ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Branding Rebranding

SPR cria rebranding para a Controil. Lançamento acontece na Automec 2025

Agência também assina a campanha de lançamento da nova marca líder no mercado de reposição de componentes para freios hidráulicos

Redação ABCCOM by Redação ABCCOM
24/04/2025
in Rebranding
0 0
SPR cria rebranding para a Controil. Lançamento acontece na Automec 2025
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Coube à SPR a missão de criar a nova marca e comunicar ao mercado a nova identidade visual da Controil, uma marca da Frasle Mobility, pertencente à Randoncorp. Sediada em São Leopoldo, no RS, a empresa fundada em 1957 tornou-se líder no mercado de reposição de componentes para freios hidráulicos, como cilindros-mestre, cilindros de roda e servos-freio. Com um portfólio de mais de 800 itens, atende os mercados nacional e internacional, exportando para países da América do Sul, Central, Europa e Ásia. Após quase sete décadas de história, a marca precisava se renovar e destacar a evolução ao longo dos últimos anos.

Com o objetivo de consolidar sua identidade e refletir um momento de crescimento em faturamento e expansão internacional, a Controil confiou à SPR o desafio de desenvolver a sua nova marca. A missão da agência foi trazer uma comunicação mais alinhada com os desafios e oportunidades do mercado atual. E para isso, promoveu um redesign estratégico da marca para trazer uma identidade visual própria, distanciando-a de alguns elementos antigos, como, por exemplo, os stripes localizados abaixo do nome, inseridos em um momento em que emprestar o prestígio da marca Fras-le, pertencente ao grupo, era necessário na construção de valor ao negócio e à marca como um todo. Embora fizessem parte da sua história, detalhes como esse já não eram mais necessários para uma marca que tem 40% do share de mercado com cilindros-mestres e o primeiro lugar em share of mind na pesquisa “Marcas na Oficina” 2024.

Além disso, a tipografia simples e de terminações fechadas, utilizada no design anterior, precisava ganhar mais personalidade e refletir a proximidade que a marca tem com o profissional da cadeia de aftermarket. Ela ainda não refletia, adequadamente, o posicionamento de liderança da empresa nem o forte vínculo de confiança estabelecido com seu público. “Por meio de um novo desenho tipográfico, escolhemos trabalhar com letras minúsculas, incorporando curvas e arredondamentos para equilibrar a autoridade da empresa com sua empatia. A angulação foi mantida, preservando o alinhamento com as demais marcas da Frasle Mobility e reforçando a importância do conceito de mobilidade presente no grupo”, explica o head de design Rafael Ternes, ao complementar que também foi adicionado um toque mais dinâmico ao acento da letra “i”, viabilizando diversas possibilidades e desdobramentos criativos na comunicação da nova identidade visual. 

Por ser uma empresa consolidada no mercado e líder em seu segmento, no desenvolvimento da nova marca foi essencial considerar os códigos visuais que se mostraram eficazes ao longo dos anos. Por isso, a agência preservou e evidenciou o protagonismo cromático exercido pelo azul marinho em conjunto com o amarelo, combinação que garante à Controil um reconhecimento imediato e inconfundível.

Campanha de lançamento na Automec

A SPR assina também a campanha de lançamento da nova marca da Controil, que está sendo apresentada ao mercado na Automec 2025 – 16ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, que acontece de 22 a 26 de abril, no São Paulo Expo. Gestores da agência estão em uma imersão na feira para acompanhar de perto seus clientes (como Controil e Keko Acessórios) e conferir as tendências e novidades do setor. 

Para a campanha de apresentação da nova marca, a ideia era mostrar que o visual da Controil evoluiu, mas a confiança construída ao longo dos anos permanece a mesma. A partir disso, a SPR trabalhou em um posicionamento para reforçar a continuidade dos valores da marca, agora com uma nova expressão, mais moderna e alinhada às evoluções do mercado. E para promover a nova marca e reforçar o conceito já existente “Vai na confiança, vai de Controil“, a campanha foi focada no principal público da marca: os mecânicos. Com o mote na expressão “meu mecânico de confiança“, a ação publicitária valoriza a evolução na apresentação visual e profissional de alguns personagens para representar que um mecânico que está sempre se renovando passa ainda mais confiança. Assim como a Controil, que segue com a confiança de sempre para continuar sendo a maior referência em sistemas de freios hidráulicos, mas agora de cara nova.

Sabrina Carbone, gerente de marketing da Controil, destaca que evoluir uma marca com tanto prestígio e reputação mereceu mesmo um estudo aprofundado, não só nos públicos-alvo da cadeia automotiva, que em suas jornadas lidam com os produtos e marcas, mas também com os executivos da empresa e suas ambições de negócios em relação aos produtos e marca Controil. “A SPR soube entender essa importância, respeitar o legado da marca e evoluir o branding entregando o que realmente precisávamos: modernidade, proximidade e confiança. O processo foi muito inspirador e profissional desde o início do estudo até a entrega final”, destaca.

Confira o filme da campanha de lançamento da nova marca da Controil no link.

FICHA TÉCNICA

Campanha: Lançamento nova marca Controil

Cliente: Controil

Agência: SPR

Peças: Anúncios, filme e material para redes sociais

Diretor-Executivo: Juliano Brenner Hennemann

Diretor de Estratégia e Inovação: Gustavo Ermel

Diretora de Operações: Giorgia Antunes Lorenz

Diretor de Criação: Fábio Henckel

Gerente de Atendimento: Barbara Vellwock

Atendimento: Patricia Santejano

Assistente de Atendimento:  Mariana Farias

Direção de Arte: Alexandre Suzin

Redação: Luciano Sobrosa

Arte-Finalização: Joel Nunes

Aprovação do Cliente: Sabrina Carbone, Daniela Mitsueda, Fernanda Capelini e Julio César da Silva

Tags: RebrandingSPR

Related Posts

Tátil Design assina o design do perfume Natura Aura Alba
Rebranding

Tátil Design assina o design do perfume Natura Aura Alba

...

Nestlé® reposiciona Tostines® com lançamentos e nova identidade visual
Rebranding

Nestlé® reposiciona Tostines® com lançamentos e nova identidade visual

...

Betsul renova identidade visual com projeto assinado pela Wecontent

Betsul renova identidade visual com projeto assinado pela Wecontent

Filippo Berio lança nova identidade visual na APAS Show 2025

Filippo Berio lança nova identidade visual na APAS Show 2025

Freedom at the core: rebranding da Lerian traduz conceito de tecnologia aberta e colaborativa

Freedom at the core: rebranding da Lerian traduz conceito de tecnologia aberta e colaborativa

Após rebranding, GTFoods agora é GTF: entenda as mudanças

Após rebranding, GTFoods agora é GTF: entenda as mudanças

Logotipo de 50 anos da Appel Home simboliza os valores que sustentam a marca por três gerações

Logotipo de 50 anos da Appel Home simboliza os valores que sustentam a marca por três gerações

Rebranding: Recicla.se agora é Tree e busca captação de R$ 1 milhão

Rebranding: Recicla.se agora é Tree e busca captação de R$ 1 milhão

Next Post
Vans traz de volta a nostalgia dos anos 2000 com o novo Hylane

Vans traz de volta a nostalgia dos anos 2000 com o novo Hylane

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X