ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Mídia

Sony Music e ID_BR lançam projeto “Vozes e Tons” para fomentar e celebrar a cultura negra

Iniciativa pioneira contará com websérie, arte urbana e documentário

Redação ABCCOM por Redação ABCCOM
19/10/2021
em Mídia
0 0
Sony Music e ID_BR lançam projeto “Vozes e Tons” para fomentar e celebrar a cultura negra
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

A Sony Music Brasil, em parceria com o ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), reforça seu comprometimento contínuo com a diversidade e inclusão racial, e lança, por meio de uma iniciativa pioneira na indústria fonográfica nacional, o Vozes e Tons. O amplo projeto busca destacar a importância da cultura negra às novas gerações e jogar luz à toda a grandiosidade e representatividade de seus artistas. 

A ação é composta por três frentes: pela websérie Vozes e Tons Inspiram, pelos grafites em pontos turísticos do Rio de Janeiro no Vozes e Tons Ocupam e pelo minidocumentário sobre cultura negra intitulado Vozes e Tons DOC. O objetivo do projeto, que vem sendo desenvolvido há cerca de um ano, é potencializar o trabalho de artistas pretos e pardos na indústria musical com uma série de atividades que se estenderão até 2022. 

Cristiane Simões, diretora de Marketing e Produção da Sony Music Brasil, explica como os acontecimentos levantados pelo #BlackoutTuesday de 2 de junho de 2020 (protesto digital ocorrido após o assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, que viralizou e ganhou escala global), foram essenciais para que as práticas antirracistas da empresa partissem para ações afirmativas concretas. 

“Foi aí que, em conjunto com o time da Sony, veio a ideia do Vozes e Tons. O objetivo é enaltecer a cultura negra através de vídeos que contam as histórias da carreira de grandes compositores como Pretinho da Serrinha e cantoras como Sandra Sá, além de depoimentos de executivos que moldaram este mercado, mas que são pouco conhecidos pela nova geração”, comenta Cristiane. 

Dentro do projeto, o ID_BR se posiciona com sua expertise, auxiliando na construção e desenvolvimento, na parte criativa e também na consultoria racial. Além disso, o instituto também fará treinamentos – o ABC da Raça – com os participantes do Vozes e Tons, tanto artistas quanto empresários, para contextualizar as relações raciais e o racismo estrutural no Brasil. 

“Muitas organizações entendem que temos um problema estrutural, mas não sabem como iniciar as mudanças. Nós apoiamos e damos o suporte necessário para que elas encontrem as melhores práticas e ações para a transformação interna. Em paralelo, mas também como parte ativa de que precisamos potencializar o movimento antirracista, o Vozes e Tons vem como forma de amplificar vozes negras potentes e talentosas”, diz Tom Mendes, diretor financeiro administrativo do ID_BR.

Para chancelar o posicionamento da empresa na causa antirracista – que já vinha acontecendo na matriz norte-americana com a contratação de Tiffany R. Warren como executiva da área de Diversidade e Inclusão da Sony Music Global – além da união no projeto, a Sony Music Brasil também é uma empresa que aderiu ao Selo Sim à Igualdade Racial do ID_BR, ferramenta que ajuda a mapear as práticas necessárias para a promoção da igualdade racial de forma efetiva em uma empresa.

O resultado disso foi a criação da área de Diversidade e Inclusão dentro do departamento de Recursos Humanos, trazendo o tema para o cotidiano dos funcionários por meio de treinamentos e palestras, assim como o comprometimento em aumentar o número de colaboradores negros na companhia.

Sobre as ativações do projeto Vozes e Tons:

O projeto teve início em julho de 2021 com a criação do especial Vozes Negras, na rádio Eldorado FM. O programa apresentado pela cantora Paula Lima recebeu os convidados Elza Soares, Thalles Roberto, Sandra Sá e Pretinho da Serrinha para debater a importância e o legado da cultura negra na música, além de uma live com o cantor Rael.

O Vozes e Tons se apoia em três pilares:

VOZES E TONS INSPIRAM: Websérie composta por sete episódios que mostra toda a riqueza dos diferentes gêneros musicais brasileiros e a conexão entre gerações distintas da negritude a partir dos depoimentos de Rebecca, Pretinho da Serrinha, Sandra Sá, Thalles Roberto, Alexandre Carlo, Talita Barreto e Rennan da Penha. Os vídeos irão ao ar todas às terças e quintas, do dia 19/10 ao dia 9/11, no YouTube do canal Filtr Brasil. Os áudios estarão disponíveis no Spotify e o público também poderá conhecer as referências musicais dos artistas convidados na playlist Vozes Negras Indicam.

VOZES E TONS OCUPAM: Em parceria com o projeto de arte urbana Negro Muro, o Rio de Janeiro será ocupado com grafites em três pontos da cidade a partir deste mês. Rostos de Martinho da Vila, Djavan e Sandra Sá estamparão murais nos bairros de Vila Isabel, Ipanema e Pilares, respectivamente, numa tentativa de ampliar as referências ancestrais negras da MPB. Para completar a narrativa, a websérie Vozes e Tons Ocupam mostrará os bastidores dessa ação com depoimentos dos grafiteiros e moradores locais, contando como o projeto impactou a arquitetura da região. 

