ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Tecnologia, ESG e o Capitalismo de Stakeholders

Artigos Especiais ABC by Artigos Especiais ABC
26/10/2021
in Artigos Especiais
0 0
Tecnologia, ESG e o Capitalismo de Stakeholders
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Cristovão Wanderley Sócio-diretor da Stratlab e Especialista em Tecnologia e Dados

Segundo o Google Trends, no último ano houve um aumento de 400% no número de buscas pelo termo ESG. A sigla, do inglês Environmental, Social and Corporate Governance, que já foi assunto de outras publicações minhas, aponta preocupações ambientais, sociais e de governança corporativa como práticas mandatórias para as empresas do século XXI.

As consequências da pandemia de Covid-19 tornaram drasticamente visíveis uma série de falhas sistêmicas e, aliadas às pautas econômicas e climáticas que têm emergido na última década, convocaram o capitalismo à reflexão sobre seu modus operandi. Humanização de processos e responsabilidade social já não são diferenciais, mas sim soluções obtidas para reestruturar os valores da máxima liberal que imperou na segunda metade do século XX.

No entanto, palavras ao vento não são o bastante. Bem como promessas de melhoria não são suficientes para conquistar a atenção de consumidores e investidores. As cobranças por governanças transparentes exigem que as empresas disponibilizem dados e indicadores que comprovem a efetividade de suas ações. E é nesse ponto que a tecnologia se anuncia como parte fundamental para a concretização das estratégias em ESG.


Capitalismo de Stakeholders e a revolução ESG

Até agora, a Global Sustainable Investment Alliance estima que são 31 trilhões de dólares vertidos para investimentos responsáveis, representando 36% dos ativos totais. E os números crescem exponencialmente. Diferente da proposta do passado recente, a dessa nova fase do capitalismo não dá enfoque aos acionistas e ao retorno de investimentos.

Muito pelo contrário, para que o retorno seja conquistado é preciso que as empresas supram os interesses de outros stakeholders como comunidades locais, companhias da cadeia produtiva e funcionários, para citar alguns. Empresas que implementam as práticas ESG minimizam problemas legais, aumentam a produtividade e, portanto, otimizam os investimentos.


Novas propostas, novas práticas – A tecnologia a serviço

Os investidores querem comprovações das ações promovidas e, nesse contexto, a transparência de dados é um fator crucial. Aliás, são muitos os softwares que hoje em dia entregam indicadores, scores, analytics e pesquisas para garantir a eficiência dos planos de ação. Apesar disso, a entrega desses indicadores têm sido o ponto cego da maioria das empresas, que ainda carecem de tecnologia integrada em seus sistemas.

Embora o Brasil esteja caminhando a passos curtos nessa corrida, um estudo realizado pelo Distrito Dataminer aponta que existem 740 startups que atuam nesse segmento. O B2B faz parte dessa contagem. O sucesso desse movimento, que só em 2021 já recebeu cerca de 89,8 milhões de dólares, se deve às análises preditivas, uma combinação de fórmulas matemáticas e estatísticas que coleta dados em tempo real e cria prognósticos, evitando riscos.

A tecnologia, portanto, não se resume na utilização de aparatos para reduzir impactos ambientais. Ela deve, também, fazer parte do corpo funcional de uma corporação que projeta suas estratégias e conta com a digitalização para garantir o sucesso de suas propostas.


ESG na prática – quais são os primeiros passos?

Integrar políticas ESG inclui planejamento, estrutura e comprovação, configurando, assim, a criação de um organismo complexo. No entanto, no que diz respeito à tecnologia, existem etapas fundamentais que podem nos preparar para esse novo universo que, além de importante e necessário, será uma realidade para as empresas do futuro.

A modernização da infraestrutura de TI é uma etapa imprescindível tanto para obter mais eficiência cotidiana como para facilitar os processos de seus colaboradores. Ao gerarem maior bem-estar na execução de tarefas, aparelhos atualizados promovem menor gasto de energia elétrica. Esse passo, por consequência, também possibilitará a dinamização de demandas.

É um investimento que devolverá a você mais tempo útil e, principalmente, viabilizará a integração sistêmica. Um ponto crucial para melhorar a qualidade dos serviços prestados e para identificar se suas propostas estão sendo efetivadas por meio do monitoramento e coleta de dados.

Pode parecer bobagem, mas preparar tecnologicamente sua empresa é a iniciativa necessária para acolher não só a realidade ESG, como também tudo aquilo que o mundo está preparando para o funcionamento corporativo. A jornada é longa, porém 100% válida se o seu objetivo é cuidar do mundo e do futuro do seu negócio. Essa é a chance de estar de acordo com o nosso tempo e implementar tecnologia a favor da humanização.



Sobre Cristovão Wanderley

Cristovão Wanderley é sócio-diretor geral da Stratlab Inteligência Digital, responsável por inovação, estudo de tendências de tecnologia e adoção de novas ferramentas, além de desenvolver estratégias de negócio por meio do marketing digital.

Faz a análise de dados dos clientes e seus concorrentes, transformando essas informações em ações que resultam em aumento de ROI, receita e geração de leads.

Formado em Design Gráfico pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e com especialização em MKT, Comunicação, Gestão de Mídias Sociais, DMB, Digital Transformation & Big Data – todos pela Escola Superior de Propaganda e MKT (ESPM), Cristovão tem ainda larga experiência em Growth Strategy, SEO estruturado para vendas e Social Selling.

Tags: Artigos Especiais

Related Posts

Retail Media: o ponto de venda como protagonista da nova era da publicidade
Artigos Especiais

Retail Media: o ponto de venda como protagonista da nova era da publicidade

...

Setor industrial demanda marketing técnico para fechamento de negócios
Artigos Especiais

Setor industrial demanda marketing técnico para fechamento de negócios

...

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Até onde as marcas podem ir em busca do engajamento?

Até onde as marcas podem ir em busca do engajamento?

Retail media network: o varejo como protagonista da publicidade digital no Brasil

Retail media network: o varejo como protagonista da publicidade digital no Brasil

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação

Next Post
Bem-vinda primavera: Mattel lança bonecas com asas de borboleta

Bem-vinda primavera: Mattel lança bonecas com asas de borboleta

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual rede social você mais utiliza no seu dia a dia?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X