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Startup mineira usa tecnologia nacional para superar insatisfação crônica de brasileiros com atendimento das empresas

cVortex oferece personalização do atendimento para disputar mercado dominado por gigantes globais

Redação ABCCOM by Redação ABCCOM
16/10/2024
in Startups
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Startup mineira usa tecnologia nacional para superar insatisfação crônica de brasileiros com atendimento das empresas
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A  cVortex, uma startup de Uberlândia (MG) nascida dentro do grupo Callink, um dos maiores contact centers do Brasil, está desafiando gigantes globais como Salesforce e Zendesk ao oferecer uma plataforma tecnológica totalmente desenvolvida no Brasil, que se destaca pela proximidade com o cliente e personalização no atendimento. Sua solução omnichannel (multicanais) integra de forma eficaz as diversas formas de comunicação das empresas, como redes sociais, telefone e e-mail, resolvendo um dos maiores problemas no atendimento: a falta de coordenação entre esses canais. 

A vantagem competitiva da cVortex sobre as concorrentes internacionais está não só em sua tecnologia 100% nacional, mas também em sua agilidade no pós-venda e na capacidade de moldar a ferramenta às necessidades específicas de empresas do middle market, oferecendo um atendimento mais próximo e personalizado. Enquanto grandes players enfrentam dificuldades com o atendimento local e a adaptação às particularidades do mercado brasileiro, a cVortex tem foco em resultados operacionais rápidos e redução de custos para seus clientes. 

Esses diferenciais são especialmente relevantes no contexto atual de insatisfação dos consumidores com o atendimento das empresas, conforme evidenciado em um levantamento realizado pela empresa de pesquisas Hibou, em outubro de 2023. A pesquisa, que entrevistou 2.006 pessoas em todo o país, revelou que 86% dos brasileiros estão insatisfeitos com os serviços de atendimento, especialmente em setores como saúde, telecomunicações e cartões de crédito. A cVortex, ao entender essas demandas e oferecer uma plataforma tecnológica com integração eficaz e suporte ao cliente, está atendendo diretamente essa necessidade do mercado. 

De acordo com o levantamento, os clientes buscam o suporte da tecnologia no momento adequado (52% desejam um site intuitivo que permita realizar processos online), enquanto 35% acreditam que os atendentes devem ter acesso ao histórico de atendimento dos clientes para garantir uma conversa consistente, recorrendo ao apoio humano quando necessário. 

“Pesquisas como esta destacam a importância que os clientes atribuem a um atendimento de qualidade, tanto na fase de venda quanto no pós-venda, que é um estágio crucial na jornada de relacionamento. Essa experiência pode resultar em fidelização ou, por outro lado, em um afastamento da marca”, afirma Bruna Veríssimo, diretora de Marketing e Vendas da cVortex. 

A cVortex foi fundada a partir de um projeto da Callink, um dos maiores contact centers do País, desenvolvido para a Bradesco Cartões. A solução criada ajudou a instituição financeira a economizar R$ 15 milhões no primeiro ano de uso, o que chamou a atenção de outras empresas que buscavam alternativas mais eficazes do que as oferecidas pelos grandes players globais de SaaS. 

A cVortex também conta com uma vantagem geográfica em relação a gigantes do mercado, oferecendo um pós-venda mais próxima e adaptável às necessidades específicas das companhias brasileiras. 

“As grandes concorrentes estão muito longe dos clientes, tanto geograficamente quanto em presença do pós-venda. Em geral, falta um trabalho de inteligência para auxiliar o empreendedor e gerar um impacto efetivo ao seu negócio. Isso só se consegue com acompanhamento personalizado e constante, olho no olho”, explica a diretora da cVortex. 

Melhor atendimento, menores custos 

Compreender as necessidades do cliente e fornecer a ferramenta adequada, acompanhando os resultados, foi o que levou a AmorSaúde, uma empresa que oferece serviços médicos e odontológicos a preços acessíveis, a reduzir 3,8 mil horas de trabalho. A diminuição resultou em um impacto financeiro de R$ 43,3 mil já no primeiro  mese após a implementação da ferramenta de atendimento omnichannel da cVortex em 38 clínicas piloto. 

“É uma fórmula simples, mas eficaz. Em vez de apenas automatizar o atendimento ao cliente, buscamos entender as dores e aplicar soluções que proporcionem o ganho operacional necessário. Isso resulta, de imediato, em uma redução de custos visível, além de um benefício intangível: o retorno futuro do cliente que foi atendido com rapidez e inteligência. Cliente mal atendido não volta”, afirma Bruna. 

Os dados colhidos pela Hibou dão razão à executiva: quatro em cada 10 entrevistados responderam que não dão nova chance à marca depois de serem mal atendidos. E, além de não comprarem mais, 46% disseram que compartilham com amigos e colegas as más experiências que tiveram, gerando um marketing negativo para a empresa.  

“Transformar essa experiência, simplificando a relação entre a empresa e o seu cliente, para que ele se sinta atendido no prazo que ele quer e com a eficiência que ele precisa, é o nosso modelo de negócio”, resume a diretora. 

Robôs e humanos em harmonia 

Comercializada como um Software como Serviço (SaaS), a solução da cVortex atende tanto grandes empresas do segmento financeiro, processadora de cartões e clínicas de saúde, quanto empresas de médio porte. A lógica, independentemente do tamanho da empresa, é sempre a mesma: ganhar eficiência. 

O sistema é conectado a todos os canais de atendimento da empresa, como mídias sociais, telefone, e-mail e WhatsApp. Ao entrar em contato por qualquer um desses canais, o cliente é identificado imediatamente e o operador recebe seu histórico completo de atendimento. 

Se o atendimento humano for necessário, o operador já terá acesso às informações anteriores, evitando retrabalho e agilizando o processo. Em casos mais simples, a inteligência artificial, via chatbot, pode resolver a demanda sem intervenção humana, mantendo o histórico sempre atualizado. 

Com essas soluções, a área de atendimento ao cliente da operadora Claro conseguiu um ganho de eficiência operacional de 40%, reduzindo o tempo de espera, além de reduzir os custos da área em 14%. De acordo com dados da cVortex, no caso da operadora, a utilização do chatbot inteligente fez uma grande diferença. Após a sua implantação, 20% das demandas passaram a ser resolvidas sem necessidade de interação humana.   

Veja as principais vantagens competitivas da cVortex no atendimento empresarial: 

  • Personalização e Suporte: A startup enfatiza o atendimento personalizado e a consultoria contínua, adaptando sua plataforma às necessidades específicas de cada cliente, algo que pode faltar em soluções de grandes empresas internacionais que costumam oferecer serviços mais padronizados. 
  • Integração Multicanal: A cVortex oferece uma plataforma que integra todos os canais de atendimento, permitindo que as empresas tenham uma visão unificada do histórico de interações com os clientes, o que ajuda a melhorar a eficiência e a satisfação do cliente. 
  • Apoio à Tecnologia Nacional: Ao utilizar tecnologia desenvolvida no Brasil, a cVortex se posiciona como uma alternativa viável que valoriza o mercado local e é sensível às necessidades específicas do consumidor brasileiro. 
  • IA para Pré-atendimento: A solução redefine a interação utilizando automações inteligentes, chatbots personalizáveis, análise de dados em tempo real e gestão de atendimentos. O cliente não percebe que está falando com um bot, que traduz idiomas e enrique as respostas.  
Tags: cVortexstartups

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