O melhor das festas de final de ano, sem dúvida, é a comida. E, as principais plataformas para encontrar receitas práticas e fáceis são Tastemade e Pinterest. Não é à toa que, no passado mês de outubro, mais de 12 milhões de brasileiros engajaram ideias de comida e drinques apenas no Pinterest. As buscas por receitas para ceia de Natal na plataforma apresentam um crescimento de 1200% ano após ano.
Pensando nisso, a Seara, que tem como objetivo oferecer o maior número de opções de receitas, pratos e combinações para os mais variados públicos, gostos, tamanhos e tipos de celebrações, fechou uma parceria com o Pinterest e a Tastemade, canal digital com centenas de horas de programação original. Essa é a primeira parceria de co-sell entre Pinterest e Tastemade na América Latina, depois de muitas campanhas de sucesso do mesmo tipo entre as duas plataformas nos Estados Unidos.
O projeto envolve a ativação de uma campanha de Ads na rede social para inspirar os usuários a prepararem diversas receitas saborosas, variadas e para todos os sabores de Natal. Parceira da Seara nesta ação, a Tastemade é considerada um dos principais criadores de conteúdo na categoria de comidas e bebidas, acumulando mais de 10 milhões de visualizações mensais em suas plataformas, só no Brasil.
A campanha consiste em 22 novas produções exclusivas para a Seara, sendo 16 conteúdos em vídeo e 6 Ideias Pins, que são sugestões de receitas em uma sequência de fotos, tudo feito pela Tastemade. A Tastemade, criadora do conteúdo, fará a publicação em formato de Idea Pin, utilizando o modelo de parceria paga. A Seara patrocinará essa Ideia Pin para criar um Idea Ad, um dos novos formatos publicitários do Pinterest.
“Nossos conteúdos já performam naturalmente bem no Pinterest. Sabemos que a afinidade entre as duas marcas é muito grande e os conteúdos que trazem este good feeling, ensinando algo novo e com fácil entendimento, é justamente o que os Pinners buscam. Convidar as marcas para fazerem parte desta dinâmica nos pareceu algo também natural e com resultado certeiro”, explica Bruno Gomes, Head de Vendas e Parceria de Marcas da Tastemade Brasil e LatAm.
Dentre os vídeos de receitas, com um a dois minutos de duração, tem Peru Seara Glaceado, Pernil Seara com Abacaxi, Lombo Seara ao Molho de Tangerina, Fiesta Orgânico Seara com Legumes e Fiesta Seara com Passas. Os vídeos em formato mais curto, de trinta segundos, incluem pratos como Tender Seara Gourmet ao Molho de Laranja, Fiesta Assa Fácil Seara Desossado e Recheado com Gratin de Legumes, Peru Assa Fácil Seara com Arroz Natalino, Peito de Fiesta Recheio de Ervas Seara e Salada morna. Os conteúdos já estão sendo disponibilizados no perfil do Pinterest da Tastemade ao longo do mês de dezembro.
“Neste projeto, feito pela primeira vez no Brasil, combinamos a experiência criativa e de conteúdo da Tastemade, apoiada por anos de fãs engajados, com os dados do Pinterest e a nossa capacidade de alcançar os Pinners em momentos de planejamento de novos sonhos”, finaliza Caê Sagula, líder de negócios para as indústrias de Bens de consumo, Entretenimento, Auto e Restaurantes no Pinterest.
Para Raphael Vianna, head de mídia e canais digitais da Seara, a ideia foi expandir e praticar o conceito de Natal da marca, “Felizes Natais”: “A Seara tem paixão em surpreender, e aliar isso ao nosso conceito Felizes Natais possibilita entregar ao nosso consumidor, neste final de ano, receitas que vão surpreender seus convidados, familiares e amigos. Entendemos que este Natal será o do reencontro e de múltiplas celebrações, com tamanhos diferentes, formatos, estilos e gostos variados. Por isso, estamos nesta parceria oferecendo uma grande variedade de pratos e receitas, para que todos vejam que Natal não tem um só, mas a Seara tem um Sabor para cada um deles. A parceria com Tastemade e Pinterest oferece explorar toda essa variedade de opções.”