ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Varejo 4.0: como o varejo físico está renovando a experiência in-store com inteligência em pagamentos

Artigos Especiais ABC by Artigos Especiais ABC
08/04/2019
in Artigos Especiais
0 0
O que o investimento do PayPal no Mercado Livre significa para o varejo nacional?
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Victor Dubugras

Independentemente do segmento e do tipo de loja, o momento do pagamento é uma parte crucial para a experiência do consumidor. Uma transação rápida, sem qualquer problema e com bom atendimento ajuda a fidelizar o cliente e traz ótimos resultados no futuro. Contudo, o difícil é justamente garantir essa vivência sobretudo na fila do caixa. Por muito tempo, pagar suas compras era sinônimo de dor de cabeça e demora na maioria das situações. De olho nessa demanda, as empresas de tecnologia se debruçaram sobre o assunto nos últimos anos e, aos poucos, estão revolucionando o varejo com soluções inteligentes nesse segmento.

Não à toa que as transações sem dinheiro seguem evoluindo e já são realidade para grande parte das pessoas. O World Payment Report, realizado pela Capgemini e o banco BNP Paribas, mostra que as movimentações non-cash, ou seja, sem a utilização de cédulas e moedas, aumentaram 10,1% entre 2015 e 2016 e devem ter um crescimento médio anual de 12,7% até 2021, atingindo uma em cada cinco transações em todo o mundo.

Nem sempre foi assim, evidentemente. Os meios de pagamentos sempre foram considerados uma despesa para o varejo, principalmente por ser um serviço no qual todos os playerssão “reféns” e não podem viver sem eles. Entretanto, a partir do momento que os varejistas ganham poder frente aos bancos eles podem aliar o pagamento com tecnologia e melhorar a experiência dentro da loja.

Não se limitando apenas a isso, agora podem trazer mais inteligência a seu produto e até monetizar em cima da transação na sua cadeia de distribuição (via spread). Isso acontece por automatizar cobrança de taxas no caso de franquias, com a possibilidade de Splitnos marketplacese com ganho informacional e automação nos pontos de venda tradicionais.

Com mais inteligência, é possível trazer inovações para a experiência de pagamento dos consumidores no varejo. A principal delas é o surgimento de novos modelos de cobrança, como o pagamento nas lojas sem a necessidade de fila no caixa. Os catálogos podem ser disponibilizados em tabletsou pontos de autoatendimento, agilizando o processo. Há também o Smart POS, a “maquininha” de cartão mais inteligente que permite as empresas customizarem as aplicações e até mesmo o mPOS, com um pinpade um celular para facilitar as transações. Todas essas alternativas já são uma realidade no mercado nacional.

Para que o varejista possa se beneficiar dessa nova inteligência, é essencial que eles fiquem atualizados sobre o mercado e como podem liderar essas mudanças. Além disso, é importante entender o cenário em que estão ao invés de criarem novos hábitos que fujam muito da experiência habitual do consumidor. Para ganhar mais velocidade, é recomendado se juntar aos especialistas do setor, pois há muita burocracia e complexidade, e escolher parceiros tecnológicos que entendam bem do cenário. Algo importante para a sequência do negócio.

O mercado de pagamento é um dos maiores do mundo por estar atrelado a qualquer troca de valor – e essa realidade é particular no Brasil. Segundo o Global Bank, somos o quarto maior mercado do mundo para transações sem dinheiro, mas a penetração de pagamentos eletrônicos e da bancarização ainda é baixo. Logo, existe um setor gigantesco a ser explorado. Essa vantagem e seus desafios impulsionam o surgimento de fintechsque fornecem esse serviço ao cliente final e disponibilizam maior acessibilidade para democratizar os meios de pagamentos a qualquer instituição que tem o interesse de acessá-lo.

*Victor Dubugras é Head de Marketing da Hash, fintech especializada em infraestrutura de pagamentos – www.hash.com.br

Tags: Artigos Especiais

Related Posts

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade
Artigos Especiais

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

...

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal
Artigos Especiais

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

...

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

Mercado de assinaturas cresce e flores ganham espaço no modelo de compras recorrentes

Mercado de assinaturas cresce e flores ganham espaço no modelo de compras recorrentes

Desafios da inovação: as tecnologias do amanhã redefinindo o marketing de hoje

Desafios da inovação: as tecnologias do amanhã redefinindo o marketing de hoje

Dia do Consumidor: Por que as mulheres continuam pagando mais caro – e o que os homens podem fazer para mudar?

Dia do Consumidor: Por que as mulheres continuam pagando mais caro – e o que os homens podem fazer para mudar?

Next Post
Eveline Godoi recebe reconhecimento como Líder de Mercado

Prêmio Marketing ABC define Presidente do Júri

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Você acredita que o aumento do limite de caracteres do Twitter descaracteriza a rede social?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X