ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Marketing Pesquisa e Dados

YOUPIX divulga o resultado da pesquisa ROI e Marketing de Influência 2021

Dados revelam que 71% das empresas consideram o Marketing de Influência importante para estratégia no plano de comunicação e mostram aumento no investimento das marcas em influência.

por Da redação ABC da Comunicação
30/03/2021
em Pesquisa e Dados
0 0
YOUPIX divulga o resultado da pesquisa ROI e Marketing de Influência 2021
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

A YOUPIX, consultoria de negócios para a Influence Economy, realizou a terceira edição da pesquisa ROI e Influência 2021. Dessa vez, a empresa contou com a parceria do grupo de pesquisa AlgoritmCOM para o resultado dos dados qualitativos.

A importância do Marketing de Influência cresceu dentro das empresas e nenhuma marca acredita que essa disciplina não deve ser parte da estratégia de comunicação. O engajamento é um dos critérios mais considerados na hora de escolher um influenciador.
Durante a pesquisa, 94 grandes empresas responderam às perguntas. Mais de 60% das respostas foram de executivos de altos cargos, como CEOs, diretores, gerentes e coordenadores de empresas de diferentes segmentos.

Destas, 71% consideram o Marketing de Influência muito importante e/ou parte central da estratégia. Pela primeira vez, desde que a YOUPIX iniciou os estudos, nenhuma das marcas assinalou que o Marketing de Influência não é importante ou não faz parte da estratégia da empresa. Os dados também revelam que 83% consideram que, com a pandemia, o Marketing de Influência se tornou mais estratégico para os seus negócios.

“As marcas não têm mais dúvidas de que o trabalho com influenciadores é essencial dentro do mix de disciplinas de marketing. Isso também se refletiu no budget das marcas: as quantidades de empresas investindo mais de R$5 milhões por ano dobrou”, explicou Bia Granja, sócia e consultora de influência da YOUPIX.
Outro dado interessante é que, em relação ao investimento em 2020, é previsto que em 2021, 71% aumente o investimento.

De acordo com o levantamento feio pela AlgoritmCOM com os profissionais de marketing, a definição de influenciadores é aquela pessoa que dialoga com a sua comunidade engajando com um propósito.

“Muitas vezes esses perfis são capazes de hackear os sistemas, ou seja, de trabalhar além das normativas previstas pelas plataformas digitais, criando oportunidades para que as empresas se comuniquem com públicos de interesse, seja para awareness, seja para, efetivamente, venda/conversão”, segundo os entrevistados através da pesquisa pela AlgoritmCOM.

Em relação ao budget, houve um aumento de 68% na faixa de investimento entre 300 mil e 1.5 milhões de reais de 2019 para 2021 e os três itens que mais aparecem nas composições dos valores são: 80% de contratação direta de influenciadores, 79% de conteúdo, produção e edição; e 65% de tecnologia e ferramentas. Em relação aos resultados de 2019, vemos que as empresas estão investindo mais em conteúdo, ferramentas e pagamento direto do consumidor, já os custos com experiências (viagens, festas, etc) e press kit diminuíram de importância.

Em contrapartida, os fatores que impedem as marcas de investirem mais em influência são a dificuldade de quantificar o ROI e provar a efetividade do influenciador (72%), a dificuldade de encontrar o influenciador certo para a marca (35%), 32% acham muito caro e 27% acredita que a profissionalização do mercado ainda é baixa.

Por outro lado, a pesquisa revela que 40,6% das marcas não estabelece e nem cobra um resultado dos influenciadores e 1 em cada 3 não define as métricas e indicativos de sucesso da campanha antes de realizá-la. Para Bia Granja, da YOUPIX, a definição da atuação do influenciador dentro da estratégia de marketing da marca é ponto-chave para estabelecer a narrativa e as métricas certas de avaliação do resultado da campanha. “Isso deve ser feito ANTES da ação, no momento do planejamento. Se não sabemos onde queremos chegar e como vamos medir, nossa atuação se torna tática e não conseguiremos mensurar nada além de alcance e engajamento de posts”, completa.

De fato, 82% das marcas ainda têm como principal critério de sucesso a soma do alcance e engajamento dos posts realizados pelos influenciadores. “Isso diz pouco ou quase nada sobre o verdadeiro resultado da influência, visto que alcance e engajamento não demonstram o impacto da ação para o negócio”, diz Bia.

Os entrevistados concordaram que não há um modelo ótimo para definir o que é um ROI bom ou ruim quando se fala de trabalho com influenciadores, não só porque cada área tem as suas complexidades particulares, mas, sobretudo, porque o mercado ainda não aprendeu direito a medir isto.

Para conferir a pesquisa completa sobre ROI e Influenciadores, clique aqui.

Tags: pesquisaYoupix

Posts Relacionados

Pesquisa indica que metade dos brasileiros ainda sente medo após um ano de pandemia
Pesquisa e Dados

Pesquisa indica que metade dos brasileiros ainda sente medo após um ano de pandemia

...

Qual o perfil do e-commerce no Brasil?
Pesquisa e Dados

Qual o perfil do e-commerce no Brasil?

...

Quem leva o Oscar nas redes sociais?

Plataformas de streaming lideram engajamento no Facebook e no Instagram, revela estudo

Estudo do Mercado Livre revela que a cada 10 consumidores online, 2 são novos usuários e 6 aumentaram suas compras no último ano

Estudo do Mercado Livre revela que a cada 10 consumidores online, 2 são novos usuários e 6 aumentaram suas compras no último ano

Kantar lança e-book com resoluções para as marcas em 2021

Kantar IBOPE Media lança análise de investimentos publicitários em mídias sociais

Marcas devem apostar em experiência personalizada para conquistar fidelidade do cliente

Marcas devem apostar em experiência personalizada para conquistar fidelidade do cliente

De volta ao jogo: pesquisa da Oracle mostra que as pessoas estão com saudades dos eventos esportivos e musicais

De volta ao jogo: pesquisa da Oracle mostra que as pessoas estão com saudades dos eventos esportivos e musicais

Quem leva o Oscar nas redes sociais?

Varejo e e-commerce são líderes em engajamento no Facebook e no Instagram

Próximo
Hotmart Company recebe aporte de R$ 735 milhões liderado pela TCV e reforça status de unicórnio

Hotmart Company recebe aporte de R$ 735 milhões liderado pela TCV e reforça status de unicórnio

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 3.9k Assinantes

ABC Trends

  • Murilo Henare, o empreendedor à  frente do negócio que envolve os maiores perfis de entretenimento do Instagram

    Murilo Henare, o empreendedor à frente do negócio que envolve os maiores perfis de entretenimento do Instagram

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • FQM coloca consumidoras reais em comercial de Imecap Hair Max

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Os 5 esportistas mais ricos do mundo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Ecossistemas e as tendências do B2B em 2021

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Vibe Saúde anuncia duas novas contratações nas lideranças de Marketing e Recursos Humanos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Qual seu sistema de automação de marketing preferido?

Eventos

Mês Atual

abril, 2021

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

DOTCASE
Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Novembro4
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X