A Suzano foi a vencedora do Prêmio Amec de Eventos Corporativos 2020, concedido pela Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec). A indicação feita pela entidade representa o reconhecimento dos investidores minoritários à operação Oferta secundária de ações do BNDESPAR com apoio da Suzano, ocorrida entre setembro e outubro de 2020, sendo a maior oferta pública de ações do setor de papel & celulose da história.
A premiação da Amec tem como objetivo identificar eventos corporativos que tenham impactado de forma positiva o mercado de capitais. A eleição é feita a partir de voto anônimo dos associados da entidade, que reúne cerca de 60 investidores institucionais, locais e estrangeiros.
“O Prêmio possui o intuito de trazer ao mercado o reconhecimento de nossos associados sob o prisma dos valores e princípios da Amec”, afirma Fábio Coelho, Presidente-Executivo da associação.
A oferta pública de ações do BNDESPAR, lançada na segunda quinzena de setembro de 2020, apresentava um volume total de 150.217.425 em ações ordinárias (11% do capital total) e sua liquidação obteve o montante total de R$ 6,9 bilhões em 06 de outubro.
Segundo a Suzano, houve um prazo recorde de apenas 15 dias entre o kick-off da transação pela BNDESPAR e o arquivamento do pedido de registro da oferta nos órgãos reguladores CVM / SEC, resultado de uma grande dedicação e prontidão de duas equipes focadas integralmente em todos os processos.
Foram realizadas 99 reuniões individuais (1×1), sendo que 59% destes investidores participaram oficialmente do bookbuilding. Consequentemente, a Suzano atingiu a expansão de sua base de investidores e maior dispersão acionária, considerando que 37% dos investidores institucionais alocados na transação não eram acionistas da companhia naquele período.
Além disso, a alocação final da Oferta com investidores locais e estrangeiros que possuem critério de investimento baseado em aspectos ESG representou o expressivo volume de 30% do total para investidores institucionais.
“Sermos reconhecidos mais uma vez pelo Prêmio Amec é um grande orgulho e, para nós da Suzano, uma comprovação de que temos avançado em nossas práticas de governança corporativa. Buscamos alinhar nossa condução do dia a dia e os resultados alcançados à construção de uma sociedade melhor e mais sustentável e a um modelo no qual visamos gerar e compartilhar valor com todos os nossos stakeholders, incluindo os investidores. Felizmente, vemos nesses investidores, incluindo aqueles envolvidos na operação do BNDES, o mesmo comprometimento com os aspectos ESG que conduzem a administração da Suzano e a convicção de que estamos caminhando na mesma direção”, comenta Marcelo Bacci, CFO e Diretor de Relações com Investidores da Suzano.