Apesar da queda acentuada na produção da última safra de milho e soja devido a fatores climáticos, o Brasil continua sendo o 4º maior produtor de grãos do mundo, considerando arroz, trigo, milho, soja e cevada, ficando atrás apenas da China, EUA e Índia. As projeções de recuperação da produtividade dos grãos, segundo a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento -, são positivas e apontam para uma próxima colheita de 308 milhões de toneladas.
Em paralelo, existe um mercado em potencial, chamado de “não-agro”, que vem apresentando crescimento nos últimos anos. E é justamente nesse setor que a Tmov, principal marketplace na oferta e demanda de cargas fechadas do Brasil, vem também se destacando. Ao longo do último ano, a empresa acompanhou um crescimento acentuado de 76% no volume de carregamentos de categorias de produtos não-agro, como biomassa, minério de ferro, álcool, cimento, pedra brita, metal, etanol, entre outras. Essa busca constante por mais diversificação é estratégica para a empresa para manter a taxa de crescimento e ser um parceiro atrativo e interessante para o mercado.
Igor Figueiredo, Diretor Comercial da Tmov, explica que, “no início do ano passado, por tudo o que havia sido construído internamente, vimos que a nossa solução poderia ser muito aderente a diferentes mercados e resolvemos explorar e testar essa hipótese. Definimos metas e fomos atrás de novos clientes e novos mercados e o resultado foi muito positivo em termos de expansão”.
Adicionalmente, a companhia apostou em abrir a solução para o mercado, tornando o Tmov um marketplace amplo e transacional de fretes. O modelo funciona de maneira similar a um e-commerce, ou seja, trata-se de um espaço livre no qual transportadoras e indústrias que contratam diretamente seus caminhoneiros podem ofertar seus fretes para mais de 150 mil caminhoneiros cadastrados e usufruir de todos os benefícios e ganhos que a plataforma proporciona.
“Bateu a marca de 1 milhão de toneladas carregadas pelo aplicativo no marketplace de janeiro a agosto de 2022. Tmov é o único no mercado 100% transacional. O parceiro divulga, contrata e executa todos os processos exigidos em um transporte de cargas dentro do mesmo lugar e da mesma plataforma, eliminando riscos, reduzindo custos e garantindo compliance na operação”, diz Figueiredo, que passou por grandes empresas do setor, como VLI Logística, Vale e Trato.
A logtech é mais que um player especializado no transporte de cargas fechadas para o agronegócio. “Ainda temos um espaço imenso para crescimento nesse setor, por tudo que representa no Brasil e continuamos apostando muito aqui. Do outro lado, estamos fortemente focados em diversificação e acreditamos que a nossa solução tem um potencial imenso também para outros mercados”, diz o executivo.
Solução e entrega de ponta a ponta
Tmov resolve uma dor latente da relação entre embarcador e caminhoneiro em uma solução “one stop shop“, ou seja, uma empresa que oferece múltiplos serviços, concentrando tudo em um mesmo lugar. “Somos o único no mercado brasileiro que faz isso. Quando levamos uma solução para um cliente embarcador ele sabe que tudo que precisa para realizar o transporte do ponto A ao ponto B está ali, sem necessidade de grandes integrações, custos e tempos longos para começar a operar, e isso faz toda a diferença”, argumenta.
Já para o caminhoneiro, é possível, dentro de casa, resolver todas as questões pertinentes à sua jornada diária em um único aplicativo, de cadastro a documentação da viagem, meio de pagamento e vale pedágio. Segundo Figueiredo, “esse mix de serviços deu combustível para a Tmov explorar e crescer em mercados não-agro rapidamente. Com a união do transporte/carregamentos, parcerias estratégicas e o próprio marketplace, a empresa trabalha para crescer em diferentes segmentos e indústrias. “Temos uma solução única que nos permite atuar e resolver dores de embarcadores e caminhoneiros em diferentes segmentos”, finaliza.