Com 230 milhões de smartphones em uso no Brasil, o marketing mobile é um dos principais pilares quando o assunto é publicidade e propaganda em pequenas telas. Por isso, a Logan – empresa líder de marketing mobile na América Latina, ampliou o escopo e atuação da Super-Small-Data, tecnologia responsável por avaliar e classificar usuários de dispositivos móveis em grupos específicos, a fim de melhorar o engajamento com publicidades móvel. A tecnologia conseguiu alavancar o número de clusters e de usuários baseada no volume de impactos acumulados em mais de 2.500 campanhas, clusterizando assim mais de 3 00 milhões de IDs (150M no Brasil) divididos entre mais de 280 tipos de clusters de comportamento.
Com esta expansão da tecnologia, será possível, ainda, trackear os device-IDs dos dispositivos móveis, cruzar informações com fontes 3rd party com os dados que a Logan reúne das interações históricas que um usuário teve ao longo do tempo com as diferentes campanhas publicitárias que foi impactado. Outro ponto positivo desta ampliação da Super-Small-Data é o Brand Cluster, que permite que a Logan consiga criar, para cada marca, um cluster dos IDs que interagem com suas campanhas e, assim, gerar os targets específicos por interesses. Só no Brasil a empresa já conta com mais de 190 brand clusters.
Para o Diretor da Logan no Brasil, Francesco Simeone, o objetivo da aposta da ferramenta está na persona atrás do celular e não na pessoa em si. “O mais importante é que a única informação armazenada pela Logan é o Device ID. Assim, é uma forma segura para as empresas encontrarem as informações que necessitam sem invadir a privacidade do consumidor. A Logan não usa tecnologia SDK proprietária assim que é impossível para nós cruzar o ID com dados pessoais de cadastro. Estamos atentos às necessidades do mercado, na transparência e segurança das informações”, encerra Simeone.
Super-Small-Data e personalização do marketing mobile
Com o uso do Super-Small-Data, os clusters e a audiência podem ser definidos por dados demográficos, segmentação tecnológica do aparelho, aplicativos instalados ou mais utilizados pelo usuário, além de dados de geolocalização e histórico de interação de campanhas por marcas ou formato.
Atualmente, a publicidade mobile possui peculiaridades em diversas frentes, principalmente na segmentação de audiência. Segundo a Head Comercial da Logan Brasil, Silmara Reis, as ad techs precisam acompanhar as mudanças no marketing mobile: “Baseada nessa necessidade que sentimos no dia a dia do mercado, a Logan ampliou a plataforma para aproveitar todos os dados e informações, que podem ser acessados via smartphones e, assim, entender melhor o comportamento do usuário. Tudo isso com o objetivo de entregar uma mídia mais assertiva”, explica Reis.
Ainda em 2019, a empresa irá lançar uma versão SaaS (sigla de Software as a Service) da plataforma, na qual será possível operar a ferramenta de forma remota. Com isso, as marcas poderão analisar e ativar perfis comportamentais dos clusters que desejam impactar e entender o tamanho da base a ser trabalhada.