ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Colunistas

UX: qual a importância da experiência do usuário no e-commerce?

Diego Voni by Diego Voni
11/05/2018
in Colunistas
0 0
UX: qual a importância da experiência do usuário no e-commerce?
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

O e-commerce se tornou bastante competitivo, o que exigiu dos gestores a adoção de práticas, metodologias e ferramentas que estimulam a venda e aumentam o engajamento do consumidor. Nesse contexto entra a Experiência do Usuário no e-commerce, algo fundamental para facilitar o processo de compra e, consequentemente, o aumento das vendas.

Já existe uma gama de pesquisas e estudos sobre o tema. Uma delas, conduzida pela E-Consultancy, apontou que 49% das empresas planejam investir mais na Experiência do Usuário neste ano. Além disso, muitas delas acreditam que a disciplina pode garantir a base de sua vantagem competitiva.

Mas o que é e como colocar em prática a Experiência do Usuário? Aprenda neste post!

O que é Experiência do Usuário no e-commerce?

A Experiência do Usuário (EU) vem do inglês User Experience (UX). Ela engloba todos os aspectos cognitivos e sentimentos de uma pessoa quando utiliza um produto, serviço ou sistema. São levadas em conta as percepções que o indivíduo apresenta a respeito dos aspectos afetivos e principalmente sua experiência na interação.

Também inclui as percepções dos usuários em relação aos aspectos práticos, dos quais se destacam sua utilidade, a facilidade de utilizar/encontrar o que procura, bem como a eficácia do sistema. Trata-se das percepções de cada um e seu pensamento individual.

No e-commerce, a EU está ligada aos aspectos que o usuário está acompanhando pela tela do computador ou dispositivo mobile, bem como as sensações que eles despertam. Nestes aspectos incluem-se o design, as funções, a publicidade e as formas de encurtar a jornada de compra.

Quais os benefícios para o negócio?

Entre as principais vantagens de se explorar a Experiência do Usuário está a possibilidade de garantir o sucesso do projeto. Não há um mapa do tesouro, mas um direcionamento que parte de pesquisas, testes de usabilidade e medições de resultados.

Quando focada no ciclo de relacionamento do consumidor, a EU permite explorar todos os pontos de interação que o usuário terá com a loja virtual, desde o canal de entrada ao pós-venda, o que aumenta as chances de retorno do cliente.

Se esforçar para manter uma boa experiência de compra viabiliza processos inovadores, uma vez que as necessidades que não foram exploradas podem se mostrar mais perceptíveis.

Como a EU deve fazer parte do ciclo de relacionamento do cliente com a marca?

Comece avaliando os seguintes pontos:

Como estamos envolvendo nosso público?

Em linhas gerais, um e-commerce deve promover o engajamento e envolvimento de seus clientes, facilitando os passos para a finalização da compra. Desta forma, é importante desenvolver ações desde antes do consumidor visitar o site, começando pelos mecanismos de busca, campanhas de marketing, interações nas mídias sociais etc.

Como é o nosso design?

A EU não é tudo, mas é um ponto muito importante. Por isso é imprescindível se colocar sempre no lugar do cliente, saber o que ele precisa e caprichar na identidade visual, tornando o layout agradável e intuitivo.

O carrinho de compras é otimizado?

80% dos usuários abandonam a compra nos momentos finais por conta de informações desencontradas ou incompletas, usabilidade deficiente ou por não haver formas de pagamento interessantes para o consumidor.

Nesse sentido, é importante simplificar os processos, evitar usar muitos botões e ícones que podem confundir o consumidor.

Como é o cadastro?

Evite fazer muitas perguntas. O ideal é dividir uma parte para o cadastro e o restante para os dados de compra ou utilizar o login social, que se vale das informações dos perfis como o Facebook.

Estou destacando as informações mais importantes?

Ponto importante para as ofertas em destaque e promoções. Destacar os diferenciais da marca pode ser o caminho para explorar de forma benéfica a Experiência do Usuário no e-commerce e obter bons resultados.

Related Posts

Dicas para melhorar o tempo de permanência dos visitantes no seu site
Colunistas

Dicas para melhorar o tempo de permanência dos visitantes no seu site

...

Colunistas

Investir em mães (e filhos) é #FuturoDoTrabalho

...

Os pilares da liderança do futuro

Estratégias de resiliência empresarial: adaptando-se a desafios imprevistos

O top down está totalmente down

Desafios da Humanização em Tempos de Inteligência Artificial

Por que a VERT agora vais e chamar VEJA?

A Evolução da Comunicação Interna na Era Digital

Next Post
Ser um influenciador digital de sucesso requer foco e estratégia

Ser um influenciador digital de sucesso requer foco e estratégia

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual seu sistema de automação de marketing preferido?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X