A expansão de uma empresa para uma determinada região, o lançamento de um novo produto, que preço um serviço deve ser oferecido, a abertura de uma nova empresa. Todas estas decisões são cruciais para o sucesso de um negócio e precisam ser tomadas com o máximo de estratégia e segurança possíveis. Aliar a inteligência de dados e a geolocalização para guiar planos de negócios, como estes, é o que oferece a ferramenta Zoox Eye, solução lançada pela Zoox, empresa de tecnologia que oferece soluções integradas de analytics, big data e geolocalização.
Foram investidos mais de R﹩ 2 milhões no desenvolvimento e aperfeiçoamento da ferramenta até o momento, em um serviço que já está ativo em três grandes clientes dos setores de seguros, saúde e varejo. Em breve o Zoox Eye também deverá ser utilizada em outros setores, como o de mercado financeiro.
Com mais de 20 fontes de dados próprios ou obtidos de fontes públicas, mais de 250 variáveis à disposição para serem analisadas e mais de 21 milhões de empresas de diferentes setores cadastradas, o Zoox Eye traz, em uma única plataforma open Api, inteligência geográfica e de dados para se entender, por exemplo, como se comporta o público de uma determinada região. São entregues informações sociodemográficas e de consumo detalhados: distribuição por sexo, idade, número de população total, número de domicílios, número de empresas, renda mensal per capta, distribuição das despesas mensais por domicílio e das despesas totais por mês, entre outras.
“As empresas entendem a importância e que precisam trabalhar com dados, contudo não sabem o que fazer com eles. Percebemos que uma solução única (One Stop Shop), que contemple organização e qualificação de dados, processamento e comunicação inteligente, não existia até então no mercado. E esse é o grande diferencial da Zoox Eye. Agora toda a jornada do cliente está contemplada em uma única solução”, afirma Rafael de Albuquerque, CEO da Zoox. “Desenvolvemos uma ferramenta ágil, personalizada para cada projeto, mais robusta e inteligente nos setores em que atuamos. Outro fator relevante está em integrar as soluções da Zoox e seus sensores de Wi-Fi e reconhecimento facial nessa ferramenta de processamento de dados”, complementa.
A implementação do Zoox Eye foi pensada para ser feita através do trabalho das Squads, equipes multidisciplinares, e estruturadas em conjunto com os clientes, compostas por desenvolvedores, cientistas de dados, analistas de negócio e coordenadores de projetos. A partir deles, é realizado o trabalho de “modelagem”, onde, de acordo com a necessidade de cada cliente, a Zoox constrói modelos preditivos de comportamento dos usuários. A entrega do valor final para os clientes se traduz de diversas maneiras: estabelecimento de um score de risco para precificação; identificação do perfil do consumidor ideal para um determinado produto; localização das praças de mercados potenciais para criação de um novo produto e qualificar a geração de leads B2C e B2B (clientes potenciais) para prospecção e melhor assertividade nas vendas.
Funções disponíveis
A partir de um dashboard intuitivo, que facilita a navegação, a plataforma entrega um mapa interativo com informações sociodemográficas para ajudar na expansão e tomada de decisão do negócio, baseada em Analytics. Outra opção oferecida pela Zoox Eye é um mapa interativo que mostra informações organizadas do entorno dos pontos de interesse do negócio, permitindo entender o perfil da população daquela área e a concorrência existente.
Com um recorte só em empresas, a nova solução da Zoox oferece ao usuário informações de concorrentes e mercado local, um conjunto de gráficos que relacionam as informações empresariais, configurando um painel para análises e insights; e uma tabela dinâmica com informações detalhadas de todas as empresas mapeadas.
“A Zoox Eye se destaca pela sua interface de fácil navegação, pela abrangência nacional dos dados populacionais disponíveis, pela grande quantidade de variáveis analisadas – são mais de 250 – e pelo preço competitivo. É uma plataforma que agrega valor a negócios de diferentes setores: financeiro, saúde, varejo, seguros”, explica Albuquerque.
Proteção de dados
Sempre atenta às legislações e atualizações ligadas à privacidade e proteção de dados, e empresa expert no assunto, a Zoox destaca o cuidado com as informações coletadas na nova solução. Todos os dados individuais passam por um processo de pseudonimização, isto é, um tratamento por meio do qual um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo se não houver o uso de informação adicional. “A Zoox tem uma enorme preocupação e segue à risca as leis referentes à proteção de dados, tendo, inclusive, uma área dedicada de forma exclusiva ao tema. Nossas ferramentas somente coletam dados com base legal para essa operação e o próprio usuário tem a possibilidade de determinar com quais clientes da Zoox deseja compartilhar seus dados, conforme sua própria conveniência e a experiência que deseja ter”, reforça Albuquerque.
A tecnologia por trás da Zoox Eye
A massa de dados presente na plataforma tem três origens: fontes públicas/censitárias, dados de terceiros que são acrescentados para análise de regiões e empresas e dados dinâmicos, a partir da tecnologia conhecida como SDK (Software Development Kit), que auxilia a compreender o comportamento em tempo real das pessoas, principalmente para análise de grupos específicos. Importante destacar que todos os dados presentes e compartilhados na plataforma são de uso público e consentidos pelos usuários.
A tecnologia SDK é encontrada em diferentes aplicativos de celular e tablet. Uma vez instalados pelo usuário, estes apps com a tecnologia SDK coletam os dados de localização que são autorizados pelo usuário no ato da instalação do aplicativo.