O Sistema Campo Limpo, referência global em logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, apresenta sua nova assinatura institucional: “Juntos por um destino melhor”. A mensagem traduz o compromisso do programa com a sustentabilidade, a responsabilidade compartilhada e a construção de um destino mais consciente para o planeta.
Com uma operação robusta e integrada, o Sistema assegura que 100% das embalagens recebidas tenham um destino ambientalmente correto, seja por meio da reciclagem ou da incineração controlada, conforme a classificação do resíduo. O Brasil é, hoje, líder mundial na logística reversa de embalagens do setor agrícola.
“A nova assinatura reflete a essência do Sistema Campo Limpo: a união de esforços em torno de um objetivo comum. Quando estamos juntos cuidando do destino das embalagens, estamos cuidando de um destino melhor para todos nós”, destaca Marcelo Okamura, diretor-presidente do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), organização que representa a indústria no Sistema Campo Limpo.
Desde o início de suas atividades, o Sistema já destinou de forma ambientalmente adequada mais de 800 mil toneladas de embalagens vazias e sobras pós-consumo. A estrutura nacional é composta por 411 unidades de recebimento, 256 associações de revendas e cooperativas, e já impactou positivamente mais de 2 milhões de propriedades rurais em todo o país.
Mais do que uma operação logística, o Sistema Campo Limpo representa uma mobilização setorial que envolve indústria, agricultores, canais de distribuição e poder público. Seu modelo de governança colaborativa fortalece práticas sustentáveis e estimula uma cultura de responsabilidade compartilhada no campo.
“O Sistema Campo Limpo é prova concreta de que a união de forças transforma o desafio ambiental em solução eficiente e de impacto coletivo.”, finaliza Okamura.