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Startup especialista em usabilidade no varejo digital tem solução única para tornar o e-commerce seguro, ágil e competitivo

Modelo de análise da ESHOPPER compara e quantifica a experiência do cliente de modo a disponibilizar esse comparativo às empresas e um selo de certificação em ranking com outras corporações

por Da redação ABC da Comunicação
27/03/2022
em Varejo
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Startup especialista em usabilidade no varejo digital tem solução única para tornar o e-commerce seguro, ágil e competitivo
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A ESHOPPER, instrumento analítico que levanta dados de usabilidade dos e-commerces para alavancar o bom desempenho de seus sites, pretende oferecer uma análise com indicadores e boas práticas de mercado. O alto índice de crescimento do setor exige que a estrutura dos grandes comércios eletrônicos esteja apta para o bom funcionamento, uma pesquisa desenvolvida pela Neotrust/Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara brasileira da Economia Digital, registrou um crescimento no e-commerce de 48,41% em relação à 2020. A solução da marca é pioneira no Brasil, e além da análise, a empresa elaborou um ranking e um selo para avaliar e certificar os e-commerces com melhor usabilidade.

A metodologia foi desenvolvida por um time de especialistas de UX com vasta experiência em plataformas de e-commerce, com base em análises de sites nacionais e internacionais. Após um ano de pesquisas em bibliografias renomadas como Baymard Institute, Nielsen Norman Group, levantamento de dados com experts e testes em mais de 100 lojas virtuais, a ESHOPPER decidiu construir a sua metodologia própria, aplicável para diversas categorias do mercado, como Moda, Beleza e Farmácia, Eletrodomésticos, Esportes, Eletrônicos, Casa e Decoração, dentre outros.

A empresa analisa a experiência do usuário em sua jornada de navegação online, de maneira qualitativa e quantitativa, no Desktop e no Mobile, com visão especializada em front-end. A solução contempla mais de 200 critérios e oito áreas de conhecimento: Conteúdo e Personalização; Navegação; Política de Compra; Omnichannel; Carrinho e Checkout, Performance Web, SEO e Customer Service, a fim de realizar uma análise detalhada da experiência de compra no site, gerando, como resultado, um relatório que gera insights baseados em evidências para que possam ser feitas melhorias efetivas.

Aline Haeckel, General Manager da ESHOPPER, conta que a ESHOPPER surgiu diante da necessidade do mercado de melhorar a experiência do consumidor através de uma jornada mais fluída de compra no ecommerce. “Com a pandemia, tivemos um boom no mundo inteiro de novos e-commerces surgindo. Logo, diante de uma concorrência tão grande, só vai se destacar quem estiver proporcionando a melhor experiência ao usuário, diminuindo a barreira entre físico e digital e aproximando os clientes às marcas”, aponta a executiva.

“Como o time ESHOPPER foi criado por especialistas que trabalhavam em plataformas de e-commerce, tivemos a oportunidade de analisar diversos sites do comércio online e percebemos uma variedade muito grande de experiências na jornada do consumidor, independente do porte da empresa”, conta Haeckel. Ela aponta que percebeu-se então que havia uma necessidade no mercado de obter boas práticas de UX que pudessem proporcionar uma jornada mais fluida, o que gerou uma base sólida para a produção do ranking que avalia a usabilidade nos 100 maiores e-commerces em tráfego no país. Além do ranking, a ESHOPPER também desenvolveu selos que apontam que o site possui excelência na experiência do cliente.
 

Uma pesquisa realizada pela E-bit, IBM e Site Blindado, revela que os consumidores preferem realizar compras online em lojas com selos e certificações, a mesma pesquisa afirma que há um aumento de 73% nas conversões de vendas em lojas virtuais certificadas. “Como o nosso Ranking provocamos uma competição saudável entre as empresas, subindo a barra dos e-commerces de forma positiva e gerando insights para aplicação de melhorias que refletem diretamente na conversão”, finaliza Haeckel.

Tags: ESHOPPERstartupsvarejo

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