Há nove anos investindo no Brasil, a SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, fecha o ano de 2022 consolidando seu amplo portfólio de soluções para micro e pequenos empreendedores.
“Nossa missão é empoderar os micro e pequenos negócios brasileiros. Para isso, fomos muito além das maquininhas: nos transformamos em um ecossistema completo, que entrega uma série de produtos e serviços que facilitam a vida dos empreendedores brasileiros”, conta Carlos Grieco, CEO Brasil da SumUp.

Um dos principais produtos do ecossistema da fintech é o SumUp Bank, conta digital que não tem nenhuma taxa de abertura ou manutenção e permite que o cliente faça transferências, pague contas e recarregue o celular. O SumUp Bank também oferece um cartão pré-pago livre de taxas, que pode ser usado em lojas físicas e online e acumula pontos pelo Surpreenda, o programa de benefícios da Mastercard.
Além disso, o SumUp Bank permite que o empreendedores que recebam suas vendas na conta digital tenham acesso a vantagens exclusivas oferecidas pela SumUp, como a solução Pagamento na Hora, em que os clientes recebem suas vendas em no máximo 1 hora, inclusive aos fins de semana e feriados – em até 1 hora. Quem tem a conta no SumUp Bank também pode ceitar pagamentos em Pix nos leitores de cartão e receber cashback de compras realizadas na Loja SumUp, marketplace em que é possível comprar insumos para o negócio com condições atrativas.
“Vemos o SumUp Bank como a base para o nosso ecossistema. A partir do momento em que o empreendedor recebe suas vendas na conta digital, ele ganha acesso a novas funcionalidades que só são possíveis graças à sinergia dos nossos produtos”, diz Grieco.
Outro produto importante é o SumUp Link, que possibilita aos empreendedores o recebimento remoto de pagamentos realizados com cartão, boleto e Pix. Com essa solução, a SumUp atende a um perfil específico de empreendedores brasileiros: aqueles que têm negócios físicos, mas não possuem um e-commerce, utilizando apenas as redes sociais e aplicativos de mensagem para fazer vendas a distância.
Já o SumUp Antecipa é um produto voltado para empreendedores que não são clientes da fintech, mas que desejam receber os valores das suas vendas rapidamente. Com a solução, negócios podem antecipar, em um dia útil, os recebíveis de quaisquer maquininhas com taxas competitivas.
A SumUp também oferece empréstimos. Com foco nos pequenos e microempreendedores, que historicamente possuem menos acesso a financiamentos e baixo desenvolvimento socioeconômico, o crédito concedido tem taxas baixas, a partir de 3% ao mês. Desde o lançamento da iniciativa, a SumUp já concedeu mais de R$ 40 milhões para cerca de 15 mil negócios brasileiros. Outro produto interessante lançado pela fintech é o SumUp Tap, produto que transforma smartphones em “maquininhas de cartão”. Com a solução, os clientes da fintech — especialmente os donos de negócios bem pequenos — reduzirão custos operacionais, pois poderão aceitar pagamentos sem a necessidade de uma maquininha.

Apesar da diversificação, a SumUp segue investindo em maquininhas e lançou, neste ano, a Solo. O dispositivo é compacto e tem tela sensível ao toque de alta precisão, comparável aos melhores smartphones do mercado. Ao contrário do que normalmente acontece no Brasil, o modelo teve seu projeto 100% desenvolvido pela SumUp.
“Nos últimos anos, avançamos muito no Brasil. Desenvolvemos excelentes soluções, que fazem toda a diferença na rotina dos micros e pequenos empreendedores, entregando acessibilidade, rapidez e valor aos negócios de nossos clientes. Para 2023, nossos planos seguem ambiciosos e caminham nesta direção, de contribuir para o crescimento dos pequenos negócios no País”, destaca o CEO.
Em 2022, a SumUp recebeu um aporte global de € 590 milhões (R$3,2 bilhões). Deste total, até €70 milhões (R$380 milhões) foram destinados à operação brasileira com o intuito de acelerar ainda mais o desenvolvimento de todas as soluções.