ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Tecnologia de inteligência artificial do Bradesco pode representar o começo do fim dos aplicativos?

Por Miguel Carbone, CEO da MC – The New World Technology, parceiro de sete títulos IBM Champion consecutivos e uma das maiores autoridades em IA, analytics, banco de dados e IoT do Brasil

Isabella Filippini by Isabella Filippini
29/09/2017
in Artigos Especiais, Comunicação, Digital
0 0
Tecnologia de inteligência artificial do Bradesco pode representar o começo do fim dos aplicativos?
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Quando Bradesco e IBM comunicaram a parceria entre as empresas, em 2014, poucos sabiam dizer o que estava em jogo e quais os resultados práticos trazidos pela união àquela altura.

Na verdade, começava ali a primeira e mais importante aliança entre uma instituição financeira brasileira e a empresa que lidera o processo de avanço e utilização da inteligência artificial em nível mundial, com o Watson.  De lá para cá, a ideia foi entender a tecnologia e treiná-la, primeiro internamente, para o auxílio dos colaboradores do banco, para depois de esgotar essa etapa, com a devida compreensão e aprendizado, lançá-la ao mercado externo, para atendimento e interface com o público final.

Fruto disso, surgiu a BIA (Bradesco Inteligência Artificial), que está sendo conhecida pelo cliente Bradesco agora, no aplicativo do banco, em formato de chatbot. As possibilidades de interação são quase ilimitadas, lembrando que, com o machine learning, o sistema está em frequente aprimoramento, sendo melhorado e tendo seus recursos e respostas aprimorados a cada dia.

Uma das principais vantagens que a tecnologia da BIA traz em relação às demais que estão disponíveis no mercado atualmente é o tempo de desenvolvimento e “de treinamento”. Já são quase três anos de trabalho. Como um agente cognitivo, toda a tecnologia baseada no Watson precisa deste timing para alcançar seu treinamento e maturidade. E parece que o Bradesco conseguiu isso.

Obviamente ainda falta a naturalidade e espontaneidade necessárias para alcançar níveis mais amigáveis de interação, comuns às interfaces baseadas em inteligência artificial mais amigáveis: tudo ainda soa um pouco robotizado e automático. Mas rapidamente veremos um avanço significativo nesse quesito.

Pessoalmente, eu acredito tanto no crescimento e solidificação das soluções cognitivas junto aos usuários, que arrisco afirmar: em alguns anos, esta tecnologia substituirá os aplicativos, grandes paixões mundiais, mas que já exibem sinais de cansaço e de estresse em relação à usabilidade. Para que instalar mais e mais aplicativos de todos os tipos, se novas, mais modernas e eficazes plataformas de inteligência artificial passarem a rodar em todos os meus sites preferidos?

Esse é o universo que se descortina à nossa frente. Futuro distante? Não. Talvez 5 anos, ou ainda menos. Todos prontos?

Tags: Inteligência Artificialtecnologia

Related Posts

Rico anuncia Tiago Leifert como embaixador em movimento que acompanha a maturidade da marca e proximidade com investidores
Campanhas

Rico anuncia Tiago Leifert como embaixador em movimento que acompanha a maturidade da marca e proximidade com investidores

...

Em nova campanha, Gino-Canesten® incentiva consumidores a “botarem a ‘ppk’ na mesa”
Campanhas

Em nova campanha, Gino-Canesten® incentiva consumidores a “botarem a ‘ppk’ na mesa”

...

Vans apresenta Ultrarange 2.0 para transformar o jeito de explorar a cidade

Vans apresenta Ultrarange 2.0 para transformar o jeito de explorar a cidade

Marisa Maiô estrela ação da OLX nas redes sociais

Marisa Maiô estrela ação da OLX nas redes sociais

Criada pela Calia, nova campanha para o Ministério da Saúde inspira, motiva e incentiva a doação de sangue regular

Criada pela Calia, nova campanha para o Ministério da Saúde inspira, motiva e incentiva a doação de sangue regular

“E aí, hoje sim?” Fernanda Lima reacende o debate sobre desejo e rotina e recebe convite bem-humorado da KY®

“E aí, hoje sim?” Fernanda Lima reacende o debate sobre desejo e rotina e recebe convite bem-humorado da KY®

Nio estreia com campanha “Internet nova, você leve” com Isadora Cruz como protagonista

Nio estreia com campanha “Internet nova, você leve” com Isadora Cruz como protagonista

Inter mostra que nem sereia precisa ficar “a ver navios” em novo filme da campanha “Tem Inter para Isso”

Inter mostra que nem sereia precisa ficar “a ver navios” em novo filme da campanha “Tem Inter para Isso”

Next Post
Novembro 4 produz revista para TAM

Novembro 4 produz revista para TAM

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Você acredita que o aumento do limite de caracteres do Twitter descaracteriza a rede social?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X