ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

T-COMMERCE – O VAREJO INTELIGENTE

Por Anselmo Martini, Vice-Presidente de Marketing Global do grupo CinemallTec

Carla Scarpellini by Carla Scarpellini
22/09/2017
in Artigos Especiais
0 0
T-COMMERCE – O VAREJO INTELIGENTE
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Que o consumo de conteúdo por meio da internet cresceu consideravelmente nos últimos anos, não temos como negar. Hoje, há uma infinidade de plataformas capazes de oferecer ao telespectador aquilo que ele realmente quer assistir, livre de propagandas e sem a obrigação de esperar o horário de sua programação. O que percebemos com esse cenário é que a TV aberta e por assinatura vem perdendo um grande espaço para os vídeos on demand (VoD), e isso acontece devido a mudança no comportamento dos consumidores.

De acordo com uma pesquisa realizada pela RBC Capital Markets, banco de investimento global, em agosto de 2016 mais de 80% dos usuários de internet no Brasil usaram o YouTube para ver filmes ou programas de TV, seguida da Netflix, com 71%. Já as emissoras de televisão, como Globo e SBT, por exemplo, ficaram mais atrás, com 50% e 40%, respectivamente.

Outros dados da mesma pesquisa apontam que durante os cinco anos no país, a Netflix conquistou o consumidor brasileiro. 57% dos usuários entrevistados eram assinantes do serviço de streaming, enquanto nos EUA, seu país de origem, esse número chegou a 46%.

A mudança nos hábitos de consumo e a evolução da tecnologia influenciaram no surgimento de novos modelos e ofertas de negócios. Se fizermos uma breve análise, depois da década de 70 as telenovelas ganharam força no mercado brasileiro e passaram a ditar moda. A procura pela cor do batom de uma personagem, a roupa de outra, o carro do protagonista e até a cidade que serviu de cenário, aumentou e algumas emissoras enxergaram uma oportunidade de mercado. Foi aí que surgiu a Central de Atendimento ao Telespectador (CAT), em que é possível, via telefone, consultar o modelo e a marca de um determinado produto.

Esse serviço permeia até hoje, mas imagina torná-lo ainda mais atrativo e imediato? Oferecer ao telespectador a possibilidade de comprar, com apenas um clique, os produtos exibidos nos programas sem ter a necessidade de sair do canal ou do conteúdo que está assistindo já é possível.

Foram muito anos de pesquisas e testes para transformar em realidade o que até então fora chamado de utopia, a tecnologia T-Commerce. Apesar de nova e desconhecida por muitos, possui um longo caminho a desbravar e pode ser uma ferramenta para que as empresas, sejam elas emissoras, serviços de streaming, e-commerces e produtores de conteúdo independente, maximizem sua receita.

A proposta de disponibilizar em um único canal, televisão e e-commerce, além de facilitar a aquisição dos produtos desejados, também possibilita atingir a parcela de consumidores que utilizam o comércio digital e estamos falando de um grande mercado.

Segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o mercado de e-commerce no Brasil cresce exponencialmente. O setor faturou, em 2016, R$ 53,4 bilhões e registrou alta de 11% em relação a 2015. A expectativa é que em 2017 o segmento continue em expansão e atinja o faturamento de R$ 59,9 bilhões. Então por que não aproveitar esse momento?

Não é de hoje que a palavra-chave é a inovação e tenho certeza que o T-Commerce se tornará mais frequente na vida de todos. Afinal, estamos falando de uma tendência que surgiu para acompanhar a mudança no padrão de consumo e é uma realidade que só vai aumentar no decorrer dos anos.

Tags: artigoe-commercet-commerce

Related Posts

Retail Media: o ponto de venda como protagonista da nova era da publicidade
Artigos Especiais

Retail Media: o ponto de venda como protagonista da nova era da publicidade

...

Setor industrial demanda marketing técnico para fechamento de negócios
Artigos Especiais

Setor industrial demanda marketing técnico para fechamento de negócios

...

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Até onde as marcas podem ir em busca do engajamento?

Até onde as marcas podem ir em busca do engajamento?

Retail media network: o varejo como protagonista da publicidade digital no Brasil

Retail media network: o varejo como protagonista da publicidade digital no Brasil

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação

Next Post
A importância do bom atendimento para manter clientes

A importância do bom atendimento para manter clientes

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual seu sistema de automação de marketing preferido?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X