A SPR celebra a primeira grande conquista de 2025: a conta da WEG, empresa brasileira de equipamentos eletroeletrônicos e industriais, fundada em 1961, em Jaraguá do Sul (SC), reconhecida como uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo e com atuação em diversos setores, como infraestrutura, siderurgia, papel e celulose, petróleo e gás, mineração, entre outros. Com o propósito de “desenvolver tecnologias e soluções para contribuir na construção de um mundo mais eficiente e sustentável”, a WEG foi fundada por Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus, daí o nome da companhia, que é uma referência às iniciais dos três fundadores.
A SPR foi homologada como agência da WEG, o que a torna apta a realizar projetos, trabalhos e campanhas tanto para o corporativo quanto para as unidades de negócios do grupo, entre elas WEG Automação, WEG Motores, WEG Energia, WEG Digital e Sistemas, WEG Transmissão e Distribuição e WEG Tintas. “É o início de uma grande parceria, já alinhavada no final de 2024. Estamos muito felizes com essa conquista e vamos colocar toda a nossa estratégia, criatividade e ousadia para atender essa grande marca brasileira que tem atuação global em vários segmentos”, comemora Juliano Brenner Hennemann, diretor-executivo da SPR.
Primeiro projeto para a WEG Tintas
A agência já realizou o primeiro trabalho para a marca: um projeto de embalagens das tintas automotivas para a WEG Tintas. A unidade demandou a SPR para criar embalagens de primer e verniz para repintura automotiva, com o objetivo de diferenciá-las visualmente. Embora as cores ajudassem a distinguir as linhas, as latas eram idênticas e a identificação se dava apenas por uma etiqueta adesiva. Além disso, o layout não tinha elementos visuais que conectassem os produtos ao universo automotivo, como imagens ou grafismos que sugerissem movimento.
Ao reformular a identidade das embalagens, a SPR buscou tornar a distinção entre os tipos de produto mais intuitiva e eficiente. Os primers tiveram o fundo da arte associado à cor da lata, enquanto os vernizes receberam um fundo colorido. Essa escolha criativa foi inspirada no processo de repintura automotiva, em que o primer ‘prepara’ a superfície para, só então, receber cor, brilho e proteção por parte das tintas e vernizes. Além disso, a SPR decidiu desenvolver uma textura que remete à lataria de veículos, reforçando a associação com o segmento. Aplicada nas cores de cada linha e com traços sinuosos, a textura confere à embalagem um toque de performance e elegância, elevando a marca da WEG Tintas e seus produtos.
Imersão na WEG
Na última semana de janeiro, uma equipe de gestores, atendimentos e criativos da SPR participou de uma imersão de quatro dias em Santa Catarina, onde visitou todas as unidades da WEG para conhecer a cultura e entender os desafios da marca e do negócio. “Foi uma oportunidade ímpar para o nosso time, de conhecer in loco, se conectar e olhar com profundidade para essa grande marca e todos os seus desafios”, destaca Hennemann.