De acordo com pesquisa realizada pelo Opinion Box e
divulgada neste mês de março, as categorias que mais conquistaram novos usuários, em plena crise devido ao novo coronavírus no
Brasil, foram: supermercado online, plataformas de
ensino a distância e farmácia online.
Em relação ao supermercado online, o crescimento de usuários foi de 25%. Já em
relação às plataformas de ensino a distância e cursos online o aumento foi de 18%. Enquanto
isso, aumentou em 17% aqueles que começaram a acessar farmácias online.
O estudo também avaliou que a
intensidade entre usuários de streaming de filmes e séries tanto
pagos como gratuitos, TV fechada e plataformas de ensino à distância
também cresceu. Os serviços de streamig gratuitos tiveram aumento
de 8%, a televisão aberta de 6% e os serviços
de streaming pagos de 5%.
Em relação a mudanças de hábito, 32% das pessoas
começaram a jogar jogos online, 26% passaram a pedir delivery de comida, 18% começaram um
curso online novo, 15% começaram a fazer compras de farmácia pela internet, 14% passaram a
fazer compras de supermercado pela internet e 15% passaram a fazer atividades físicas online.
“É
inegável que a
população enclausurada dentro de casa e trabalhando de forma remota, irá
aumentar o acesso a internet e principalmente a sites de
comércio eletrônico. Hoje a compra ocorre por dois motivos, uma por
necessidade e outra por impulso“, afirma Felipe
Dellacqua, sócio da VTEX, multinacional brasileira de tecnologia desenvolvedora
de plataformas de e-commerce e que tem clientes como Sony, Ambev, Nestlé e Coca-Cola.
Ainda de acordo com ele, com a evolução da logística entregando cada vez mais rápido e mais
barato, esse canal poderá continuar em alta mesmo após a crise.
“Comprar online é um hábito, se a experiência desse hábito
for cada vez mais positiva, certamente teremos um engajamento maior e uma preferência por esse canal mesmo após a crise do
coronavírus“, diz Felipe.