ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Mercado

Supermercados, Hipermercados ou Cash & Carry Qual canal vai faturar mais em 2022?

CEO da GS Ciência do consumo lista as tendências para 2022 no varejo alimentar:

Redação ABCCOM por Redação ABCCOM
04/03/2022
em Mercado
0 0
Supermercados, Hipermercados ou Cash & Carry Qual canal vai faturar mais em 2022?
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o varejo alimentar se mostraram intensos, porém com comportamentos diferentes nos últimos dois anos. O setor, que foi um dos menos afetados em termos de resultados, sofreu um forte impacto em termos de adaptação de tecnologias, com a necessidade de integração das lojas físicas x lojas online, automação dos processos e humanização dos canais de atendimento, na tentativa de colocar o consumidor no centro das decisões.  

Segundo balanço do varejo, realizado pela GS Ciência do Consumo, especializada em inteligência de dados, o ano de 2020 foi marcado por crescimento exponencial, com a alta no consumo de abastecimento domiciliar diante das medidas sanitárias de prevenção ao vírus e isolamento social imposto pela pandemia.  

Já em 2021, com o início da Campanha Nacional de Vacinação, queda do número de casos e a retomada das atividades comerciais, o setor apresentou aumento da frequência, porém menor dinamismo econômico, sentido principalmente pela alta dos preços dos produtos impulsionada pela inflação.  

De acordo com Thiago Simonato, CEO e fundador da GS Ciência do Consumo, o setor do varejo alimentar seguirá lindando com as heranças de 2021 no campo econômico e com as incertezas geradas pelo ano eleitoral. “Em 2022 é esperado um faturamento bastante similar ao do ano anterior, onde observou-se números positivos, com exceção das categorias de bebidas, beleza e higiene que foram pressionadas pela alta da inflação impactando na redução do consumo pelas famílias”, destaca o executivo.  

Conheça abaixo as principais tendências que devem conduzir os negócios do varejo alimentar em 2022, obtidas a partir deste levantamento:   

Expansão do varejo: 
O cenário de expansão deverá influenciar positivamente os resultados das redes que adotaram o caminho de abertura de novas lojas no período pandêmico. Essa movimentação gerou uma maior competitividade entre os canais.  

O estudo aponta que o forte movimento de expansão das redes supermercadistas pelo país entre 2020 e 2021 gerou uma maior competitividade entre os mercados e o centro da atenção daqui em diante deverá ser o shopper. Com mais opções, o consumidor passou a dividir suas compras/carrinho entre os diferentes canais de venda, na busca pelo melhor preço e ofertas. Ganha quem gerar menores sacrifícios na experiência de compras.  

Em 2021 houve um crescimento de 7,8% no faturamento dos Supermercados, enquanto os formatos de Hipermercado, com 0,4% e Cash&Carry, 0,2% (setor com alto índice de novas lojas no ano anterior), desaceleraram suas expansões, provavelmente em decorrência do contexto econômico com a taxa Selic em alta (10,75% ao ano, após a oitava alta consecutiva) e baixa projeção para o PIB nacional em 2022.   

O consumidor no centro das decisões: 
Em 2022 o varejista precisa criar experiência de compra agradável e funcional e ficar atento às ações de retenção e comunicação com o cliente já fidelizado, para gerar aumento de vendas, elevação nas margens do negócio e proporcionar as melhores experiências ao cliente, a ponto de torná-lo um defensor da marca. 

Segundo estudos da GS, os índices de fidelização e engajamento (IFEV-GS) em 2021 ficaram acima da média de 2020 (média 2020 – 105,4%; média 2021 – 108,2%) e, o canal de venda que mais se destacou na retenção do Shopper, na média dos últimos doze meses foi o Hipermercado com 211,7%, seguido por Supermercado com 122,4% e por último o Cash & Carry com 77,2%.   

O que esperar de 2022:  
Preço adequado à realidade do mercado, melhores práticas de atendimento e relacionamento com o cliente e comunicação de ofertas assertiva ao seu perfil, serão fatores fundamentais para o varejista se diferenciar da concorrência e proporcionar melhores experiências na jornada de compra do shopper, afinal, o cliente satisfeito compra mais.   

“Acreditamos que 2022 será um ano bastante desafiador frente às mudanças do comportamento do consumidor que procura por maior economia nos produtos alimentícios e custo-benefício em produtos de valor agregado. Ano eleitoral e expectativa de inflação em alta são pontos de atenção”, destaca Simonato.

Para este estudo, foram analisadas 291 milhões de transações de vendas. O estudo completo pode ser conferido clicando em Balanço 2021.  

Tags: Hipermercadosmercado

Posts Relacionados

Startup brasileira Unico renova identidade de marca em versão 2.0
Startups

Startup brasileira Unico renova identidade de marca em versão 2.0

...

Shopee expande logística e agora tem 6 centros de distribuição no Brasil
Mercado

Shopee expande logística e agora tem 6 centros de distribuição no Brasil

...

Zigpay+netPDV agora é uma só. Zig. The Global Funtech.

Zigpay+netPDV agora é uma só. Zig. The Global Funtech.

Tiger, a puro malte de Singapura, anuncia expansão nacional

Tiger, a puro malte de Singapura, anuncia expansão nacional

Carol Cury assume posição de Diretora Técnica da Espaçolaser

Carol Cury assume posição de Diretora Técnica da Espaçolaser

Instituto Horas da Vida recebe selo de certificação ParaQuemDoar

Instituto Horas da Vida recebe selo de certificação ParaQuemDoar

Perdigão e AdoroCinema estreiam parceria no lançamento do filme Minions 2: A origem de Gru

Perdigão e AdoroCinema estreiam parceria no lançamento do filme Minions 2: A origem de Gru

KPMG contrata Luiz Rodrigo Barros e Silva e reforça Consultoria de Estratégia

KPMG contrata Luiz Rodrigo Barros e Silva e reforça Consultoria de Estratégia

Próximo
BBB promove ganho significativo de seguidores no perfil dos participantes

BBB promove ganho significativo de seguidores no perfil dos participantes

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 5.7k Assinantes

ABC Trends

  • KPMG contrata Luiz Rodrigo Barros e Silva e reforça Consultoria de Estratégia

    KPMG contrata Luiz Rodrigo Barros e Silva e reforça Consultoria de Estratégia

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • O que você advogado(a) perde em não gerir sua marca pessoal nas redes sociais?

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Contaí Summit, evento que reúne lideranças e empreendedores LGBTQIAP+ está de volta com patrocínio da AVON e Ambev

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Rede global de agências de triplo impacto (ati) cresce no Brasil e reforça movimento de críticas à indústria da comunicação e publicidade

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Vinicius Gambeta, da Agência de Bolso, lança livro sobre marketing estratégico e valor será destinado à ação social

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Qual seu sistema de automação de marketing preferido?

Eventos

Mês Atual

julho, 2022

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X