O home office deixou mais evidente a força e importância dos colaboradores nas empresas, como a força motriz das instituições. Por isso, engajar para reter os grandes talentos de uma instituição se tornou um desafio a ser vencido. Buscando resolver essa questão, empresas têm procurado soluções simples e inovadoras de employee experience, que melhoram a experiência do colaborador com as rotinas do dia a dia por meio de uma comunicação interna mais efetiva. Esse movimento explica o boom das startups do setor durante os seis primeiros meses do ano, já que segundo um estudo da consultoria americana Gallup, divulgado em 2020, revela que funcionários engajados têm 59% menos probabilidade de procurar um novo emprego nos próximos 12 meses.
É assim que trabalha a Comunica.in, uma startup de employee experience multisoluções voltada para a comunicação interna e RH das empresas. O negócio nasceu com objetivo de facilitar a rotina dos colaboradores, estejam eles em qualquer lugar do Brasil, e até do mundo. Somente no primeiro semestre de 2021, a empresa cresceu 370% e ganhou mais 10 clientes. O portfólio conta com 41 empresas como Tigre, Bayer, Grupo SIMPAR, Greenpeace, Via Varejo, Electrolux, Deloitte e muitas outras. Além disso, neste ano, expandiu seu funcionamento para seis países além do Brasil, entre Uruguai, Colômbia, Argentina, Peru, Chile e EUA. Já são mais de 300 mil colaboradores envolvidos.
“A comunicação interna precisa entender e acompanhar as novas dinâmicas culturais da nossa sociedade. Afinal, comunicar envolve, também, mensurar e avaliar a qualidade daquilo que foi transmitido, por isso, somos tão importantes para organizações que tem como um dos seus valores entender a forma que as informações são avaliadas pelos colaboradores”, explica Felipe Hotz, CEO e fundador da Comunica.in. Surfando a ampliação em seu caixa, a startup também lançou, no início deste ano, um novo canal para complementar seu mix, o InWeb, um portal que irá integrar informações e comunicação a serviços corporativos, que já fazem parte da rotina dos colaboradores, tornando-se uma espécie de hub. “A ideia é proporcionar aos clientes essa nova possibilidade para simplificar rotinas do colaborador agregando diversos serviços em um só lugar”, completa Hotz.
Com a Progic não seria diferente. A líder no mercado de TV corporativa no Brasil, finalizou o primeiro semestre de 2021 com crescimento de 18% no faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa conquistou ainda clientes como a Bayer e Nestlé, que apostaram na comunicação corporativa como vantagem competitiva na operação. “O mercado está reaquecendo e vamos acelerar ainda mais o crescimento no segundo semestre”, explica Rodrigo Cabral, sócio e diretor de vendas da empresa.
Segundo o executivo, as empresas estão cada vez mais cientes das vantagens competitivas estratégicas proporcionadas por uma comunicação interna feita de maneira assertiva e que impacte todos os colaboradores. “Instituições que investem em comunicação interna possuem colaboradores mais engajados, alinhados aos objetivos da empresa e com alto índice de retenção. Esses resultados positivos são o que buscamos oferecer às empresas via comunicação moderna, atrativa, acessível e totalmente personalizável”, finaliza Rodrigo.