A VTEX, plataforma de comércio digital para grandes empresas e varejistas, realizou nos dias 12 e 13 de abril o VTEX DAY, maior evento de transformação digital do varejo na América Latina. Em sua oitava edição e voltando com força total, após dois anos de pausa devido à pandemia, o evento contou com mais de 125 palestras, 190 speakers em 8 palcos e mais de 80 horas de conteúdo nos dois dias de evento.
“Estamos muito orgulhosos e satisfeitos com a repercussão do impacto desta edição do VTEX DAY .Foi uma grata surpresa ter a lotação máxima nos dois dias de evento, palestras cheias, público emocionado e muita geração de negócios”, afirma Rafa Forte, co-fundador e presidente da VTEX Brasil.
“Tivemos diversas marcas no evento deste ano que ainda não eram clientes na última edição, em 2019, e agora puderam contar seus cases de sucesso com a plataforma. Falando apenas do Brasil, alguns exemplos são: Fortbras, Pernambucanas, Vivara, Reserva, BRF, Carrefour, Hering, Colgate e Banco Inter”, completa.
O ecossistema de comércio digital foi amplamente explorado pelos palestrantes de diversos países que trouxeram novidades, casos de sucesso, tendências e contribuíram para a interação entre empresas e clientes. Dentre os assuntos, alguns painéis abordaram o futuro e mencionaram tendências para 2026, além de como tornar uma carreira “à prova” do que virá para o mercado de commerce. Cases de transformação digital tiveram destaque com apresentações de companhias como Whirlpool, Carrefour, Magazine Luiza, O Boticário, Renner, Ambev, Coca-Cola, Havaianas, Mercado Livre, Reserva, TOTVS, Paypal, NuBank, Samsung, XP Investimentos, Michael Kors, Cobasi, além do Grupo Urbe na Colômbia, e da Cencosud no Chile, entre outras.
A digitalização foi outro ponto muito discutido, seja nos mercados B2B, B2C ou ainda no B2B2C, grande tendência para muitas marcas e empresas. Os especialistas apontaram que o cliente tem mudado, ainda mais depois de quase dois anos com distanciamento social, e tem percebido sua influência nos processos de compra, estando ainda mais criterioso sobre os valores que considera importante para aquisição de uma determinada marca.
“Diante de um mercado ainda sensibilizado pela pandemia, o processo de planejamento e produção do evento foi bastante desafiador. Não tínhamos muitas respostas, mas ousamos e acreditamos que seria um reencontro fundamental para retomar a força do nosso ecossistema. O resultado superou nossas expectativas”, conta Guilherme Lerner, Head de Marketing e Eventos da VTEX Brasil
Keynote Speakers
O VTEX DAY teve keynote speakers de peso em ambos os dias. Scott Galloway, autor de três best-sellers e professor de Marketing da New York University, falou sobre tendências de mercado, metaverso, tecnologia, NFTs e Web3. “Grandes investimentos estão mirando a América do Sul”, afirmou. O professor trouxe previsões e análises sobre o cenário brasileiro e reforçou que, em sua opinião, o País tem espaço para crescimento. Também destacou que há capital entrando no território nacional. “Está claro que o universo do ecommerce tem grande espaço para crescer.”
O heptacampeão da Formula 1, Sir Lewis Hamilton, esteve no segundo dia e cativou milhares de fãs e admiradores no palco principal. Lewis mencionou as dificuldades enfrentadas para chegar onde está, a forte relação com o pai, presente em todos os grandes momentos, assim como suas percepções sobre superação, humildade e foco para atingir objetivos. “Para atingir nossos sonhos precisamos ser o tempo todo as nossas melhores versões. Eu mentalizo isso diariamente. Tenho dias bons e ruins com todo mundo, mas é fundamental canalizar a energia no sucesso para continuar seguindo. Particularmente, gosto dos momentos difíceis, pois neles descobrimos nossa força e criamos oportunidades”, disse Hamilton, que também é embaixador dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O investidor, empresário e professor de estratégia, inovação e empreendedorismo da Kellogg School of Management, David Schontal, foi outro keynote no VTEX DAY. Ao ministrar a palestra “O elemento humano por trás da transformação digital”, falou sobre as fricções que podem acometer o ser humano diante do desenvolvimento de uma ideia ou de uma intenção de compra, e como o mercado precisa estar atento para gerenciar essas emoções sem perder o fluxo em seus canais. “As pessoas ganharam o controle do seu próprio tempo e, com isso, mais autonomia. Diante disso, passaram a valorizar momentos, vivências e, principalmente, o controle das suas aquisições e o porquê das escolhas. Neste momento é imprescindível, portanto, valorizar e entender a importância da autonomia na vida das pessoas. As marcas precisam começar a perguntar o que elas querem fazer em vez de dizer o que elas têm que fazer”, finalizou a palestra, o autor do best-seller “The Human Element” e colaborador das revistas Forbes, Fortune e Harvard Business Review.
Encerrando o evento de forma especial, a última palestra do VTEX DAY foi do executivo Abílio Diniz, que trouxe sua experiência de vida, trabalho, cases de sucesso e dividiu com o público pensamentos de gestão e inovação para atuar com liderança em empresas vencedoras e seguir empreendendo no Brasil.
Ecossistemas e próximos movimentos
Outras fortes tendências, que foram amplamente discutidas no VTEX DAY, são metaverso, cross border, social e conversational commerce, além do live shopping.
Zia Widger, Chief Content Officer da Insider Intelligence e Astha Malik, COO da VTEX, abordaram os temas de social e live commerce, dois grandes movimentos mundiais, já consolidados na China, e que estão se fortalecendo no Brasil e na América Latina. Se na China as pessoas compram até snacks online após assistir a uma degustação, aqui no Brasil o movimento pelas sessões de live shopping apresentam eletroeletrônicos, moda e o tema mais comercializado, beleza, pois nada melhor que adquirir um produto após conferir se ele combina com tom de pele ou biotipo.
A conversa de Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, abordou os próximos caminhos para metaverso e cross border, importantíssimas conexões mercadológicas que tendem a ganhar espaço localmente não só pelo ineditismo e pela vivência de comprar itens em um ambiente 100% virtual, como equilibrar a ida à loja física com a praticidade de encontrar em um único canal os mais diversos tipos de produtos e marcas. É o caso do Mercado Livre, que investirá 17 bilhões de reais em 2022 em seus negócios locais, assim como o grupo Boticário, que está colocando em prática uma loja totalmente direcionada ao metaverso para suas marcas The Beauty Box e Quem Disse Berenice.