Em tempos de disruptura, não é novidade para ninguém que os meios de comunicação de massa continuam passando por uma grande transformação no que diz respeito à forma de se comunicar com o público. As emissoras de rádio, especialmente, que sempre tiveram um papel fundamental para a sociedade em relação à difusão da informação, cultura e entretenimento, também tiveram e ainda têm que se adaptar.
Com a Rádio Transamérica, uma das mais tradicionais de São Paulo, tocada nas principais cidades brasileiras, não é diferente. Conhecida por tocar grandes hits da música e realizar uma das transmissões esportivas mais relevantes do país, a Rede Transamérica de Comunicação segue, hoje, com cerca de oito milhões de ouvintes por mês. Transmitida também pela internet, teve sua grade de programação ampliada nos últimos tempos e continua buscando atender todos os públicos, tanto que é a única emissora que possui três formatos diferentes de programação – Pops, Hits e Light, voltados a diferentes tipos de ouvintes, com faixa etária e interesses diversos.
Para ajudar a reformular a sua nova proposta de comunicação, a Rede Transamérica conta agora com o apoio e a parceria da YouCreate Colaborativa, a primeira do Brasil a utilizar uma plataforma de criação colaborativa.
“Como parte de nosso planejamento estratégico, estamos intensificando a divulgação da Rádio Transamérica junto ao público ouvinte e anunciante por meio de diferentes canais, evidenciando seus principais atributos e destaques de audiência. Neste cenário, a agência YouCreate tem um papel fundamental para falarmos com nossos stakeholders, comunicando os principais produtos da emissora, seus atributos e conquistas, além de destacar a diferenciação de sua programação em relação às demais rádios concorrentes”, afirma Ligia Cervone de Araújo, gerente de marketing & pesquisa da Rede Transamérica.
A YouCreate foi a idealizadora da campanha #ComABolaToda, da Rádio Transamérica, para a Copa do Mundo FIFA 2018. Além de anúncios em revistas e jornais, a agência criou peças digitais e materiais cenográficos para os eventos de cobertura dos jogos realizados pela emissora.
Em maio, a agência também desenvolveu o anúncio da Torcida da Paz, iniciativa da Rádio Transamérica Esportes contra a violência no futebol. A peça foi veiculada nas revistas Exame, Veja São Paulo e no jornal Folha de S.Paulo.
“Está sendo muito gratificante receber de uma emissora como a Rádio Transamérica o desafio de reposicionar sua marca, não apenas perante os ouvintes, mas também as agências e os profissionais de mídia. Este é, sem dúvida, um desafio duplo que nos faz criar como agência e target ao mesmo tempo”, declara Flávio Ferreira, CEO da YouCreate Colaborativa.