Por Guilherme Kapos, Diretor de Vendas para a América Latina na Adjust
A categoria de aplicativos de encontros e relacionamentos é uma das verticais de crescimento mais rápido na indústria mobile. Em 2020, 270 milhões de adultos usaram aplicativos de namoro em todo o mundo, o que é quase o dobro do número de cinco anos atrás. Só nos EUA, em 2019, 39% dos casais disseram que se conheceram online. Esse número deve continuar crescendo à medida que aumenta o volume de jovens de 18 a 29 anos que se inscrevem em aplicativos de namoro para encontrar parceiros românticos. Em 2024, o tamanho do mercado global de aplicativos de namoro deve ultrapassar US $8,4 bilhões.
Um dos fatores que impulsionam o sucesso dos aplicativos de namoro é sua simplicidade. O modelo permaneceu relativamente inalterado até recentemente. Porém, devido às regras de distanciamento social nos últimos 18 meses, as pessoas desenvolveram expectativas e necessidades maiores nos aplicativos de namoro, a alta demanda contínua causou uma grande ruptura no mercado de aplicativos de namoro e levou gigantes como Tinder e Bumble a reavaliar seus modelos e construir uma UX mais integrada.
Apps de encontro diversificam suas ofertas
Para ajudar as pessoas a conseguirem melhores conexões com seus pares, o Bumble e o Tinder introduziram novos recursos interativos. Por exemplo, o Bumble disponibilizou uma opção de quiz “Night In”, onde os usuários podem definir um encontro virtual de curiosidades caso deem match, além de enviar mensagens de voz, GIFS e fotos.
O Tinder tem o “Swipe Night”, um recurso interativo e ao vivo onde os usuários seguem uma breve história juntos. Os usuários passam um certo tempo tentando descobrir qual personagem cometeu um crime fictício. Cada episódio termina com “Fast Chat”, onde os membros podem falar sobre a história, analisar pistas e ajudar a resolver o mistério com outro participante. Também é possível que o match aconteça mais tarde.
O Tinder também adicionou vídeos em seu aplicativo e anunciou uma seção “explore”, semelhante aos feeds de mídia social no TikTok e no Instagram. Esse recurso visa explicitamente a Geração Z, que busca mais do que apenas a bio para decidir se gosta ou não do possível match. O objetivo de incorporar vídeos curtos não é necessariamente para entretenimento, como é familiar em aplicativos de mídia social – é uma maneira de ajudar a fazer conexões, encontrar matches e capacitar os usuários a encontrar parceiros românticos que compartilham interesses semelhantes.
Esses novos recursos incentivam os usuários a passar mais tempo no aplicativo, usando meios como mensagens de voz e vídeos para formar laços mais fortes, mesmo que sejam restritos ao digital. Os vídeos, em particular, ajudam os usuários a discernir se gostariam de encontrar seus pares pessoalmente mais tarde e, de acordo com o Tinder, mais da metade de seus usuários usaram o chat por vídeo durante a quarentena e 40% relataram que continuarão.
Os aplicativos de namoro continuam tendo um bom desempenho em 2021
Os dados da Adjust mostram que as instalações mundiais de aplicativos de namoro no primeiro semestre de 2021 aumentaram 13% em comparação com o quarto trimestre de 2020. Isso sugere que o interesse do usuário em aplicativos de namoro ainda é alto (Seguindo a tendência da pandemia). Embora muitos mercados tenham visto as restrições serem suspensas ou atenuadas, as necessidades dos aplicativos de namoro mudaram.

Além do aumento nas instalações, as sessões de usuários por dia têm sido impressionantes e permaneceram estáveis até agora em 2021. O usuário médio teve 3,81 sessões por dia no primeiro dia do segundo trimestre de 2021, um aumento notável em relação ao terceiro trimestre de 2020 que era 3,59. No dia 7, os usuários estavam logando 3,58 vezes, e duas semanas eles podiam ser vistos 3,46 vezes por dia. No dia 30, o usuário médio tinha 3,45 sessões por dia.
A duração total das sessões em 2021 até agora também é alta, ficando em 13,26 minutos por usuário, por dia. Curiosamente, os usuários do Android registram sessões de duração mais longas do que no iOS, chegando a 13,69 minutos por dia contra 12,76.
Os aplicativos de namoro também apresentam taxas de retenção muito altas. Em comparação com a média do setor no segundo trimestre de 2021, os aplicativos de namoro têm um desempenho significativamente maior ao longo de uma jornada do usuário de 30 dias. A média do dia 1 da indústria atualmente está em 26%, enquanto os aplicativos de namoro chegam a 32%. Da mesma forma, nos dias 3 e 7, os aplicativos de namoro ainda chegam a 23% e 18%, onde a média do setor é de 17% e 13%, respectivamente.

Os dados da Adjust também mostram que o primeiro dia da semana para as sessões é domingo. Por outro lado, os dias mais lentos da semana são consistentemente sexta-feira e sábado. O contraste desta sexta-feira x domingo é semelhante às tendências que relatamos na indústria de saúde e fitness, em que os usuários são menos ativos aos sábados e mais ativos aos domingos.

Socialização é o caminho a seguir para aplicativos de namoro
Olhando nossos dados, é evidente que a adaptação às necessidades em constante mudança dos usuários tem sido muito eficaz para os desenvolvedores de aplicativos de namoro. Esses aplicativos precisam continuar garantindo que sua experiência de usuário atenda às expectativas de sua base ou dos usuários que pretendem adquirir. Aqueles com porcentagens mais altas de usuários da Geração Z devem estar particularmente vigilantes. A pesquisa mostra que a Geração Z não usa apenas aplicativos de namoro para namorar, mas que muitos, de acordo com o Tinder, só querem conhecer pessoas novas e diferentes e sair de suas “bolhas virtuais”. O Bumble já oferece uma solução para “match de amigos” chamada Bumble BFFs. Para que os aplicativos de namoro tenham sucesso no futuro, o fator social é um dos principais fatores que impulsionam o crescimento.