O Grupo Tarobá, rede de televisão afiliada da Band em Cascavel e Londrina, acaba de fazer o seu rebranding em parceria com a agência anacouto. O Grupo, que também é formado por duas rádios FM e um portal de notícias, agora dá lugar a uma única Tarobá, com o objetivo de se aproximar do público jovem e se posicionar de maneira ainda mais competitiva no cenário atual. A revelação da nova Tarobá foi anunciada em uma transmissão ao vivo e simultânea em todos os seus meios de comunicação.
“A nova abordagem reflete a força histórica da Tarobá e sua capacidade de se adaptar às novas demandas do público, especialmente os mais jovens. Estamos confiantes de que essa transformação fortalecerá ainda mais a conexão da marca com seu público e ampliará sua relevância no cenário midiático”, comenta Ana Couto, CEO da agência anacouto, e nome por trás de marcas como CBF, Raízen, Cosan, Natura, iFood e Brastemp.
O CEO da emissora, Eduardo Muffato, chancela a fé na comunicação local. “Acreditamos muito na força e importância que a TV aberta, rádio e portais de notícias têm na sociedade. E após 45 anos vimos a necessidade de uma renovação de marca, que traz também mudanças significativas na programação, com novas atrações, reformulação de programas já existentes e também dos apresentadores que entram todos os dias na casa do nosso telespectador”, afirma.
A campanha de comunicação da nova Tarobá tem como brand idea e tagline “Tá tudo aqui. Confia.” Diversas mensagens com o “Tá” foram criadas, explorando sua presença tanto de forma literal (“Tá na TV, na rádio, na web”) quanto emocional (“Tá no coração da nossa gente”). “Voltamos nosso olhar ainda mais para a produção de conteúdo multiplataforma, programas exclusivos para os meios digitais como podcasts. É uma reestruturação voltada para a atualidade da comunicação, incluindo novos equipamentos e estúdios, bem como ampliação da presença e cobertura multiplataforma na região”, completa Muffato. A campanha será amplamente divulgada em OOHs, filmes e jingles. Também houve ações interativas e participações dos apresentadores do grupo em diferentes canais de comunicação.
Na TV, foi criado o “Mistério do Envelope Bordô” (cor da nova marca), no qual os apresentadores receberam, ao vivo, um envelope com a mensagem “Tá chegando”, sem revelar o conteúdo. Na abertura ou fechamento dos programas, os apresentadores passaram a usar frases como “Tá no ar, tá na sua vida, tá tudo aqui”. E para completar essa abordagem integrada, foi proposto um intercâmbio entre os apresentadores. Quem era da rádio foi repercutir a mudança na TV e vice-versa. Além disso, o “Tá” se tornou um jargão fixo na programação. Para o teaser da campanha, caminhões de mudança da região foram adesivados com o slogan “Tá mudando”. Em um vídeo, o “T” do novo logo foi transformado em um ponto de encontro, com uma representação gráfica gigante da letra que percorria as cidades, enquanto o público interagia nas redes sociais tentando adivinhar onde ela estaria.
Para a criação da nova marca, a inspiração veio da origem do nome Tarobá. Tarobá, um índio guerreiro, se apaixona por uma índia prometida a um deus-serpente. Eles ficam juntos, resultando em uma maldição. A serpente caiu entre eles, formando o Rio Iguaçu. A índia transformou-se nas Cataratas e nas elevações montanhosas, enquanto Tarobá virou uma palmeira. Essa narrativa inspirou a estrutura do T da marca, representando o tronco e as copas das árvores, além de associar-se às ombreiras de um guerreiro. A tipografia combina peso visual e elementos da geometria indígena. O símbolo destaca a herança histórica e o arquétipo do herói, enfatizando o protagonismo do T de Tarobá.
O plano de comunicação para Tarobá teve o desafio de mostrar a relevância do grupo para diferentes perfis de audiência e para anunciantes e agências. O universo verbal da nova marca foi elaborado para gerar identificação e afirmar a admiração pelo povo paranaense, com três tons de voz que equilibram expressão alegre e popular com objetividade e segurança. “O branding olha para a origem da marca e se inspira também na força do guerreiro da lenda paranaense que deu nome à Tarobá para construir, a partir do arquétipo do herói, uma marca com propósito de ser ‘Onde a força paranaense é protagonista'”, explica Ana.