Reforçando um dos principais pilares das diretrizes globais de sustentabilidade da empresa, a Ticket, marca de benefícios de refeição e alimentação da Edenred Brasil, deu suporte, durante o ano de 2020, à 18 projetos sociais e culturais desenvolvidos por ONGs e entidades parceiras por meio da Lei de Incentivo Fiscal. Ao todo, R$ 3 milhões foram direcionados aos projetos.
A marca concentrou o apoio a iniciativas alinhadas aos pilares cultura, educação e formação para o mercado de trabalho, alimentação, esporte e estilo de vida, inclusão e assistência social, e intercâmbio cultural entre Brasil e França. Ao todo, seis projetos em cultura, quatro em esporte, quatro pelo Fundo da Criança e outros quatro direcionados a idosos receberam incentivo da empresa. “Atuar sempre para multiplicar os benefícios e auxiliar na promoção de oportunidades mais igualitárias aos cidadãos é uma das missões da Ticket. Saber que mais de sete milhões de pessoas foram impactadas pelos projetos é motivo de muito orgulho e um incentivo para seguirmos nessa jornada juntos”, comenta Felipe Gomes, Diretor-Geral da Ticket.
Entre os projetos culturais que receberam o aporte da marca, está a exposição presencial e virtual no Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza (Unifor), promovida pela Fundação Edson Queiroz, que reuniu 82 obras do artista Stênio Burgos. Houve, também, apoio à terceira edição do Cine Autorama, um circuito itinerante e gratuito de exibição de filmes nacionais e internacionais no modelo drive-in (exibição ao ar livre).
No pilar Intercâmbio cultural Brasil-França, a Ticket apoia a programação de 2021 do Centro Cultural da Aliança Francesa, que, com uma programação 100% online no 1º semestre, já realizou peças de teatro, encontros com temas variados como feminismo e escravidão, sarau seguido de debates e oficinas. Já entre os projetos voltados à educação e formação para o mercado de trabalho, destaca-se os incentivos ao Instituto Nordeste Cidadania (INEC) e ao Instituto Ser+, apoiados por meio do Fundo da Infância e da Adolescência. Entre eles, o LabInec, em Maracanaú, projeto que visa a formação de novos talentos e da inclusão digital e social de alunos de escolas públicas entre 10 e 17 anos e o “Ser + Digital”, que promove o desenvolvimento social e profissional de 160 adolescentes, entre 15 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social em São Paulo.
A Ticket também patrocinou o Festival Fartura, criado para fomentar discussões sobre a gastronomia e celebrar a boa mesa, que aconteceu de forma online em 2020. O projeto reúne chefs, produtores, aulas interativas e as melhores receitas para o público, além de shows e apresentações virtuais. Na área de alimentação, a empresa apoiou, ainda, o Projeto Passos da Longevidade do Banco de Alimentos de Porto Alegre e a ONG Projeto Arrastão com a formação de jovens em técnicas de gastronomia, preparando-os para o mercado de trabalho.
O projeto Lado a Lado com foco em empreendedorismo social, o Instituto Anima (Universidade Aberta à Pessoa Idosa – Escola de Maturidade), o Fundo do Idoso de Belo Horizonte para combate à Covid-19, o Projeto Cidadania, Pão e Inclusão do Projeto Caminhando Juntos em parceria com o ChildFund Brasil, e o Espaço Intergeracional Gastronômico, da Casa dos Velhinhos Ondina Lobo, Ladies Running, Girl Power, Academia Pérolas Negras, da ONG Viva Rio, e a Reação Olímpico, do Instituto Reação, completam a lista de iniciativas incentivadas pela Ticket. “A seleção dos projetos apoiados ao longo do ano está alinhada à nossa missão de melhorar a vida das pessoas e promover o bem-estar, por meio de uma alimentação saudável e de ações relacionadas à promoção e a preservação da saúde geral”, ressalta Felipe.