ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Sim, a tecnologia ajuda a humanizar o processo de vendas

Artigos Especiais ABC by Artigos Especiais ABC
16/10/2018
in Artigos Especiais
0 0
Sim, a tecnologia ajuda a humanizar o processo de vendas
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Fernanda Nascimento

O aceleramento do uso de novas tecnologias ampliou significativamente o alcance da atuação das equipes de vendas nos últimos anos, mas, muito mais importante do que isso, permitiu às empresas conhecerem a fundo o perfil de seus clientes e ainda acompanharem, com detalhes, toda a sua jornada de compra.

Neste novo cenário, as equipes de vendas estão ampliando o uso de tecnologias como suporte para suas atividades. É onde entram ferramentas como o Social Selling e o Machine Learning, que possibilitam fazer um verdadeiro rastreamento do comportamento do consumidor, desde o seu primeiro contato com a empresa.

Um estudo divulgado recentemente pela consultoria PwC, o “Global Consumer Insights Survey 2018”, mostra, entre outros indicadores, que 78% dos consumidores influenciam-se pelas redes sociais de alguma forma quando fazem compras, e que 92% das decisões de compra B2B são influenciadas pelos canais digitais.

As novas plataformas são muito importantes para que a empresa possa traçar um perfil básico de cada cliente, além de potenciais clientes e, a partir daí, alinhá-las a uma abordagem de venda melhor direcionada.

O Social Listening, ou monitoramento de redes sociais, é mais uma ferramenta que permite a realização de uma análise profunda a respeito de audiência e concorrentes, além de outras ações que possibilitam um direcionamento certeiro dos próximos passos de acordo com a estratégia da empresa.

Não há dúvidas de que a inserção dessas novas tecnologias no processo de vendas e de fidelização dos clientes não apenas transformou a maneira como as empresas se relacionam com os consumidores, mas foi crucial no surgimento de um novo perfil de comprador.

Agora temos um comprador mais exigente, que requer um atendimento ágil e preciso. Isso porque é muito fácil para o consimidor passar a conhecer ou consumir produtos e serviços de uma empresa concorrente. Grande parte dos negócios já está online, nas nuvens ou digitalizados de alguma maneira. Para que ele mude de empresa, bastam alguns cliques.

Esse novo perfil de cliente fez com que, cada vez mais, as empresas busquem usar essas tecnologias com o intuito de humanizar o relacionamento com ele. E isso é possível com a utilização de todo o conhecimento adquirido através das novas plataformas. Elas proporcionam informações que auxiliam a investir em um relacionamento mais direcionado, em que o cliente realmente sinta o empenho da empresa em atender suas necessidades e expectativas.

Mas, por quê humanizar? Porque o relacionamento pessoal sustenta toda e qualquer relação comercial, e sempre foi assim. A empresa precisa demonstrar que está constantemente acessível. E pode aproveitar uma ferramenta poderosa como o Social Selling para isso, citando aqui apenas uma de muitas alternativas.

É preciso utilizar essas plataformas para nutrir uma relação de forma mais humana possível. Aproveitar todas as interações disponíveis para fazer contato e passar a entender profundamente sobre o negócio do próprio cliente, até mais do que ele mesmo, para assim ter a oportunidade de apresentar visões estratégicas do negócio que ele ainda não teve.

O Sales Navigator, por exemplo, é uma plataforma muito útil para conhecer o perfil de potenciais clientes e aumentar a rede de contatos de maneira eficaz.

Não há dúvidas, a digitalização do relacionamento entre empresas e clientes é uma realidade que veio pra ficar.

Mas os desafios deste novo cenário não param por aqui. As empresas precisam estar atentas: não basta atualizar-se constantemente e investir na implantação de novas tecnologias. O engajamento das equipes de vendas e de atendimento ao cliente é crucial para que o processo de vendas seja concluído com sucesso. E isso esbarra, muitas vezes, em mudanças culturais, uma transformação que poucas empresas estão preparadas para encarar.

Sobre Fernanda Nascimento

Planejadora de marketing e especialista em estratégias de geração de leads para a conversão de vendas. Com 23 anos de experiência no mercado, Fernanda possui Master’s Degree em Marketing pelo Chartered Institute of Marketing. Apoia movimentos de empoderamento de pequenas e médias empresas e colabora com o FGV CENN em Workshops de Marketing Digital e cursos como o Businesss Advisor – 10.000 mulheres. É professora convidada da FGV, ESPM e da ComSchool, onde ministra cursos de Gestão de Linkedin. Idealizadora e professora da Stratlearning, área de cursos estratégicos da Stratlab.

Tags: Artigos Especiaistecnologia

Related Posts

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade
Artigos Especiais

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

...

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal
Artigos Especiais

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

...

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

Mercado de assinaturas cresce e flores ganham espaço no modelo de compras recorrentes

Mercado de assinaturas cresce e flores ganham espaço no modelo de compras recorrentes

Desafios da inovação: as tecnologias do amanhã redefinindo o marketing de hoje

Desafios da inovação: as tecnologias do amanhã redefinindo o marketing de hoje

Dia do Consumidor: Por que as mulheres continuam pagando mais caro – e o que os homens podem fazer para mudar?

Dia do Consumidor: Por que as mulheres continuam pagando mais caro – e o que os homens podem fazer para mudar?

Next Post
Marketing e as celebridades

Marketing e as celebridades

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Você acredita que o aumento do limite de caracteres do Twitter descaracteriza a rede social?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X