ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Marketing Pesquisa e Dados

Uso de redes sociais corporativas cresce dentro das organizações na pandemia

Segundo pesquisa do Grupo BWG, mais de 40% das pessoas acreditam que o uso desses canais pode melhorar a comunicação entre as equipes

por Da redação ABC da Comunicação
30/10/2020
em Pesquisa e Dados
0 0
Uso de redes sociais corporativas cresce dentro das organizações na pandemia
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

O uso dos canais digitais aumentou a velocidade e a precisão das informações dentro e fora das organizações, principalmente nesse contexto de pandemia. Funcionários trabalhando em casa, a exigência de respostas rápidas e o desafio da gestão remota são algumas das mudanças que a área de comunicação encontrou nesse novo cenário. Diante disso, o uso das redes sociais corporativas cresceu gradativamente e caiu no gosto dos líderes do futuro para engajar e aproximar suas equipes. 

Segundo Daniel Costa, CMO & Customer Success do Grupo BWG, uma empresa de tecnologia com foco em soluções para o RH, essas ferramentas ganharam força em grandes empresas há mais ou menos 4 anos, quando o Digital Workplace virou uma febre entre as multinacionais. “As redes sociais corporativas são espaços democráticos que conectam as pessoas de forma rápida e fácil. Além disso, são uma ótima opção para quem quer dar voz aos times”, comenta Costa. 

Recentemente o Grupo BWG lançou uma pesquisa para entender como as empresas estavam se comunicando nesse cenário de distanciamento e um dos pontos de destaque foi que as organizações que possuem até 500 colaboradores (46,2%) acabam investindo mais em ferramentas que auxiliam na comunicação remota. E, entre as plataformas mais utilizadas apareceram nomes como Microsoft (Yammer + Teams), Workplace, soluções desenvolvidas dentro da própria empresa, 4bee work plus e Slack. 

O estudo abordou empresas de diversos portes e segmentos, entre elas, Heineken, Zema, SCGAS, Toyota e Cacau Show, e 40% dos respondentes disseram que estão satisfeitos com o impacto e os resultados que as redes sociais corporativas trazem para seus negócios. Mas, ao mesmo tempo, grande parte dos respondentes (89,3%) disseram que ter a liderança envolvida nesses canais é um ponto primordial para aumentar o engajamento. “Apesar da tecnologia ser atrativa e facilitar a jornada de comunicação como um todo é um caminho para ouvir o colaborador e fomentar conversas que podem impactar na operação, por isso, o papel do líder é fundamental nesse ambiente”, explica Costa.

TJ Larkin, um especialista mundial em segurança de comunicação, afirma que os colaboradores costumam se lembrar 9 vezes mais das informações que recebem do chefe, se comparada à informação que ouvem através de outras pessoas ou canais (mesmo canais formais). “Isso mostra que as redes sociais corporativas devem ser as grandes aliadas dos líderes não só nos tempos de caos, como agora na pandemia, mas também no dia a dia”, afirma Costa. 

O executivo ressalta ainda que nesse momento de afastamento as empresas precisaram repensar sua comunicação e as redes sociais corporativas se mostraram primordiais para uma comunicação efetiva. “Se você tem todo o potencial de uma dessas ferramentas e trata apenas como ‘mais um canal de comunicação interna’ é preciso repensar a estratégia e ajustá-la. Investir em canais que coloquem os times no centro do processo de comunicação garante mais proximidade e engajamento”, comenta. 

De acordo com a pesquisa do Grupo BWG, 33% das pessoas acreditam que essas plataformas se tornaram um canal para comunicação interna mais assertivo e 28% acreditam que estes meios estão ganhando ainda mais relevância em todo processo, o que mostra a relevância delas nesse novo cenário. Ainda segundo o estudo, mais de 90% dos respondentes disseram que essas redes sociais facilitaram a comunicação e os fluxos de trabalho durante a pandemia e 46% acreditam que melhorou a comunicação entre as pessoas do time. 

