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TikTok Shop estreia no Brasil: como as marcas devem se preparar para aproveitar o novo canal de vendas?

Especialista com experiências internacionais oferece recomendações para empresas; plataforma deve ser ativada no país em maio

Redação ABCCOM by Redação ABCCOM
09/05/2025
in Mercado
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TikTok Shop estreia no Brasil: como as marcas devem se preparar para aproveitar o novo canal de vendas?
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O TikTok Shop chegou oficialmente ao Brasil nesta quinta-feira (8), marcando uma nova fase do e-commerce nacional. A funcionalidade, que transforma a rede social em um shopping virtual completo, já movimentou cerca de US$ 33 bilhões globalmente em 2024, segundo dados da Statista — e promete impactar fortemente a forma como os brasileiros compram e vendem online.

Para Henrique Troitinho, CEO da Score Media, agência de inovação em marketing digital com foco em brandformance, o potencial da plataforma no país é vasto. “O Brasil possui uma das maiores audiências em redes sociais do mundo e, ao mesmo tempo, é um dos países que mais consome no varejo online. O TikTok Shop será a junção de duas coisas que os brasileiros fazem com frequência, consumir conteúdo e comprar pela internet. É possível que essa novidade se torne um dos principais canais de vendas por aqui”, comenta.

O profissional destaca que ter sucesso na plataforma exigirá mais do que apenas se cadastrar e começar a vender. Será necessário para as marcas realizarem a integração de pedidos e produtos com controladores de estoque, uma curadoria de influenciadores para associar à loja, criação de um modelo de comissionamento, estratégia de crescimento de seguidores, criação de conteúdos de vídeo “Tiktok First” e gestão de Tiktok Ads com foco em vendas. “O espaço será extremamente competitivo. Quem não se preparar em todas as frentes ficará para trás”, ressalta Henrique.

A partir da experiência com clientes e dos cursos da agência voltados especificamente para o TikTok, o CEO separou algumas recomendações importantes para quem vai começar a se preparar.

1. Conteúdo é o motor das vendas

“É preciso entender que a produção de conteúdo está diretamente ligada ao shop. É por meio dos vídeos e lives que os produtos ganham visibilidade, despertam interesse e geram desejo de compra”, explica Troitinho. 

Conteúdos bem produzidos, que mostram os benefícios do produto de forma criativa, autêntica e com linguagem alinhada ao público da plataforma, têm mais chances de viralizar, alcançar novos usuários e converter visualizações em vendas. Além disso, o conteúdo funciona como uma vitrine dinâmica, capaz de educar, entreter e persuadir o consumidor no mesmo espaço onde ele já está engajado. A velocidade de produção e capacidade de participar de trends também é fundamental neste contexto.

2. Mídia paga como acelerador

“Os anúncios de produtos no TikTok funcionam de maneira parecida com os anúncios do Google Shopping, portanto marcas que já trabalham com essa ferramenta devem se familiarizar rapidamente”, indica Henrique.

Além de servir como acelerador de vendas no próprio TikTok Shop, a estratégia de mídia paga pode ser aplicada por meio de outra técnica: impulsionando conteúdos de creators parceiros. Assim, cria-se um ecossistema de incentivo de conteúdos feitos pela comunidade que então geram vendas para a loja.

3. Integração entre Marketing, Vendas e Tecnologia

As áreas de Tecnologia, Marketing e Vendas são as principais a trabalharem juntas para garantir o sucesso da marca na plataforma. São essas equipes que podem controlar os pedidos, estoque, ajustes técnicos e de estratégia, e que deixam o processo com a fluidez necessária.

“No mercado brasileiro há uma falta de familiaridade com o formato que o TikTok Shop apresenta, um receio de investir em algo novo. Nossa cultura digital ainda está se adaptando, por exemplo, ao uso de vídeos ao vivo como canal principal de conversão, algo que países como a China já tem como parte central da estratégia de e-commerce. É provável que os próximos anos sejam de transformação no mundo de vendas online, seguindo as tendências globais. As marcas não podem esperar para seguir esse fluxo”, conclui Troitinho.

Tags: mercado

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