Terminaram as partidas de ida das quartas de final da Copa do Brasil de 2018. Dois dos quatro jogos terminaram empatados, enquanto outros dois times venceram. Além disso, as partidas marcaram a estreia do VAR em competições nacionais. O Jogada do Marketing traz agora um resumo de cada uma das partidas e como o árbitro de vídeo foi utilizado.
A primeira partida das quartas foi o duelo entre Santos e Cruzeiro, que se enfrentaram na quarta-feira, dia 1, na Vila Belmiro. A Raposa venceu o Peixe por 1 a 0, com gol de Raniel, já na segunda etapa, aos 36 minutos.
Antes do gol, o Santos, que contou com a estreia de seu novo treinador, Cuca, chegou a assustar o Cruzeiro com Gabriel, que parou em ótima defesa de Fábio. E o VAR chegou a analisar um suposto pênalti em cima de Gabriel, mas o árbitro nem foi rever o lance no monitor, e deixou o jogo seguir apenas ouvindo a opinião do árbitro de vídeo no ponto.
A partida de volta acontece daqui a duas quartas-feira, no dia 15, às 19h30, no Mineirão. Como não existe mais o gol fora como critério de desempate, qualquer vitória por um gol de diferença a favor do Santos leva a partida para os pênaltis. O Cruzeiro joga pelo empate para avançar à semifinal.
2T (0:1) – 90(+4)' – FIM DE JOGO NA VILA BELMIRO! Com gol de Raniel, o #Cruzeiro vence o jogo de ida das quartas de final da @CopaDoBrasil. O segundo tempo é no Mineirão! #SANxCRU #PeloHexa pic.twitter.com/RTaILL2RBG
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) August 2, 2018
Ainda na quarta-feira, mas no segundo horário, mais duas partidas. Em uma delas, o Corinthians contou com mais uma noite inspirada de Ángel Romero. Depois de cinco gols nos dois jogos anteriores, o paraguaio balançou novamente as redes e garantiu a vitória do Timão por 1 a 0 sobre a Chapecoense.
O gol do Corinthians foi logo aos cinco minutos de jogo e a partir disso a partida foi bem morna. A Chape tentou o empate, mas sem muita qualidade, enquanto o Corinthians só foi assustar no fim do jogo, com uma bola na trave. Mas ficou assim, 1 a 0, e o alvinegro venceu o Verdão pela primeira vez na história jogando em São Paulo.
O VAR, assim como no jogo do Cruzeiro e Santos, chegou a ser consultado em um suposto pênalti cometido por Romero, ao colocar a mão na bola dentro da área. O árbitro do jogo não chegou nem a ir revisar o lance no monitor, aceitou a análise do árbitro de vídeo e o jogo seguiu.
A partida de volta acontece também no dia 15, quarta-feira, às 21h45, na Arena Condá. Uma vitória simples da Chape leva a partida para os pênaltis. Vencendo por dois ou mais gols de diferença a Chape avança. Empate ou vitória corintiana dão a vaga ao Timão. Vale lembrar que o Corinthians venceu todos os jogos que disputou na Arena Condá até hoje.
Romero marca o sexto gol em três jogos e #Timão sai na frente na briga por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil.#VaiCorinthians #SCCPxCHA pic.twitter.com/gBSQNmrDUo
— Corinthians (@Corinthians) August 2, 2018
O outro jogo da noite foi o primeiro dos dois empates desta fase. O Grêmio recebeu o Flamengo, e as equipes fizeram o melhor jogo desta rodada. Até abrir o placar, com Luan, aos 38 minutos do primeiro tempo, o Grêmio foi melhor, e a jogada do gol contou com ótima participação de Láo Moura, ex-Flamengo.
A partir daí, só deu Flamengo. O Rubro-Negro foi extremamente superior ao tricolor gaúcho, mesmo jogando fora de casa, e depois de tanto insistir, conseguiu arrancar um empate no último lance do jogo, aos 49 do segundo tempo, com Lincoln, atacante de 17 anos do Mengão.
O VAR não foi utilizado nesta partida. A volta acontece também no dia 15, no Maracanã, às 21h45. Como não tem gol fora, a conta é simples: quem vencer avança à semifinal; se empatar, a decisão vai para os pênaltis.
Fim de jogo: #Grêmio 1×1 @Flamengo
Com com de Luan, a decisão fica toda para o Rio de Janeiro.
🗓️ Enfrentamos o Flamengo novamente no sábado, agora pelo #Brasileirão2018: https://t.co/dFL8KQi1zs
🏆⚽🇪🇪 #GRExFLA #CopaDoBrasil2018 #ReiDeCopas #RumoAoHexa #QueremosACopa pic.twitter.com/Mb6B0kx2jL— Grêmio FBPA (@Gremio) August 2, 2018
Um grande resultado, deixa tudo empatado pra decisão no Rio de Janeiro. Lutamos até o último segundo, literalmente. Então, não custa ressaltar: #PraCimaDelesFlamengo pic.twitter.com/wdQgss2OTB
— Flamengo (@Flamengo) August 2, 2018
Por fim, a última partida disputada nesta fase foi entre Palmeiras e Bahia, em Salvador. Foi a primeira partida da comissão técnica do Felipão pelo Palmeiras nesse retorno, mas o placar não foi movimentado. No fim, 0 a 0.
Porém, apesar do jogo fraco das duas equipes, a partida foi histórica. Foi a primeira vez em que o VAR foi realmente usado em uma partida válida por um torneio nacional no Brasil. E, apesar da demora na revisão do lance, a decisão foi mudada e um erro foi corrigido.
No segundo tempo, Artur recebeu bom passe de Dudu e foi atropelado por Gregore, volante do Bahia. Anderson Daronco assinalou o pênalti e expulsou o atleta do Bahia. Foi então que Leandro Vuaden, que estava atuando como árbitro de vídeo, convidou o juiz principal da partida a rever a decisão.
Depois de seis minutos de revisão, Daronco voltou atrás e retirou o cartão vermelho do jogador do Bahia, substituindo por um amarelo. O pênalti não estava sob revisão, e foi confirmado. Bruno Henrique, que vinha em boa fase, desperdiçou a cobrança e perdeu a chance de abrir boa vantagem para o Verdão.
Com o empate, a situação do confronto é a mesma de Flamengo e Grêmio. Na volta, daqui a duas quintas-feira, dia 16, às 19h15, no Allianz Parque, um novo empate leva a decisão para os pênaltis. Quem vencer avança.
Agora é em casa!#AvantiPalestra #VerdãoDoBrasil pic.twitter.com/MBcKRRxw5n
— SE Palmeiras (@Palmeiras) August 3, 2018
Apito final na Fonte Nova: Bahia 0x0 Palmeiras. Foi o jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) August 3, 2018
Confira os resultados, as datas e os horários das partidas das quartas de final da Copa do Brasil:
Jogos de ida
Quarta-feira, 1 de agosto
Santos 0 x 1 Cruzeiro – Vila Belmiro
Corinthians 1 x 0 Chapecoense – Arena Corinthians
Grêmio 1 x 1 Flamengo – Arena Grêmio
Quinta-feira, 2 de agosto
Bahia 0 x 0 Palmeiras – Fonte Nova
Jogos de Volta
Quarta-feira, 15 de agosto
Cruzeiro x Santos – 19h15 – Mineirão
Chapecoense x Corinthians – 21h45 – Arena Condá
Flamengo x Grêmio – 21h45 – Marcanã
Quinta-feira, 16 de agosto
Palmeiras x Bahia – 19h15 – Allianz Parque
Chaveamento