A Unilever Food Solutions (UFS) lançou no último dia 10 de abril, o relatório anual de tendências, Menus do Futuro 2024, que apresenta as oito tendências globais que estão moldando o setor de food service. O segundo relatório produzido pela UFS apresenta receitas, insights e dicas práticas extraídas da experiência de 250 chefs internos da UFS e do feedback de mais de 1.600 chefs profissionais em 21 mercados, com o objetivo de ajudar os operadores de serviços de alimentação em todo o mundo a atender às necessidades dos clientes.
Os chefs poderão baixar gratuitamente o livro neste link e conferir as mudanças, já esperadas, como integração do menu a base de vegetais, a maximização de ingredientes para diminuição de desperdício de alimentos e uma combinação de sabores inusitadas.
O relatório de tendências está dividido em Choque de Sabores, Menus de Baixo Desperdício, Abundância Local, Comida Afetiva e Moderna, O Poder da Proteína Vegetal, O Novo Compartilhar, Vegetais Irresistíveis e Comida que Faz Bem.
O Menus do Futuro 2024 traz um relatório completo baseado no comportamento da Gen Z e seus gastos substanciais em restaurantes, escolha de menus através de redes sociais e como essas escolhas afetam as experiências gastronômicas ao redor do mundo. O relatório destaca a demanda dessa geração por choque de sabores, caracterizado por combinações inesperadas de sabores e reviravoltas em pratos clássicos, exemplo disso é a incorporação de molhos mexicanos para criar massas modernas.
Para ajudar os chefs a criarem essas combinações de sabores surpreendentes, a UFS oferece a seus clientes técnicas fundamentais, como defumação, decapagem e fermentação, como forma de combinar diferentes sabores e texturas, bem como produtos que proporcionam sabor e reduzem o tempo de preparo. Devido a essa demanda por auxiliares de cozinha, os caldos e temperos da Knorr Professional cresceram 15% no ano passado.
Com 48% da Geração Z considerando a responsabilidade ambiental ou a sustentabilidade de um produto ou serviço como o fator mais importante ao tomar uma decisão de compra, os chefs também estão observando um aumento na demanda por Menus de Baixo Desperdício. Em face das preocupações com a sustentabilidade, 65% dos operadores de serviços de alimentação consideram essa tendência a mais relevante e esperam que ela cresça. Para ajudar os chefs a cumprir essa meta, a UFS fornece técnicas sobre como utilizar os ingredientes integralmente, incluindo dicas sobre o uso de sobras e aparas para criar pratos secundários.
Quando se trata de oferecer itens de cardápio à base de vegetais, apesar dos relatos de que o veganismo está em declínio, os clientes continuam a buscar mais variedade em suas opções de refeições, com o relatório destacando os Vegetais Irresistíveis como uma tendência contínua. A Geração Z é a mais propensa a se interessar por opções vegetarianas, veganas e de alimentação consciente. Para ajudar os chefs a oferecer opções a base de plantas que não comprometam o sabor, a UFS observou um aumento na demanda pela Maionese Hellmann’s Vegana, que teve um crescimento anual composto de 50% nos últimos dois anos.
Adriana Vichino, diretora de Marketing da Unilever Food Solutions na América Latina, afirma que o contexto do food service é desafiador, mas que o relatório foi criado para auxiliar cada chef independentemente do tamanho do seu negócio. “Hoje em dia, manter os menus dentro das tendências, face a um consumidor em constante mudança, é um grande desafio. Soma-se a isso toda a dificuldade de gerenciar custos elevados e equipes pequenas. É neste contexto que trazemos as 8 tendências globais da gastronomia para o ano de 2024”.
“Este foi um trabalho realizado pela Unilever Food Solutions em colaboração com parceiros externos. Foram entrevistados mais de 1.600 Chefs de 21 países diferentes, foram mapeadas mais de 77 mil palavras relacionadas dentro do universo digital e das tendências das principais casas de aromas internacionais. A partir destas fontes foram identificadas as 8 tendências e os nossos mais de 250 Chefs de todo o mundo traduziram-nas em receitas, técnicas culinárias, ingredientes e artigos para que cada chef as possa executar”, conclui.
A UFS está ajudando os chefs a aproveitar essas tendências de cardápio, fornecendo inspiração de receitas, treinamento culinário e produtos profissionais para mais de 3 milhões de operadores de serviços de alimentação em todo o mundo, contribuindo para o crescimento de dois dígitos dos negócios da UFS em 2023.