Nesta terça-feira, dia 27, representantes de seis marcas estiveram reunidos junto a executivos do Twitter no escritório da empresa em um evento que falou sobre a importância dos esportes – e do futebol – na plataforma.
No encontro, que contou com a participação de Cadu Aun (diretor comercial do Twitter no Brasil), Marcela Doria (diretora de pesquisa do Twitter para a América Latina) e Pitter Rodriguez (diretor de parcerias de conteúdo de esportes do Twitter para a América Latina) foram apresentados dados e insights inéditos sobre o assunto.
O Jogada do Marketing esteve presente no evento e acompanhou de perto as apresentações que mostraram todos os dados sobre o futebol. Ao final da apresentação, os presentes assistiram à vitória do Brasil sobre a Alemanha por 1 a 0 em um telão montado especialmente para isso.

Temas relacionados a esportes despertam grande interesse no Twitter: em todo o ano passado, foram contabilizados quase 280 milhões de Tweets sobre esportes no Brasil. Todos os dias, torcedores, atletas, times, produtores de conteúdo e marcas se conectam e se engajam em conversas sobre as mais diferentes modalidades, principalmente o futebol.
Segundo pesquisa realizada pelo IBOPE Repucom, 62% de todas as conversas sobre esportes nas plataformas digitais acontecem no Twitter e 88% dos fanáticos por esportes na plataforma têm interesse na #CopaDoMundo.

E as notícias sobre futebol despertam a curiosidade dos usuários, que vão ao Twitter em busca de conteúdo em tempo real para comentar sobre o que está acontecendo. Durante o sorteio dos grupos para a Copa, por exemplo, foram contabilizados 2,3 milhões de Tweets no mundo, enquanto o volume de conversas sobre Neymar na semana do anúncio de sua lesão chegou a 1,3 milhão de Tweets.
Em meio a este contexto, Ambev, Itaú, McDonald’s, Uber, Unilever e Vivo foram as seis marcas que estiveram presentes no evento e contam com ativações especiais no Twitter para participar das conversas sobre futebol. No caso da Ambev, as ações acontecerão pelas contas de Brahma, Budweiser, Guaraná e Gatorade.
Para engajar com os consumidores em tempo real, as marcas têm acesso à consultoria das áreas de Estratégia de Marca, Parcerias de Conteúdo e Pesquisa do Twitter, além de Niche (comunidade do Twitter que une criadores de conteúdo às marcas e cria coesão entre suas personalidades e as mensagens dos anunciantes).
Para conhecer boas práticas de campanhas no Twitter, algumas dessas marcas estiveram recentemente em Nova York para uma imersão na plataforma. Além disso, todas elas participarão de treinamentos de live studio e da ferramenta de publicidade para o monitoramento das campanhas, além de consultoria de conteúdos e formatos.
Para outros anunciantes que também querem aproveitar o momento para se conectar com os consumidores, o Twitter vai oferecer workshops de abril a junho com quatro abordagens principais:
- Gerenciamento de campanhas em busca de um melhor desempenho
- Soluções disponíveis de acordo com os objetivos da marca
- Dados sobre o comportamento do consumidor
- Como capturar grandes momentos para entrar nas conversas em tempo real com o seu público
Veja outros dados de pesquisas que relacionam Twitter e esportes:
- 94% dos usuários brasileiros do Twitter planejam assistir à Copa
- 82% deles pretendem ver os jogos pela TV; 30% deles pretendem assistir via streaming
- 83% dos usuários brasileiros do Twitter planejam seguir as conversas sobre a #Copa na plataforma
- Entre os usuários do Twitter que são fãs de esporte, 92% leem Tweets sobre o assunto pelo menos semanalmente, e 83% Retweetam conteúdos publicados por pessoas, times ou eventos relacionados a esportes com a mesma frequência
- Entre os usuários do Twitter no Brasil que são fãs de esportes, 73% são mais propensos a se lembrar de marcas que compartilham conteúdos relacionados a esportes na plataforma; e 68% são mais propensos a comprar produtos e serviços de marcas com esse tipo de iniciativa
Tipos de conteúdo que os usuários do Twitter que são fãs de esportes gostariam que as marcas publicassem:
- Melhores momentos (46%)
- Entrevistas (39%)
- Atualizações de pontos/classificação (37%)
- Dados e estatísticas (35%)
- Análises (35%)