da crise, recrutar um time de especialistas, criativos, planejamento, gestão de projeto,
uma agência de performance e data Science, e estruturar um war-room.
Também montamos um estúdio de filmagem.
Tudo em apenas uma semana. Tiramos um planejamento do papel em 24 horas e
aprovamos um conceito criativo no dia seguinte. Vale destacar que
essa velocidade não teria sido possível se não fosse o esforço dos
profissionais do HC em nos dar todo o apoio que precisamos” explica
Terra.
A campanha #HCCOMVIDA é um convite à ação por parte da plataforma do Hospital
a todos os atores da sociedade para somar forças contra o COVID-19 – Xuxa, Luan Santanna,
Michel Teló, Rubens Barrichello, Marcos Mion, Nando Reis e o cantor Sorocaba foram algumas das personalidades que
aceitaram o “convite” e engajaram na campanha. Somam-se às personalidades, veículos como o Twitter e
UOL, que disponibilizaram um grande inventário de mídia para reforçar a divulgação.
Parte da campanha é também fomentar o mercado de propaganda. Algumas agências estão sendo convidadas para
dar sua visão ao lançamento do portal, criando campanhas que utilizam suas expertises. Uma delas é a SOKO,
agência do grupo Flagcx especializada em earned
media que disponibilizou
profissionais para ajudar com a divulgação e darão muito mais amplitude
ao lançamento. Outras agências ainda vão aderir ao convite nos
próximos dias.
Além disso, a campanha convida anunciantes a doarem parte de seus
compromissos de mídia já adquiridos,
criando um ciclo virtuoso para o mercado. Agências trabalham e veiculam,
anunciantes aproveitam de forma oportuna suas despesas já
comprometidas e veículos não perdem faturamento. Todos ganham.
“É muito gratificante ver o mercado publicitário e empresas se
engajando e aceitando o convite do HC para agir
contra um inimigo comum. Até profissionais da área oferecendo trabalho
voluntário nós já recebemos, e esse somatório de forças faz
toda a diferença para vencer a batalha contra o COVID-19” reforça
Rodrigo Terra.
Assim que entrou no ar, a campanha teve, como ponta pé inicial, uma doação de R﹩ 3 milhões feita pela Tech
For Good, associação de empresas de tecnologia liderada pela Wild Life e Loft,
plataforma digital de compra e venda de imóveis. Deu-se então início a uma “conversa” entre os perfis do HC e das empresas no
Twitter convidando-os a se engajar.
A equipe da campanha #HCCOMVIDA pré-planejou
interações como essas
que funcionam como contrapartidas de visibilidade para as marcas que
“aceitarem” o convite da plataforma do Hospital e realizarem doações
para o HC. A perspectiva é a de que outras marcas engajem na campanha e
realizem ações de divulgação em um fluxo de ganha-ganha.
Rodrigo reforça, ainda, que as doações não são necessariamente só em dinheiro. Produtos e serviços
alinhados às necessidades do HC na crise, espaços de mídia e até o simples compartilhamento da campanha, usando o #HCCOMVIDA, também são bem-vindos para somar à campanha.
“Estamos abertos a ideias que gerem visibilidade tanto para o portal de arrecadação (viralcure.org/ hc )
quanto para campanhas criadas por empresa e agências que aceitarem o
desafio do Hospital em um
ciclo positivo econômico e social. De doações em dinheiro à espaços de
mídia, passando por postagens de influenciadores e projetos
especiais – toda contribuição é bem-vinda!” completa.