A construção de marca da Vinho 22 foi referenciada no movimento modernista marcado pela Semana da Arte Moderna de 1922, que tinha como mote quebrar a formalidade e os padrões artísticos da época, até então importados da Europa e sem diálogo direto com a realidade brasileira. A marca de bebidas, no mercado desde 2020, nasceu com o objetivo de quebrar códigos rebuscados que afastam o consumidor da bebida, onde a indústria sempre teve um apelo muito tradicional e elitista.
Em comemoração à Semana de Arte Moderna que completa seu centenário este ano, a Vinho 22 lança o duo Centenário 22, um kit de edição limitada com dois rótulos: um blend de Cabernet Sauvignon e Merlot para o rosé e o branco varietal Sauvignon Blanc. “Decidimos celebrar a Semana de Arte Moderna e os questionamentos que ela levantou através dos anos, pela força que ganhou como movimento de arte para o Brasil. Estudamos os materiais produzidos na época, desde a revista Klaxon e seu manifesto, até os poemas e obras que foram expostos durante a Semana de 22. Para nós é importante revisitar a Semana de 22 justamente por ter sido a referência por trás da nossa marca. Além disso, acreditamos ser uma forma de trazer para gerações mais novas a informação cultural por trás do centenário de forma descomplicada e prazerosa”, diz Marcelo de Paula, CEO da Vinho 22.
Os dois rótulos foram desenvolvidos pelo artista semforma (@igsemforma). “Para a construção dos rótulos e contexto por trás desse lançamento, escolhemos nos referenciar em obras e artistas que foram expoentes do Modernismo no Brasil, como Anita Malfatti e Di Cavalcanti. Para o rótulo que representa o modernismo hoje, buscamos trazer provocações e easter eggs na ilustração para instigar o consumidor e fazê-lo questionar o que é arte conosco. Todos os detalhes desse produto foram pensados com muito cuidado, desde a rolha dos vinhos até os encartes que acompanham o produto “, explica Júlia Duarte, gerente de marketing da Vinho 22.
O duo Centenário 22, produzido na vinícola Giaretta na Campanha Gaúcha (RS) será comercializada em forma de kit, com as duas garrafas, pôster, encarte e cartela de adesivos que complementam a experiência, no valor de R$169 com frete grátis. Uma quantidade limitada estará disponível a partir de Abril no e-commerce da marca (www.vinho22.com.br) que faz envios para todo o Brasil.
Ficha Técnica
Vinho Branco Seco Fino Sauvignon Blanc
· Uva: Sauvignon Blanc (100%)
· Origem: Campanha Gaúcha l RS
· Álcool: 12,5% Vol.
· Vinificação: Elaborado a partir de uvas selecionadas, com rígido controle de qualidade das frutas, que são colhidas em vinhedos da Campanha Gaúcha, com métodos de cultivo que favorecem a boa insolação. A elaboração segue alto padrão enológico, utilizando técnicas modernas para controle de temperatura e evolução dos vinhos.
· Visual: Amarelo palha.
· Olfativo: Possui aromas que lembram frutas brancas e toques florais muito leves.
· Gustativo: Vinho refrescante, muito convidativo ao paladar, com boa acidez e final cítrico.
· Harmonização: Acompanha saladas de folhas e tomates, com temperos bem suaves, além de mariscos, sushi e entradas leves.
· Temperatura adequada: 9 a 13ºC
· Responsável Técnico: Eder Giaretta
Vinho Rosé Seco Fino Cabernet Sauvignon / Merlot
· Uva: Cabernet Sauvignon (40%) / Merlot (60%)
· Origem: Serra Gaúcha l RS
· Álcool: 12,5% Vol.
· Vinificação: Elaborado a partir de uvas selecionadas, com rígido controle de qualidade das frutas, que são colhidas em vinhedos da Serra Gaúcha, a partir do método de maceração das uvas tintas pelo período suficiente para garantir a coloração rosada. A elaboração segue alto padrão enológico, utilizando técnicas modernas para controle de temperatura e evolução dos vinhos.
· Visual: Rosado claro.
· Olfativo: Aromas que lembram frutas como morango e cereja, além de notas florais.
· Gustativo: Ao paladar, sua refrescância é evidente, possuindo uma acidez muito equilibrada.
· Harmonização: Acompanha aperitivos, saladas, massas leves, pizzas, carnes brancas e peixes.
· Temperatura adequada: 9 a 13ºC
· Responsável Técnico: Eder Giaretta