Transformar a contratação de serviços de marketing e comunicação por meio do modelo “as a service” a pequenas e médias empresas de qualquer segmento, incluindo influenciadores e profissionais que desejam trabalhar sua marca pessoal. Esse é o propósito do empresário Fábio S. Rodrigues com a HubMe, uma plataforma de Agile Marketing que conecta empresas de diversos segmentos e tamanhos a profissionais de elite dos setores de marketing e comunicação, que foi lançada em sistema soft launch em maio deste ano.
No Brasil, existem hoje mais 21,6 milhões de empresas ativas, segundo o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o CNPJ, até julho. Destas, nem 5% utilizam o sistema SaaS (Software as a Service), algo que poderia ajudar a otimizar as operações e baratear os custos dos serviços oferecidos.
“Eu mesmo, como founder de startup, em outras jornadas, já me vi na situação de não ter a capacidade operacional e financeira de contratar pessoas para demandas específicas de marketing e comunicação. E, então, acabava por abandonar a execução das iniciativas que poderiam ter significado o sucesso do meu negócio”, conta.
Para atender essa necessidade do mercado, Fabio criou um sistema integrado de gestão que abrange todo o ciclo de trabalho – que utiliza inteligência artificial para gerenciar as tarefas e auxiliar na tomada de decisões. Além disso, há um processo de curadoria rígido da plataforma, mantendo ativos apenas profissionais e empresas com alta avaliação de suas demandas e trabalhos. “Além da curadoria, adicionaremos testes de proficiência regulares aos profissionais da plataforma, e apoiaremos com capacitação aos profissionais mais regulares e ativos”, complementa.
A plataforma
A HubMe oferece uma plataforma baseada na nuvem, intuitiva e fácil de usar, projetada para atender às necessidades de empresas e profissionais que possuem desafios nas diferentes frentes do marketing e comunicação. Atualmente, conta com 13 agências de grande porte do mercado de comunicação, marketing e digital como clientes, incluindo a FSB Holding, o maior grupo de comunicação da América Latina, na carteira. O processo de cadastro é descomplicado e gratuito, tanto para empresas quanto para prestadores de serviços freelancers.
Para as empresas, o cadastro é feito de forma simplificada. Após o cadastro, ela já poderá lançar seu primeiro projeto / squad. Para os freelancers, o cadastro é similar. Um dos mecanismos de garantia de qualidade é que o freelancer não aceite muitos jobs simultâneos.
“A plataforma foi concebida com o objetivo de simplificar o processo para ambas as partes envolvidas. Para as empresas, proporciona segurança durante todo o ciclo de gestão de um projeto de marketing, desde o início até o final – com a curadoria de profissionais qualificados e meios seguros de gestão do trabalho de diferentes profissionais em uma mesma iniciativa. Para os profissionais freelancers oferece o acesso às oportunidades de trabalho de qualidade, com remuneração adequada, ao mesmo tempo em que garante segurança e previsibilidade de renda e bons jobs”, complementa o CEO.
Os pagamentos podem ocorrer ao início do projeto, se este for curto, ou de forma faseada, conforme o cumprimento de tarefas ou etapas do projeto / squad. Os clientes têm um ganho significativo em inovação, criatividade e velocidade na execução dos projetos, além da qualidade e segurança ao longo da jornada.
“O mais legal é que, hoje em dia, nossos profissionais – que chamamos de ‘marketers’ – têm projetos com duração média de 9 meses. Isso significa que eles conseguem ganhar, em média, R$ 6.400 por mês, participando de até 3 squads (projetos) ao mesmo tempo”, diz Fábio.”
Serviços especializados
Em uma única plataforma, as empresas interessadas têm acesso a milhares de profissionais e a um ecossistema de soluções de comunicação e marketing. O perfil dos prestadores de serviços é composto por Publicitários, Social Media, Relações Públicas, Redatores, profissionais de Marketing, Fotógrafos, Diretores de Arte, entre outros.
“Um dos nossos diferenciais é que buscamos uma estrutura de processos e organização pensada no dia a dia das empresas, na qual existe uma demanda reprimida em busca por profissionais de marketing de forma flexível e pontual e segura, aproveitando expertises diferentes para trabalhos mais complexos e completos”, explica.
Números
A HubMe já intermediou cerca de 1.500 projetos até o mês de setembro – apenas 5 meses do seu lançamento – e projeta um faturamento na casa dos R$ 1 milhão para este ano – uma marca expressiva para apenas 7 meses de operação. Atualmente, está presente em todo o território nacional, conectado a um ecossistema de mais de 1,6 mil freelancers cadastrados e atendendo mais de 100 marcas.
Sobre a HubMe
A HubMe é uma empresa de marketing ágil que ajuda pequenas e médias empresas a escalarem suas iniciativas por meio de profissionais qualificados que oferecem serviços de marketing e comunicação de alta qualidade no modelo “as a service” (sob demanda). Com a HubMe, as empresas podem ter acesso a uma ampla curadoria de profissionais e a um sistema integrado para gerenciar todo o ciclo de trabalho de um projeto. Por outro lado, prestadores de serviço autônomos – freelancers – desfrutam de uma maior rentabilidade, segurança e acesso a projetos com os quais podem contribuir.