“A comunicação entre áreas é um dos grandes problemas que costumamos levantar nos diagnósticos de comunicação das empresas e a tecnologia pode ser um potencializador para conectar as áreas. A ideia é usar esses canais para a atração e integração do time, fazendo isso de forma contínua e integrada. O ideal é que as empresas usem plataformas que acolham suas ideias, impulsionem suas campanhas e traga o verdadeiro ROI de comunicação. Esse é um caminho forte e eficaz”, afirma Costa. 

Para ter acesso ao estudo completo acesse: https://materiais.bwg.com.br/report-rsc-2020

Tags: pesquisasredes sociais

Posts Relacionados

Nielsen apresenta Relatório Anual de Marketing que aponta tendências e desafios para o setor
Pesquisa e Dados

Nielsen apresenta Relatório Anual de Marketing que aponta tendências e desafios para o setor

...

Instituto Mestre GP inicia 4ª edição da pesquisa de mercado sobre gestão em comunicação e marketing
Pesquisa e Dados

Instituto Mestre GP inicia 4ª edição da pesquisa de mercado sobre gestão em comunicação e marketing

...

Maior pesquisa de beleza do Brasil revela tendências de consumo de homens e mulheres em 2022

Maior pesquisa de beleza do Brasil revela tendências de consumo de homens e mulheres em 2022

Presença do tema ESG nos perfis das redes sociais mostra gargalos e tropeços das empresas no tratamento dos temas

Presença do tema ESG nos perfis das redes sociais mostra gargalos e tropeços das empresas no tratamento dos temas

A alta produtividade está relacionada à síndrome de burnout, diz cientista

A alta produtividade está relacionada à síndrome de burnout, diz cientista

Esporte, despesas e dinheiro foram os temas mais buscados pelos brasileiros no Google na primeira semana de 2022, aponta Web Estratégica

Esporte, despesas e dinheiro foram os temas mais buscados pelos brasileiros no Google na primeira semana de 2022, aponta Web Estratégica

Crise da Covid-19 aumenta número de jovens das classes C e D que largam estudos para ajudar em casa, revela pesquisa Go2Mob/FirstCom

Crise da Covid-19 aumenta número de jovens das classes C e D que largam estudos para ajudar em casa, revela pesquisa Go2Mob/FirstCom

2022: Metade da população espera ganhar mais dinheiro, revela pesquisa

2022: Metade da população espera ganhar mais dinheiro, revela pesquisa

Próximo
Serasa cria ação de dia das bruxas para anunciar Feirão Serasa Limpa Nome

Serasa cria ação de dia das bruxas para anunciar Feirão Serasa Limpa Nome

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 5.5k Assinantes

ABC Trends

  • Margarina Qualy Vegê chega aos mercados apenas com ingredientes naturais

    Margarina Qualy Vegê chega aos mercados apenas com ingredientes naturais

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Grupo Primo lança Staart, plataforma de educação em tecnologia, com apoio da Logitech

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • CATUPIRY® lança linha de queijos e manteigas na APAS Show 2022

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • CRS Brands lança a nova promoção do Vinho Dom Bosco na Apas Show 2022

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Experiências presenciais imersivas são a nova aposta do varejo para intensificar a troca entre o digital e o físico

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

maio, 2022

WEBINAR ABCCOM - A SAÚDE NOS NEGÓCIOS DA SAÚDE. O PAPEL DO MARKETING E DA COMUNICAÇÃO

qui05mai08:0009:00WEBINAR ABCCOM - A SAÚDE NOS NEGÓCIOS DA SAÚDE. O PAPEL DO MARKETING E DA COMUNICAÇÃO08:00 - 09:00 Youtube ABCCOM

Detalhes do Evento

Todo mês a ABCCOM traz um webinar diferente com um tema relevante para o seu negócio na área de marketing e comunicação.

Detalhes do Evento

Todo mês a ABCCOM traz um webinar diferente com um tema relevante para o seu negócio na área de marketing e comunicação.

Horário

(Quinta-feira) 08:00 - 09:00

Localização

Youtube ABCCOM

Organizador

ABCCOMABCCOM Marketing Communitycontato@abccom.com.br

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X