O mercado da construção civil sempre ganhou destaque pela atuação masculina, mas esse cenário tem mudado.Umexemplo disso é a construtora e incorporadora Tecnisa, que foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, com o selo Great Place To Work (GPTW) – ou “ótimo lugar para trabalhar”, em português. A conquista da certificação reflete o posicionamento diverso da empresa, que se destaca na promoção da igualdade de gênero e de orientação sexual.
Atualmente, o quadro de funcionários da empresa tem 506 colaboradores, desses 131 são mulheres, o que representa 26% do total. Nos cargos de liderança, tanto no escritório quanto nos canteiros de obras, a Tecnisa tem um contingente de 62 profissionais, dos quais 25 são mulheres, ou seja, 40% do corpo diretivo. Além disso, 10% de todo o time se identifica como não heterossexual, o que reflete o compromisso da empresa com a diversidade.
No mês em que se comemora o Dia das Mães, a gerente de Marketing e Relacionamento com Clientes, Stephanie Dornelles, fala sobre o cuidado da empresa com a maternidade. “A Tecnisa foi muito gentil durante a minha gravidez, licença maternidade e retorno. É um período tão delicado para as mulheres, e fica tudo mais leve quando a empresa dá suporte e apoio. Senti-me acolhida, eles pensaram e cuidaram de todos os detalhes”, diz.
Durante a gestação, Flavia Gomes, analista de PDV (ponto de venda), mudou de área e desenvolveu novas habilidades na empresa. “No período da licença maternidade, recebi apoio e respeito da equipe, o que me motivou a voltar ao trabalho. No retorno, fui bem recebida e reintegrada às atividades do departamento, como se o período de licença não tivesse ocorrido”, pontua.
De acordo com o presidente da Tecnisa, Fernando Tadeu Perez, é possível avançar rumo à equidade de gênero com práticas inclusivas no setor da construção civil. “Neste ano, os indicadores mais significativos do selo GPTW foram uma pontuação de 98 em Imparcialidade e Tratamento Independente de Orientação Sexual e Gênero na visão de cada área, além de 94 na visão geral da empresa, e de 92 em Orgulho de Trabalhar Aqui”, contextualiza.
Liderança feminina nos canteiros de obras
A gerente geral de Obras, Rosa Alice Sant’anna, foi a primeira engenheira civil a liderar um empreendimento na Tecnisa. Com quase 20 anos de trajetória na empresa, explica que o maior desafio foi superar a percepção de estar em um ambiente predominantemente masculino. “Quando trabalhamos com seriedade, honestidade e dedicação as pessoas nos enxergam como profissionais, independente do sexo. Hoje, há mais mulheres na construção civil e posso garantir que desempenham seu papel tão bem quanto os homens”, pontua.
Helena M. A. das Graças Silvera, engenheira civil sênior na Tecnisa, foi influenciada pelo pai, que era pedreiro, a seguir sua profissão. Há dois anos na Tecnisa, enfrentou desafios como mulher e negra. No entanto, isso não a intimidou. “Nunca permiti que a minha identidade como mulher negra diminuísse minha autoestima; pelo contrário, sempre busquei apresentar resultados cada vez melhores, em busca de um bom salário ou no mínimo equivalente ao de um homem branco”, conclui.

Pilares para consolidação da conquista do selo GPTW em 2024
Para consolidar a manutenção do certificado GPTW pelo segundo ano seguido, a Tecnisa adotou medidas com foco na educação dos colaboradores. Dentre estas iniciativas, destaca-se a Universidade Tecnisa, um programa que disponibiliza treinamentos e conteúdos educativos gratuitos. Esse projeto não apenas visa formar corretores, mas também serve como uma plataforma contínua de aprendizado para os profissionais que atuam na área. Além disso, o Programa Ler e Construir oferece aulas do Ensino Fundamental para colaboradores que trabalham nos canteiros de obras da empresa.
No âmbito da prática esportiva, a empresa firmou um contrato mensal para os funcionários utilizarem as quadras de vôlei da Playtennis. O grupo, que inicialmente contava com cerca de 30 jogadores, hoje tem 120. Para a coordenadora online, Samantha Donizetti, a atividade física promove melhorias significativas à saúde e proporciona momentos de descontração. “O vôlei intensificou a interação entre os departamentos, o que gera mais cooperação, respeito e sinergia”, afirma.
Danilo Soares, da recepção, acrescenta: “A galera do vôlei é muito receptiva e acolhedora. Vale muito a pena desfrutar desse benefício oferecido pela empresa”. A coordenadora Tributária, Karine Alves de Sousa, divide a mesma opinião: “A atividade física beneficia tanto nossa saúde física quanto mental, e a cada semana mais pessoas participam, o que torna os encontros mais competitivos e divertidos”, ilustra.
Em relação ao pilar social, a empresa promove uma série de atividades para engajamento dos times, entre elas, o projeto Petnisa que constrói e doa casinhas de cachorro para ONGs em São Paulo. Já o Projeto Toalha disponibiliza toalhas novas diariamente aos trabalhadores das obras para garantir a rotina de higiene. A Padaria na Obra ainda conta com uma infraestrutura para entrega de pães, frios, frutas e sucos aos trabalhadores nos canteiros.
“Nosso compromisso é com o sucesso da marca, mas com o cuidado em promover o crescimento profissional e o bem-estar de nossa equipe. O resultado desta edição do GPTW aponta que todas as iniciativas adotadas pela nossa construtora convergem positivamente à reputação de uma marca empregadora e um ambiente positivo de trabalho”, enfatiza o presidente da Tecnisa.

Vagas de emprego
Além do ambiente de trabalho mais igualitário e que valoriza o bem-estar dos funcionários, rotineiramente, a Tecnisa anuncia novas oportunidades de emprego. Hoje, está com 10 vagas abertas, que incluem posições como almoxarife, analista de contas a pagar, pedreiro, carpinteiro, estagiário, técnico de segurança do trabalho, entre outras. Para concorrer às oportunidades, os interessados devem acessar este link.