A Suzano , por ser a maior produtora global de celulose de eucalipto e líder mundial no mercado de papel, está constantemente com diversas vagas abertas, tanto para o escritório corporativo como para as fábricas. Em busca de aprimorar a eficiência de seus processos seletivos, a empresa procurou a Mindsight, startup de inteligência em Recursos Humanos, para ajudá-la em seu próximo programa de estágio, o “Suzano na Facul Contrata você”.
Na edição de 2020 do processo seletivo, que contou com 1.175 inscritos para as 15 vagas disponíveis, a Suzano adotou a bateria de testes do MindMatch , software da Mindsight que auxilia, entre outros fatores, na triagem dos candidatos. Desta forma, a empresa aumentou a eficiência do processo e conseguiu evitar vieses inconscientes e assegurar a diversidade no programa de estágio, deixando a análise de currículos para momentos posteriores.
“Os testes criados e aplicados pelo MindMatch não levam em consideração nenhuma informação de background, que podem muitas vezes enviesar a avaliação dos recrutadores. Para ser aprovado para as próximas etapas, o software avalia apenas o que realmente importa para a empresa. No caso da Suzano, os fatores considerados foram o potencial e perfil cultural dos candidatos”, explica Thaylan Toth, CEO da Mindsight.
Levando em conta as necessidades da empresa e o alto número de inscritos no processo (78 candidatos por vaga), a orientação da equipe da Mindsight foi realizar um filtro com três critérios: potencial, fit cultural e match com as posições em aberto. “O MindMatch é capaz de medir todos estes quesitos por meio de testes psicométricos validados e algoritmos de inteligência artificial. Nossa tecnologia é personalizável para as necessidades de cada cliente”, explica Thaylan.
O primeiro grande resultado da Suzano com o MindMatch veio logo na triagem. Para analisar cerca de 60% dos currículos, a produtora gastava em média 117 horas de trabalho dos recrutadores. Com o software da Mindsight, conseguiram filtrar todos os candidatos em apenas 5 horas, reduzindo em 95% o tempo gasto na triagem. “Considerando a economia de tempo nos processos seletivos, também há uma otimização de gastos da empresa, já que o recrutador pode se dedicar a outras frentes, principalmente no caso da Suzano, que está sempre com diversas vagas abertas,” afirma Thaylan.
Uma segunda análise foi em relação à diversidade. A Suzano se preocupa muito com esse quesito e gostaria de preservá-lo no processo. Dada a realidade da indústria brasileira, com predominância de homens, a maior preocupação era com a diversidade de gênero. Após a triagem do MindMatch, 49% dos 63 finalistas foram mulheres e 51% homens, um equilíbrio grande que manteve a diversidade conquistada na fase de atração.
“Para a Suzano, foi excelente encontrar uma ferramenta que nos permitisse acelerar o processo de seleção, ao mesmo tempo que garantiu a eliminação de vieses que o currículo muitas vezes favorece”, afirma Kassio Castro, Analista de Planejamento e Gestão de Talentos da Suzano.