Com objetivo de discutir sobre sexualidade, identidade e gênero, a Smarty Talks, produtora especializada em micro-movies, acaba de lançar a primeira série para Instagram. Com o nome “Homem de Verdade”, a série conta com 15 episódios de um minuto cada, em formato quadrado e uma narrativa e linguagem mais próximos do entretenimento.
Criando um storytelling pensado, planejado e produzido para o ambiente mobile, a Smarty Talks prima por um formato e narrativa em que o usuário consegue utilizar seu celular na vertical, facilitando a interação. “Este formato casa muito bem com o uso que as pessoas fazem dos seus celulares, o que otimiza a experiência com o conteúdo. Além disso, os micro-movies seriados ajudam a prender a atenção da audiência”, explica Diego Monteiro, fundador da Smarty Talks e diretor da série.
Com seis personagens, incluindo um homem e uma mulher cis hétero, um gay e um trans, a trama aborda trechos da vida de dois casais, questionando como o machismo ainda está presente em nossa cultura e cotidiano. É o caso, por exemplo, de Rafael, que, por conta de um desemprego inesperado, se vê na situação de ser sustentado financeiramente por sua esposa, Cláudia, ou, ainda, dos pais de Rafael, que, em um flashback aparecem tentando orientar o filho a não chorar porque “homem não chora”.
A série também pretende discutir sobre identidade, como quando Rafael, cis hétero, questiona Luciano, um homem trans, sobre o fato de “nunca ter visto uma mulher virar homem”, ao que ele rebate dizendo que “ninguém vira nada”.
A série foi ao ar na última quinta-feira (03), pelo perfil @homemdeverdade_serie, no Instagram.
Sobre a Smarty Talks
Criada por Diego Monteiro, um dos criadores da rede social Via6, e, da primeira plataforma brasileira de monitoramento para redes sociais, o Scup, a Smarty Talks é uma produtora de filmes e documentários no formato “micro movies”. Especializada em vídeos no formato mobile, a empresa oferece conteúdos de audiovisual diferenciados, com base nas estratégias de storytelling e branded content.