O anúncio de Rihanna como atração no intervalo do Super Bowl, a grande decisão da liga de futebol americano, ocorrido no último dia 25, recebeu quase 2 milhões de curtidas e manteve o nome da cantora entre os assuntos mais comentados das redes sociais mesmo 24 horas após a divulgação. O caso envolvendo a estrela de Barbados é só mais um exemplo do poderio midiático atrelado a esse evento anual, que cada vez atrai mais a atenção do público e, principalmente, das grandes marcas do planeta.
Referência quando o assunto é publicidade no Super Bowl, a 270B, uma das maiores agências americanas de experiências digitais com filial no Brasil, revela que a final do campeonato da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) já é considerada pelo mercado como o maior evento publicitário do mundo, sendo apontada como uma grande oportunidade para que as marcas executem campanhas especiais voltadas à ocasião.
“Uma parcela gigantesca do mercado planeja uma série de ações voltadas exclusivamente para esse dia. No nosso caso, começamos a trabalhar nos conceitos das nossas campanhas cerca de seis meses antes do jogo começar por meio de um planejamento que priorize táticas inovadoras que ajudam a dar vida às estratégias e conceitos da marca parceira”, explica Kristian Bottini, CEO Global da 270B.
Todo esse zelo diante do planejamento se justifica pelos números expressivos conquistados pelo evento. Na última edição, o Super Bowl contou com média de audiência televisiva de 101 milhões de telespectadores nos Estados Unidos, o que representa um crescimento de 10% na comparação com o ano anterior, de acordo com dados da Nielsen.
Nesse sentido, para conseguir brilhar num cenário bastante midiático e concorrido, a 270B aposta num planejamento estruturado e sem erros, sobretudo por conta do prazo relativamente apertado para a execução dessas ideias.
“Um bom planejamento é o ponto chave na hora de se preparar para o maior evento publicitário do mundo. Apesar de seis meses parecer um prazo relativamente longo, não nos sobra muito tempo para a execução. Por outro lado, esse fator acaba servindo como motivador para atingir a perfeição nas entregas, além de permitir que nós exploremos as tendências e estratégias atuais, nos apoiando em táticas que integram os objetivos e ajudam a alcançar as metas de nossos parceiros”, ressalta Bottini .
Case de sucesso
Um dos cases de grande sucesso da agência construído no Super Bowl ocorreu na edição do ano passado, no projeto produzido com a Avocados From Mexico. Por meio de ativações únicas e interativas, a 270B conseguiu fazer a marca conquistasse resultados mais expressivos que empresas tradicionais que estiveram como patrocinadoras oficiais do evento.
Em números, a parceria garantiu que a empresa de abacates mexicanos fosse a marca líder em menções nas redes sociais durante o evento, com 41 bilhões de impressões, sendo 64% delas positivas. Para isso, a agência propôs a criação da ‘House of Goodness’ – Casa do Bem, um espaço virtual que promoveu a interação do público com ex-astros da NFL e incentivou o público a descobrir novas receitas utilizando o abacate e, consequentemente, adquirir o produto.
A próxima edição do Super Bowl está marcada para o dia 12 de fevereiro de 2023, em Phoenix, no Arizona. A proximidade da edição já faz com que as grandes marcas do mercado comecem a se planejar para o evento. No caso da 270B, a expectativa é por projetos cada vez maiores. “Para 2023, estamos aprendendo muito com o que foi produzido em 2022, porém com a tendência de crescimento. Para isso pretendemos trazer novas tecnologias, construções maiores e mais celebridades envolvidas nas campanhas”, finaliza o CEO da agência.