VOZES E TONS DOC: A partir de Janeiro de 2022, será lançado um mini documentário em formato de série para celebrar a cultura negra na indústria fonográfica. Mais uma vez, os artistas Rebecca, Pretinho da Serrinha, Sandra Sá, Thalles Roberto, Alexandre Carlo, Talita Barreto e Rennan da Penha terão suas trajetórias revisitadas. Dividido em oito partes, a produção também terá depoimentos de executivos da indústria criativa como Thiago Miranda (Produtor Artístico), Egnalda Côrtes (Fundadora e CEO da Côrtes e Cia – 1° Agência de Creators Negros Latam), Tiago Santos (Label Marketing na Som Livre), Naila Agostinho (Account Manager Deezer e Amazon Music na Sony Music), Wellington Mendes (CFO do Instituto Identidades do Brasil) e Bianca Nonato (Analista de Marketing Internacional na Sony Music). 

Entre as temáticas retratadas estão as primeiras conexões com a música, as dificuldades de hackear o sistema fonográfico e, acima de tudo, quem são as vozes que são inspiração para um futuro que todos devemos buscar.

Para marcar presença no digital, o projeto contará com a divulgação de influenciadores negros tanto no Instagram quanto no TikTok. “Desenvolvemos esse projeto tendo como premissa fundamental a participação ativa de nossos colaboradores negros em todos os processos de criação. Só assim faremos algo de fato genuíno e verdadeiro”, complementa Cristiane Simões. 

Para além de todos esses esforços citados, a Sony Music Brasil e seus representantes reconhecem que ainda há um longo caminho de mudança e valorização contínua quando o assunto é a cultura negra na diáspora. E a companhia tem o compromisso ativo com as mudanças, questionamentos e promover a visibilidade racial.

Tags: ID_BRSony MusicVozes e Tons

Posts Relacionados

L7nnon é o mais novo embaixador da Kenner
Mídia

L7nnon é o mais novo embaixador da Kenner

...

Ação virtual faz “esquenta” de influenciadores digitais para a próxima edição do BCB São Paulo
Mídia

Ação virtual faz “esquenta” de influenciadores digitais para a próxima edição do BCB São Paulo

...

Instituto Significare lança o podcast Conversas Transformadoras

Instituto Significare lança o podcast Conversas Transformadoras

TikTok e Anitta lançam parceria inédita: ‘House of Anitta’ terá conteúdo e efeitos exclusivos na plataforma

TikTok e Anitta lançam parceria inédita: ‘House of Anitta’ terá conteúdo e efeitos exclusivos na plataforma

Sandra Chayo, da HOPE, chega para completar elenco de Shark Tank Brasil

Sandra Chayo, da HOPE, chega para completar elenco de Shark Tank Brasil

‘PodFalar, Galvão’ é o novo podcast de Galvão Bueno

‘PodFalar, Galvão’ é o novo podcast de Galvão Bueno

Com Sylvio Mancusi, Canal OFF e Ford apresentam segunda temporada de “Estradas da Aventura”

Com Sylvio Mancusi, Canal OFF e Ford apresentam segunda temporada de “Estradas da Aventura”

Westwing e Tastemade lançam primeiro episódio da série “Que vença a décor” com Nathália Candelária e Mayara Sá

Westwing e Tastemade lançam primeiro episódio da série “Que vença a décor” com Nathália Candelária e Mayara Sá

Próximo
Flormel promove ação especial em apoio ao Outubro Rosa

Flormel promove ação especial em apoio ao Outubro Rosa

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 5.6k Assinantes

ABC Trends

  • Com nova linha Super Práticos, Friboi facilita rotina do consumidor

    Com nova linha Super Práticos, Friboi facilita rotina do consumidor

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Seara e Friboi apresentam lançamentos de produtos, inovação e tecnologia na APAS Show 2022

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Elektra é a mais nova integrante da EVE NFT

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Grupo Primo lança Staart, plataforma de educação em tecnologia, com apoio da Logitech

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Marcelo Geraldo é o novo Senior Sales Executive of Brand Partnerships da LTK

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Como você executa seus eventos?

Eventos

Mês Atual

maio, 2022

WEBINAR ABCCOM - A SAÚDE NOS NEGÓCIOS DA SAÚDE. O PAPEL DO MARKETING E DA COMUNICAÇÃO

qui05mai08:0009:00WEBINAR ABCCOM - A SAÚDE NOS NEGÓCIOS DA SAÚDE. O PAPEL DO MARKETING E DA COMUNICAÇÃO08:00 - 09:00 Youtube ABCCOM

Detalhes do Evento

Todo mês a ABCCOM traz um webinar diferente com um tema relevante para o seu negócio na área de marketing e comunicação.

Detalhes do Evento

Todo mês a ABCCOM traz um webinar diferente com um tema relevante para o seu negócio na área de marketing e comunicação.

Horário

(Quinta-feira) 08:00 - 09:00

Localização

Youtube ABCCOM

Organizador

ABCCOMABCCOM Marketing Communitycontato@abccom.com.br

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X