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Twitter Brasil divulga campanhas que se destacaram no terceiro trimestre de 2019

Clear Shampoo, Ford Brasil, Guaraná Antarctica, Itaú, McDonald's Brasil, Natura e Spotify Brasil fazem parte da lista.

Da redação ABC da Comunicação by Da redação ABC da Comunicação
15/10/2019
in Digital, Mídias Sociais
0 0
Twitter Brasil divulga campanhas que se destacaram no terceiro trimestre de 2019

twitter.com/naturabroficial/status/1177614612893700096

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O Twitter Brasil divulga nesta terça-feira (15) a lista com as campanhas de marcas que souberam aproveitar os diferenciais da plataforma para transmitir sua mensagem à audiência de maneira criativa, impactante e efetiva durante o terceiro trimestre de 2019. As marcas selecionadas foram Clear Shampoo (@ShampooClear), Ford Brasil (@FordBrasil), Guaraná Antarctica (@guarana), Itaú (@itau), McDonald’s Brasil (@McDonalds_BR), Natura (@naturabroficial) e Spotify Brasil (@SpotifyBR).

A cada trimestre, o Twitter apresenta as campanhas de destaque na plataforma no período divididas em três pilares: estratégia de marca, estratégia de conteúdo e boas práticas de conteúdo em vídeo e uso de mídia. Em cada uma das categorias, o Twitter elenca duas marcas que souberam fazer o melhor uso da plataforma para trazer conteúdos de qualidade e se conectar com os consumidores. O levantamento interno aponta ainda uma campanha que reuniu os elementos dos três pilares.

Confira as marcas que se destacaram no Twitter no Brasil entre julho, agosto e setembro de 2019, divididas por pilares:

Estratégia de marca

(Marcas que foram capazes de analisar o comportamento do consumidor a partir das conversas no Twitter e aproveitaram a oportunidade para construção de marca na plataforma)

Natura (@naturabroficial)

Como parte de sua estratégia para rejuvenescer a marca e estabelecer uma conexão com o público jovem, a Natura contou com o apoio do Twitter Next, time responsável por atuar em parceria com marcas e agências para desenvolver estratégias e criar experiências com foco nas pessoas e seus interesses, para orientar o trabalho de uma nova equipe dedicada ao engajamento da Natura em tempo real no Twitter. A partir dessa parceria, a estratégia da persona ‘Nat’ foi revista. ‘Nat” é uma influenciadora digital 3D super antenada, a favor da diversidade e sustentabilidade que dá ‘cara’ ao perfil da marca na plataforma desde março de 2019. Para o Rock in Rio, ‘Nat’ fez a cobertura do evento de forma inédita, postando fotos e Tweets em tempo real. O público passou a se identificar e se conectar com a ‘Nat’, interagindo em conversas na plataforma de maneira genuína.

Guaraná Antarctica (@guarana)

A campanha #CoisaNossa, do Guaraná Antarctica, mergulhou na cultura dos memes brasileiros para participar das conversas no Twitter de maneira orgânica e colaborativa, reforçando a criatividade, a alegria e a atitude que é original do Brasil. A marca fez uma imersão no universo dos memes para adaptar sua linguagem e entender as criações mais divertidas feitas pelas pessoas, selecionou perfis de influenciadores com relevância no Twitter para amplificar sua mensagem e apostou na regionalidade, resgatando o conceito do “orgulho de ser brasileiro”. Como parte da campanha, as pessoas podiam criar memes de acordo com os desafios propostos pelos influenciadores. Os autores dos melhores memes ganharam prêmios em dinheiro.

Estratégia de conteúdo

(Marcas que utilizaram criadores de conteúdo para estabelecer uma conexão com a audiência e levar sua mensagem de forma natural e autêntica)

 

McDonald’s Brasil (@McDonalds_BR)

McDonald’s criou e lançou a campanha “Fome de Mc” com base numa conversa que já era forte entre os brasileiros, principalmente no Twitter. A partir do insight de que as pessoas na plataforma manifestavam naturalmente sua vontade específica de comer no Mc, a equipe de Art House reuniu um time de creators para impulsionar a conversa e contar como eles se sentem quando estão com “FomeDeMc” . Com olhares diversos, os creators utilizaram memes, ilustrações, quadrinhos e até maquiagem para contar o que é a tal “FomeDeMc”, contextualizando com alguma coisa que estava acontecendo no momento. Neste lançamento de campanha, em parceria com a DPZT (@agenciadpzt), McD não só entrou, mas começou uma conversa através de uma linguagem divertida, se conectando com o target jovem de maneira poderosa.

