No dia 31 de março é celebrado o Dia Internacional da Visibilidade Trans, que marca a luta contra a transfobia e a busca por direitos dessa população e além da celebração, a data reforça que pessoas trans têm o direito de definir como querem ser identificadas, seja no ambiente social, corporativo ou nos documentos pessoais.
Como uma das primeiras empresas a adotar reconhecimento da identidade de gênero de seus colaboradores, a Atento, uma das maiores provedoras de serviços de gestão de relacionamento com clientes e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO) do mundo e líder do setor na América Latina, registrou mais de 1600 solicitações de crachá social por identidade de gênero desde 2013, reforçando seu compromisso com a inclusão e diversidade. Somente no último ano, foram aproximadamente 130 solicitações.
A prática também está disponível para e-mails corporativos e nos cartões de vales refeição e alimentação. Margarete Yanikian, superintendente de Responsabilidade Social da Atento no Brasil, ressalta que ações como esta fazem parte dos pilares estratégicos de diversidade e inclusão da companhia. “Esta iniciativa, que completa 10 anos em 2023, reforça o nosso compromisso em impactar positivamente as comunidades em que estamos presentes e de ser uma agente de transformação social, promovendo ações para a construção de um futuro com oportunidades para todas as pessoas,” conta.
Desde então, a Companhia adotou também políticas de conscientização para o uso do banheiro de acordo com a identidade de gênero. “Acreditamos que a única forma de alcançar a diversidade e inclusão é tomando ações e medidas específicas para promover a inclusão. É preciso estar além do discurso de ser diverso; por isso é fundamental trabalharmos todos os dias para nos tornarmos nossa melhor versão”, complementa.
Programas de apoio para o público LGBTQIA+
A diversidade e a inclusão sempre foram pilares estratégicos para a Atento, em toda a sua história. A companhia busca apoiar todos os seus colaboradores a serem eles mesmos e promoverem o respeito no local de trabalho.
Em relação à população autodeclarada LGBTQIA+ dentro da Atento, o índice chega a 19,6% dos colaboradores*, por isso é preciso manter uma estrutura contínua, com ações específicas que promovam um sentimento de acolhimento e de pertencimento nesses grupos. Dentro deste pilar, a Companhia conta com programas de contratação de colaboradores em parceria com organizações e movimentos que buscam uma maior inserção de grupos minoritários no mercado de trabalho, como a Transempregos.
Com o Comitê Global de Diversidade e Inclusão, focado em apoiar a implantação de uma Estratégia de Diversidade nas diferentes regiões e definir indicadores para ajudar grupos vulneráveis, a Atento criou coletivos de discussão por assunto tema, com o objetivo de aproximar pessoas que se identificam com aquele grupo para o protagonismo de cada tema. Com isso, a companhia conta a mais de dois anos com os Grupos Aliados LGBTQIA+.
A empresa também conta com o DNA Talks, que são rodas de conversa sobre os mais variados temas, incluindo parentalidade, carreira, saúde mental, diversidade e inclusão, entre outros.
Aliado a isso, no Brasil, a Atento é associada ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ desde 2014 e participou em 2021 e 2022 da Live 101010 — Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, onde, a cada mês, um executivo de uma grande companhia abordou um dos “10 Compromissos Empresariais para a Promoção dos Direitos LGBTI+”.
* Pesquisa interna, realizada em parceria com a Goldenberg em abril e maio de 2022, com cerca de 41% de colaboradores respondentes.