Mais uma vez, a Wunderman Brasil encontrou uma nova forma de contar uma história na campanha de Shell Lubrificantes. No filme “Carro vs. Sol”, um carro de gelo, posicionado na orla da praia de Santos, no litoral paulista, surpreendeu quem passava no local. A ideia da iniciativa foi mostrar que os automóveis aguentam o calor do sol no dia a dia, mas isso passa despercebido pelos seus donos. A ativação, que mostrava o derretimento do veículo, teve o objetivo de passar o conceito mãe que a agência desenvolveu para a marca e que fala de Retribuição. “Seu carro já fez muito por você, retribua com Shell Helix”, diz a mensagem.
Essa é a primeira vez que uma campanha publicitária faz um veículo esculpido em gelo no Brasil, um país tipicamente tropical. De acordo com Fernando Tomeu, diretor de criação da Wunderman Brasil, quem dirige não costuma se dar conta de todos os “perrengues” que um carro enfrenta com as rotinas diárias, o movimentado trânsito nas grandes metrópoles, a subida de ladeiras e o enfrentamento de climas muito quentes ou muito frios. “Os carros fazem muito pelos seus donos, mas muitas vezes eles não percebem. A continuidade da campanha reforça a mesma mensagem de retribuição”, explica Tomeu.
Ao trazer a mensagem de Retribuição do dono com o carro, a Wunderman personalizou a campanha para rádio, revista, social, Out of Home, entre outros tipos de mídia, em peças que dialogam com situações específicas do cotidiano, interagindo com o público em “real time”. No horário de pico de trânsito paulistano, foram exibidas mensagens nos relógios de rua, como “Seu carro não reclama do anda e para. Retribua com Shell Helix”. Em plataformas como o aplicativo Waze, a interação é também focada para as situações do cotidiano de São Paulo com recados para antes e depois do rodízio.
Já no impresso, foram criados encartes personalizados para alguns bairros de São Paulo, como no sobe e desce das ladeiras de Perdizes com a mensagem “Seu carro não desiste quando vê uma pirambeira. Retribua com Shell Helix”. Ao todo, foram mais de 100 mensagens personalizadas em peças para as diversas mídias on e off e canais out of home como relógios, cancelas, carrinhos de aeroportos e supermercados e outros capazes de atingir os donos de veículos em várias ocasiões do dia a dia.
Além de ser inovadora no viés publicitário, a ativação também possui um lado sustentável. Todo gelo derretido foi direcionado para um reservatório de zinco abaixo do escultura. Com isso, a água foi reutilizada para regar parte do jardim da orla de Santos, considerado o maior do mundo pelo Guinness Book, o livro dos recordes.
Montagem
O projeto nasceu três meses antes da montagem, realizada em frente a orla no litoral Paulista. Uma equipe de dez pessoas foi mobilizada, coordenadas pelo escultor Adriano Elias. Entre a chegada dos blocos de gelo, que juntos somaram cerca de doze toneladas, e a finalização do carro, passaram pelo menos quinze horas. Algumas peças no entanto, já chegaram prontas na orla, dada a complexidade da obra. “O gelo utilizado é próprio para a escultura. No Brasil, essas exposições costumam ser feitas em câmaras frias”, detalha Elias.
As peças foram empilhadas durante a madrugada e os acabamentos foram dados com uma serra elétrica – todos os profissionais envolvidos utilizaram uniformes equipamentos de proteção. A ideia é que a escultura aguentasse entre oito e doze horas de exposição. Entretanto, para derreter por completo, o tempo médio é de três dias e não apenas devido ao calor do sol: os ventos podem ser um forte inimigo no derretimento, já que as correntes substituem o ar frio pelo quente. O mesmo acontece com o carro. “Assim, geramos uma conversa com o consumidor, fortalecendo a ideia da real importância de cuidar bem do carro”, finaliza Tomeu.
Assista o filme:
FICHA TÉCNICA
- Cliente: SHELL LUBRIFICANTES
- Produto: SHELL HELIX
- Agência:Wunderman
- Título: Carro vs. Sol
- VP de criação: Paulo Sanna
- Direção de criação: Fernando Tomeu
- Direção de arte: Danillo Ferrari
- Redação: Zé Ricardo Novoa
- Atendimento: Patrícia Gerard / Luiz Rogé / Marilia Sáfadi / Paula Aguiar / Beatriz Romero
- Planejamento: REINALDO QUINTO
- Mídia: BRUNO ANTUNES / RENATA JAREMCIUC / LUANI MARTHA
- Tráfego: Henrique Sitta
- Gerente de Projetos: SERGIO PORRO / HENRIQUE SITTA
- RTVC: Michel Gubeissi, Sabrina Inui, Juliana Pereira e Mariana Gazal
- Filme:Academia de Filmes
- Direção: Angry
- Direção de Fotografia: Russo Loyola
- Finalização: Equipe Academia de Filmes
- Produção Executiva: Marily Raphul
- Atendimento: Dimitria Cardoso/Paula Saraiva
- Produtora de Áudio: : A9 Áudio
- Maestro/Produtor: Equipe A9
- Atendimento: Guta Lima
- Finalização: Equipe A9
- Locutor: Roberto Ribeiro
- Aprovação do cliente: Raquel Sampaio, Leila Prati
- Data de produção: Abril/2018