Clear Shampoo BR (@ShampooClear)

Para conversar como o público fã de games de forma próxima e verdadeira, a (@ShampooClear) lançou o desafio #DesafioClear. A marca convidou dois grandes nomes do mundo dos e-sports, YoDa (@StoneDYooDa) e ziGueira (@canalzigueira), para fazer transmissões ao vivo de seus jogos e convocou o público do Twitter para palpitar sobre quantas vezes eles coçariam suas cabeças durante a transmissão. Como prêmio, o vencedor que acertou o número ganhou um computador gamer completo. As peças da campanha foram go/desenvolvidas por um criador que é gamer e conhece o público-alvo, o que permitiu que a Clear transmitisse as mensagens de seu shampoo anticaspa com naturalidade. Foram criados também emojis com as caricaturas dos jogadores, ativados por meio das hashtags #DesafioClearZigueira e #DesafioClearYoda.

 

Boas práticas de vídeo e uso de mídia

(Marcas que foram bem-sucedidas no uso das boas práticas de conteúdo em vídeo e de mídia)

Ford Brasil (@FordBrasil)

Com o objetivo de destacar as principais qualidades do novo modelo Ecosport, a Ford contou com apoio do time de ArtHouse (área do Twitter que auxilia marcas a criar diferentes conteúdos para a plataforma e se conectar com a audiência) para a produção de vídeos que fossem capazes de demonstrar sensorialmente as vantagens de dirigir o veículo. Com vídeos curtos de 12 segundos e Tweets assertivos que ajudam a complementar a mensagem, a marca atingiu a audiência da plataforma de maneira criativa e efetiva. A campanha teve a mídia dirigida pela GTB.

 

Spotify (@SpotifyBR)

A campanha #SoFaltouAquela, criada pela agência CuboCC para o Spotify, usou diversos formatos em vídeo no Twitter para se conectar com a audiência que fala sobre música na plataforma. Com vídeos de até dez segundos que passavam a mensagem mesmo sem som, a marca aproveitou as conversas sobre Rock in Rio para dizer que o festival continuava no Spotify, onde estão disponíveis as músicas de que os fãs sentiram falta ao longo dos shows.

 

Destaque do trimestre

(Marca que apresentou bom uso das estratégias de conteúdo e marca, além de boas práticas de mídia)

Itaú (@itau)

A mensagem do Itaú no Rock in Rio foi focada em respeitar as diferenças e aproximar as pessoas. A partir deste conceito, a campanha #BusqueAsDiferenças deu o tom dos conteúdos feitos por criadores com diferentes vivências, contextos e estilos. Os conteúdos da campanha, criados 100% em tempo real, tiveram três frentes: 1. Squad Itaú – cobertura do evento pela visão de um time diverso e que realmente abraça as diferenças; 2. Drops audiovisuais – com alto apelo estético e criativo, vários videomakers se espalharam por cantos e ativações do festival para captar o sentimento do Rock in Rio, abrindo e fechando o dia com conteúdos de alto impacto e efeitos visuais; 3. Cobertura Live – aproveitando os shows e apresentações surpresa realizados na Arena Itaú, os criadores realizaram transmissões ao vivo, como a do show da cantora Duda Beat, levando a experiência dos espaços do Rock in Rio para quem estava em casa – além de captação do backstage, depoimentos dos artistas e da reação do público. Além disso, conteúdos foram produzidos, editados e finalizados em tempo real. As ações, feitas em conjunto pelo time do Itaú e a agência Mutato, com apoio da Africa, além de produtoras parceiras, permitiram que a marca trabalhasse suas ativações com criatividade e no momento certo, aproveitando as atenções voltadas ao Rock in Rio.

 

Tags: Digitaltwitter

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