ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Sound Branding: como a experiência sensorial se tornou importante para o marketing

Luciano Bonetti by Luciano Bonetti
28/03/2018
in Artigos Especiais, Live Marketing, Marketing de Experiência
0 0
Por que investir nos microinfluenciadores?
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Mike Zizzari

Há muito tempo se fala em conceitos de marketing que levam o consumidor em uma jornada de relacionamento que o faça comprar o seu produto no final, porém há quem negligencie que, durante este período, é igualmente necessário fazê-lo desejar e memorizar a sua marca. Muito além dos processos ditados pelo Inbound Marketing, por exemplo, algumas estratégias se fazem essenciais para que o trabalho de oferecer uma experiência única ao usuário seja bem realizado, como é o caso do Sound Branding.

Tudo o que trabalha a marca deve ser parte fundamental do processo de construção de relacionamento com potenciais clientes, e o Sound Branding vem para ajudar nesta etapa, ao introduzir o som como forte aliado para criar intimidade entre quem mais interessa: o seu consumidor final.

Marcas como Mercedes Bens, Audi e Renault utilizam este tipo de estratégia para construir um som que represente a identidade e os valores destas empresas. Uma das principais percursoras do conceito, Zanna Lopes (fundadora da primeira agência de sound branding da América Latina, a Zanna Sound) classifica-o como um “processo de transformação do conceito e linguagem visual da marca em linguagem sonora”.

Para exemplificar como ele é aplicável, o GRU Airport (Aeroporto Internacional de São Paulo) – um dos cases da Zanna Sound – recebeu as estratégias de Sound Branding e se tornou o primeiro aeroporto a aplicar este conceito em sua música, logomarca, mensagens aos passageiros, chamada de espera e em outros locais, tudo para que fosse criada uma sensação de proximidade dentro do aeroporto, um lugar que, muitas vezes, é cenário de longas esperas e estresse.

A estratégia, sem dúvida, é muito interessante pois, ao contrário do “music branding”, que estuda o mínimo da marca e cria uma seleção musical para eventos únicos, o Sound Branding permite criar além de uma assinatura sonora apenas, desenvolvendo elementos que podem ir desde a chamada de espera até uma rádio customizada para o ponto de venda. Tudo isso, em conjunto, permite que a marca chegue “ao coração” do consumidor, tornando-se uma love brand.

Ou seja, se a empresa quer se destacar em meio a tantos anúncios visuais, sem dúvida o Sound Branding surge como um reforço da imagem da marca. É a construção de uma identidade sonora, onde as referências conceituais já existentes são condensadas em um som característico.

Entretanto, assim como tantas estratégias, é essencial que esteja claro quem é a persona da marca e a do seu público alvo, uma vez que este tipo de marketing precisa ser assertivo, bem desenhado e estudado, pois sem planejamento, com certeza se tornará um investimento sem retorno.

Mike Zizzari é CEO da New//It – www.agencianew.it

Tags: Artigos Especiaisnew itsound branding

Related Posts

Brahma lança lata decorada para celebrar o São João no Nordeste
Live Marketing

Brahma lança lata decorada para celebrar o São João no Nordeste

...

ClickBus reforça presença de marca durante as festas de São João no Nordeste
Live Marketing

ClickBus reforça presença de marca durante as festas de São João no Nordeste

...

Credenciamento de mais de 3 mil pessoas em menos de 40 minutos: como a Digital Manager Guru escala eventos com eficiência

Credenciamento de mais de 3 mil pessoas em menos de 40 minutos: como a Digital Manager Guru escala eventos com eficiência

Bangu Shopping celebra o mês do orgulho LGBTQIAPN+ com a feira “Bangu de Todas as Cores”

Bangu Shopping celebra o mês do orgulho LGBTQIAPN+ com a feira “Bangu de Todas as Cores”

Dia Mundial do Fusca: encontro de carros reúne apaixonados por automóveis no São Bernardo Plaza Shopping

Dia Mundial do Fusca: encontro de carros reúne apaixonados por automóveis no São Bernardo Plaza Shopping

Growth e liderança: o papel do CEO no crescimento da marca

Growth e liderança: o papel do CEO no crescimento da marca

Com atrações para toda a família, Shopping Metrópole tem horário especial no feriado de Corpus Christi

Com atrações para toda a família, Shopping Metrópole tem horário especial no feriado de Corpus Christi

Promoção Arraiá Tudo de Bão: Cartão de TODOS zera taxa de adesão e oferece 50% de desconto na 1ª mensalidade

Promoção Arraiá Tudo de Bão: Cartão de TODOS zera taxa de adesão e oferece 50% de desconto na 1ª mensalidade

Next Post
Downy utiliza formato inédito de anúncios no Instagram com o P&G Hub

Downy utiliza formato inédito de anúncios no Instagram com o P&G Hub

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual seu sistema de automação de marketing preferido?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X